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Relacione os cinco preceitos da arquitetura moderna:
1. Planta Livre;
2. Terraço Jardim;
3. Pilotis;
4. Estrutura Independente;
5. Fachada Livre, com as definições correspondentes abaixo discriminadas:
( ) separação entre as funções portantes e as partes portadas;
( ) membrana que separa o interior do exterior, sem função portante obrigatória;
( ) ossatura autônoma, que tem contato com o solo somente em alguns pontos;
( ) cobertura de concreto armado, com superfícies horizontais,
( ) separações verticais, que não precisam ser superpostas a cada andar.
A sequência correta é:
Uma das tendências formais que, a partir da década de 1990, se inicia para o paisagismo brasileiro é o Neomodernismo, que tem com uma de suas características:
A Carta de Veneza, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, estabelece que a Conservação dos Monumentos:
Em 1981, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios e o Comitê Internacional de Jardins e Sítios Históricos ICOMOS/IFLA decidiram elaborar uma Carta relativa à proteção dos jardins históricos, visando complementar a Carta de Veneza, que se denominou:
A Revolução Industrial, associada aos métodos aplicados pela escola de arquitetura francesa École des Beaux-Arts, fez surgir polaridades baseadas na aceitação da natureza e das novas concepções de edificações promovidas pelas tecnologias voltadas para a construção.
Essa polaridade, juntamente com o conhecimento que se tinha sobre a arquitetura do passado, promoveu um movimento que fazia uso indiscriminado de formas e motivos, denominado
A obra de Debret é uma referência para os estudos da arquitetura brasileira ligadas à corrente neocolonial. Os principais irradiadores dessa corrente para as arquiteturas paulista e carioca foram, respectivamente,
A figura a seguir apresenta a fachada do Santuário de Congonhas, onde se pode observar o Adro dos Profetas, obra de Aleijadinho.
Essas estátuas formam uma série de pináculos que proporciona uma quebra de monotonia, devido principalmente
A História permite o entendimento das razões que levaram o homem a adotar determinadas práticas. As intervenções humanas no meio em que vivem podem ser observadas desde a era paleolítica. A esse respeito, relacione as características do paisagismo aos locais em que foram praticadas.
1. Jardins mais voltado para as construções e percursos públicos, sem uso de simetria, onde se cultivavam, além de flores, legumes e trigo.
2. Grande número de estátuas, água e vegetação controladas e implantadas de forma planejada, representando a sabedoria humana e as possibilidades de domínio sobre a natureza por uma sociedade cada vez mais antropocêntrica.
3. Jardins como uma identificação do paraíso, emprego da cerâmica e do azulejo e utilização de plantas que produziam um colorido e aromas agradáveis, como alfazema, roseiras, e jasmins.
( ) Espanha no período da invasão moura.
( ) Grécia Antiga.
( ) Roma no período imperial.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
A identificação dos diversos estilos de jardins é fundamental para evitar que se cometam erros por ocasião da implantação de um projeto paisagístico. Sobre o estilo dos jardins, analise as afirmativas a seguir.
I. No jardim tropical procura-se recriar a exuberância da flora tropical; para promover a integração entre os diversos verdes um gramado é quase essencial.
II. No jardim desértico procura-se reproduzir uma paisagem árida em que pedras e areia servem de pano de fundo para espécies suculentas e arbustos de troncos retorcidos.
III. No jardim contemporâneo brasileiro são privilegiados os espaços sinuosos, criando recantos e caminhos por meio de espécies de vegetação nativa.
Assinale:
O arquiteto, professor e teórico argentino Ramón Gutierrez, ao criticar a produção arquitetônica nos países latino-americanos que busca, através de representações historicistas, identidade com o passado, com um momento histórico ou com uma expressão formal, prescindindo do lugar e do contexto onde se deu originalmente, refere-se ao estilo:
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