Questões de Antropologia da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Qual a diferença entre a teoria culturológica e a perspectiva dos cultural studies?

  • A. A teoria culturológica está centrada na análise do processo de transferência de informação entre a fonte e o destinatário, pois compreende os processos culturais como processos de informação; o principal interesse da perspectiva dos cultural studies é desvendar o processo de infl uência dos meios de comunicação de massa sobre os consumidores, na medida em que concebe o consumo desses meios como prática cultural.
  • B. A teoria culturológica caracteriza-se como um modelo semiótico-informacional, centrado na análise dos processos semióticos da cultura de massa, pois está mais preocupada com dinâmica do processo comunicativo no âmbito da sociedade do que com sua efi cácia; a perspectiva dos cultural studies está mais preocupada com as conseqüências das ações dos jornais, televisão e outros meios sobre o sistema cultural, pois esses diversos meios determinam os assuntos com os quais a sociedade deve se preocupar.
  • C. A teoria culturológica preocupa-se em desvendar os processos decorrentes da indústria cultural sobre a sociedade, pois o sistema social é compreendido por essa teoria como um organismo cujas diferentes partes desempenham funções de integração e de manutenção do sistema; a perspectiva dos cultural studies está preocupada com a qualidade do consumo dos produtos da indústria cultural, pois nem tudo o que essa indústria produz contribui para o desenvolvimento cultural da sociedade.
  • D. A teoria culturológica procura analisar o que as pessoas fazem com os meios de comunicação de massa, estando mais atenta aos contextos e às interações sociais dos receptores; a perspectiva dos cultural studies procura compreender o processo de inserção dos meios de comunicação de massa no sistema cultural, pois a cultura é concebida por essa teoria como um texto que precisa ser interpretado.
  • E. A teoria culturológica procura ver a cultura de massa como um conjunto de cultura, civilização e história, pois a cultura de massa não é absolutamente autônoma ao imbuir-se de cultura nacional, religiosa ou humanística, e, por sua vez, penetrar na cultura nacional, religiosa ou humanística; o interesse dos cultural studies, centra-se, principalmente, na análise de uma forma específi ca de processo social, relativa à atribuição de sentido à realidade, à evolução de uma cultura, de práticas sociais compartilhadas, de uma área comum de signifi cados.

As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.

I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.

II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I

II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    II e IV

A relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido um tema recorrente na análise antropológica. Vários autores têm-se, concentrado nessa questão. Avalie as proposições abaixo sobre a contribuição de alguns antropólogos acerca dessa relação.

I. Lévi-Strauss mostrou as incompatibilidades entre a estrutura mental dos indivíduos e a estrutura da sociedade primitiva.

II. Mauss analisou a emergência da noção de pessoa e da concepção de si.

III. Dumont estudou a emergência da ideologia individualista e o surgimento do indivíduo como um valor.

IV. Benedict focalizou os padrões de cultura e relacionou- os a tipos psicológicos.

V. Evans-Pritchard revelou a incompatibilidade entre os interesses individuais e as demandas sociais entre os Nuer em sua análise dos processos de tomada de decisão.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

  • A.

    I, II e V

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II, IV e V

  • D.

    II, III e IV

  • E.

    I, III e V

A relação entre religião, magia e ciência é um tema clássico na antropologia. Marque como verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições que se seguem.

( ) Para Frazer a religião antecede a magia e a ciência.

( ) No entender de Turner os rituais são mágicos e as cerimônias são religiosas.

( ) Para Gluckman os "povos primitivos" têm magia e ciência e os povos ocidentais têm ciência e religião.

( ) Segundo Lévi-Strauss, os "primitivos" têm magia, mas também operam de maneira classificatória; os "modernos" têm ciência, mas também operam por meio da bricolagem.

( ) Para Durkheim a religião pressupõe a existência de uma comunidade moral unida em torno de determinados valores (em seus termos, uma igreja) e a magia não.

Assinale a opção correta

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, V, F, F, V

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    F, F, F, V, V

No Ensaio sobre a Dádiva, Mauss analisa várias expressões do princípio da reciprocidade. Julgue as proposições que se seguem e que tratam dos pontos-de-vista do autor sobre esse tema.

I. Mauss examina em seu ensaio uma grande quantidade de práticas relacionadas à dávida como o kula, o potlatch, festivais e banquetes melanésios e da costa noroeste da América do Norte.

II. As formas de troca examinadas por Mauss são orientadas pela utilidade econômica dos objetos trocados e isso se revela nos dois tipos gerais que as trocas assumem: a barganha e a troca silenciosa.

 III. Nas formas arcaicas de trocas que Mauss examina em seu Ensaio percebe-se que não são somente os objetos que circulam. Juntamente com eles, circulam pessoas e direitos.

