Questões de Arquitetura

Lista completa de Questões de Arquitetura para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) é responsável por significativas experiências, como a concepção da escola de Abadiânia (GO) e a criação do CIACs, da Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro e dos Hospitais da Rede Sarah, entre outras.

O excerto que contém uma síntese correta dos conceitos que norteiam a obra do arquiteto Lelé é:

  • A. Uma teoria de proporções foi por ele proposta. Forneceu descrições de como essa teoria materializou-se em seus projetos. Seus desenhos e projetos são, por esta razão, um fértil terreno para o estudo da Geometria na sua conexão com a Arquitetura. Afirmou que “A matemática é o magistral edifício imaginado pelo homem para compreender o Universo. Nela encontra-se o absoluto e o infinito, o apreensível e o não apreensível (...). Deixai-vos permanecer nele, maravilhados diante de tanta luz intensamente espalhada.”.
  • B. A funcionalidade dos edifícios é peculiar ao período de implantação, quando a sustentabilidade e a acessibilidade não tinham a força atual no vocabulário construtivo. A arquitetura exprime o limite do concreto armado, com o mínimo de exigência dos apoios e fundações. Sua preocupação fundamental está em conceber um elemento novo, que não se apropria de modelos habituais nos quais a arquitetura moderna se inspira, sem deixar a poética da surpresa e da emoção. Le Corbusier classifica a obra desse arquiteto como "magnífica de invenções, de coragem e de otimismo".
  • C. As novas soluções construtivas proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico, os novos materiais e as novas possibilidades estruturais vinculados a uma produção industrial baseada na ideia da renovação estão a favor da construção do espaço que atende à essência humana, ideia que se constrói também em respeito à cultura, à memória e à história de cada lugar, e que, portanto, não pode ser transformada em uma arquitetura de efeito, um produto. No discurso do próprio arquiteto, "saber interpretar os novos sonhos e desejos do ser humano" deve ser a prerrogativa.
  • D. A busca é para encontrar o emblema brasileiro na arquitetura moderna, uma identidade regional dentro de um contexto repleto de signos importados que desprezou a brasilidade. Na perspectiva do regionalismo crítico, ele certa vez afirmou: “Cabe-nos agora recuperar todo esse tempo perdido, estendendo a mão ao mestre de obras sempre tão achincalhado, ao velho portuga” de 1910, porque − digam o que quiserem − foi ele quem guardou sozinho, a boa tradição.”
  • E. O processo metodológico deixa margem para a criatividade, de onde deriva uma abordagem empírica que se torna o próprio lastro do projeto. Explora a estrutura metálica e a argamassa armada de execução relativamente simples e custo limitado, para conformação de espaços funcionais, com conforto ambiental e acessibilidade para atendimento das necessidades do usuário. Para Giulio Carlo Argan, o arquiteto viabilizou a produção seriada num ambiente cultural ainda profundamente resistente à industrialização e à racionalização da construção.

Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

________________________ é a vista superior do plano secante horizontal, localizado a, aproximadamente, 1,50 m do piso em referência. A altura deste plano pode ser variável para cada projeto de maneira a representar todos os elementos considerados necessários.

  • A. Planta de locação
  • B. Planta de edificação
  • C. Planta de situação
  • D. Fachada

A contribuição da ergonomia, de acordo com a ocasião em que é feita, classifica-se em concepção, correção, conscientização e participação. Relacione as colunas abaixo e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta.

A. Ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante o projeto do produto, da máquina, ambiente ou sistema.

B. Procura capacitar os próprios trabalhadores para identificação e correção dos problemas do dia a dia ou aqueles emergenciais.

C. Procura envolver o próprio usuário do sistema na solução de problemas ergonômicos.

D. É aplicada em situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, fadiga excessiva, doenças do trabalhador ou quantidade e qualidade da produção.

( ) Ergonomia de concepção

( ) Ergonomia de correção

( ) Ergonomia de conscientização

( ) Ergonomia de participação

  • A. A – D – C – B.
  • B. B – C – D – A.
  • C. A – D – B – C.
  • D. C – B – A – D.

Relacione as colunas, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

A. Os objetos situados dentro desta área podem ser visualizados continuamente, praticamente sem nenhum movimento dos olhos.

B. É a visão que se consegue, movimentando-se somente os olhos sem movimentar a cabeça.

C. Campo visual que se consegue atingir com o movimento de cabeça.

D. Exigem-se movimentos corporais maiores, como estender o pescoço, girar o tronco ou levantar-se da cadeira.

( ) Visão ampliada.

( ) Visão ótima.

( ) Visão estendida.

( ) Visão máxima.

  • A. C – A – D – B.
  • B. D – B – A – C.
  • C. A – C – B – D.
  • D. B– D – C – A.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...