IV. O que orienta a dádiva não é o valor utilitário dos bens, mas a tripla obrigação de dar, receber e retribuir.

V. A conclusão final de Mauss sobre a dádiva mostra que o homem é um "animal econômico" em todos os tipos de sociedades

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

 

  • A.

    I, III e IV

  • B.

    I, IV e V

  • C.

    II, III e V

  • D.

    I, II e V

  • E.

    III, IV e V

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.

( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.

( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.

( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.

Escolha a opção correta

  • A.

    V, V, F, F, V

  • B.

    F, F, V, V, F

  • C.

    F, F, V, F, V

  • D.

    V, F, F, V, F

  • E.

    V, F, V, F, F

A prática de trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma importante inovação na pesquisa antropológica. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca do trabalho de campo na antropologia.

( ) A pesquisa de campo é valorizada na antropologia como uma etapa constituinte do método histórico, que busca em última instância colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.

( ) Malinowski foi o autor que mais se colocou contra o uso desse método.

( ) O trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, focando todos os aspectos da vida cultural da comunidade tornou-se a base a partir da qual o conhecimento etnográfico moderno foi desenvolvido.

( ) As atividades preponderantes durante o trabalho de campo são a aplicação de questionários e o seu processamento.

( ) A idéia de que a pesquisa antropológica deve buscar pelo ponto de vista nativo está intrinsecamente associada ao método da observação participante desenvolvida durante o trabalho de campo. Escolha a opção correta

  • A.

    F, F, V, F, V

  • B.

    V, F, V, F, V

  • C.

    V, V, F, V, F

  • D.

    F, V, F, F, V

  • E.

    V, V, F, F, F

Assinale a opção que melhor expressa a contribuição da escola francesa de sociologia

  • A.

    Em vários autores franceses encontramos a idéia de que a sociedade se funda na lei da reciprocidade entre seus grupos constituintes, que pode ser expressa na troca de bens, de mensagens e de mulheres

  • B.

    A prática de pesquisa de campo intensiva representou uma inovação no método antropológico e foi iniciada pela primeira geração dos alunos de Durkheim, entre os quais se encontrava Mauss

  • C.

    O foco na relação entre a cultura e a estrutura de personalidade tem sido a marca distintiva da escola francesa de sociologia

  • D.

    A preocupação com a estrutura do pensamento, pela via da análise das formas primitivas de classificação, e a percepção de que ela é determinada pela evolução biocultural representou uma das grandes contribuições da obra de Durkheim, Lévi- Strauss e Griaule

  • E.

    A antropologia francesa a partir da década de 40 voltou-se para a questão da ecologia cultural, desenvolvendo importantes ferramentas de analíticas para lidar com o tema

Assinale a opção correta a respeito da suposição que marcou a antropologia inglesa sobre a unidade funcional da sociedade em antropologia

  • A.

    Radcliffe-Brown entendia a função de uma crença ou instituição como o conjunto de necessidades de natureza material que a crença ou instituição em questão atendia

  • B.

    Um dos pressupostos básicos da antropologia de Malinowski é o de que as culturas formam todos integrados porque, como meios que os homens usam para satisfazer suas necessidades, os costumes que compõem uma cultura devem manter alguma coerência entre si

  • C.

    O método de análise funcional desenvolvido por Malinowski estava fundado em uma suposição básica sobre a natureza do homem como um ser idealizador e sonhador

  • D.

    A idéia de função na antropologia britânica deriva de uma analogia que equipara a sociedade com um edifício, com alicerces, paredes e enfeites

  • E.

    O conceito de função na antropologia britânica dos anos 30 e 40 esteve sempre associado à idéia de que as sociedades passam pelos mesmos estágios evolutivos

Raymond Firth foi o antropólogo britânico que argumentou que o estudo da estrutura social devia ser complementado pelo da organização social. Assinale a opção correta sobre a relação entre esses dois conceitos

  • A.

    A estrutura da sociedade deve ser pensada em termos de relações entre grupos ou de padrões ideais enquanto a organização social diz respeito à atividade concreta dos indivíduos.

  • B.

    Enquanto o conceito de estrutura social lida com os processos sociais dirigidos para finalidades selecionadas, o de organização social diz respeito aos aspectos burocráticos da ação social

  • C.

    Organização social lida com os aspectos abstratos da vida social e estrutura social com os aspectos de natureza econômica

  • D.

    A estrutura social está intrinsecamente ligada às questões de responsabilidade enquanto a organização social tem a ver com as questões da representatividade

  • E.

    No plano da organização social as possibilidades de conduta estão dadas por modelos elaborados pelo antropólogo; no plano da estrutura social as possibilidades de ação derivam de modelos construídos no interior da sociedade estudada

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