Questões de Arquitetura do ano 2017

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Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: “a cidade de todos”.

Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:

  • A. prioriza a construção de edifícios altos;
  • B. valoriza o investimento na produção das superestruturas;
  • C. preserva os volumes e usos predominantes;
  • D. objetiva uma renovação imediata e acelerada;
  • E. estimula a construção de estruturas com novos volumes modais.

A Carta de Veneza, de maio de 1964, estabelece que a restauração dos monumentos é uma operação que deve ter caráter excepcional.

Um dos aspectos abordados nessa Carta sugere que a restauração deve:

  • A. começar onde se inicia a hipótese sobre os valores do monumento;
  • B. destacar-se da composição arquitetônica, ostentando a marca do seu tempo;
  • C. ser precedida e acompanhada de um estudo artístico do monumento;
  • D. integrar os elementos destinados a substituir as partes faltantes, de modo que pareçam partes originais do conjunto;
  • E. empregar técnicas tradicionais, sendo vetadas as técnicas modernas, mesmo que fundamentadas em dados científicos.

A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.

Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:

  • A. ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos como normas edilícias e escrituras;
  • B. constituir ação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, sem participações externas;
  • C. ser pressuposto do planejamento urbano, alicerçado no conhecimento dos mecanismos de estruturação do espaço;
  • D. considerar a moradia como função complementar ao espaço edificado, haja vista sua irrelevância para o contexto histórico;
  • E. coibir a realização do inventário com a participação da comunidade, por não ser representativo o conhecimento do valor por ela atribuído ao patrimônio.

Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.

O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

  • A. prognóstico;
  • B. prescrição;
  • C. diagnóstico;
  • D. vistoria;
  • E. revisão.

Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.

Uma das anomalias foi:

  • A. perda de mobilidade em função do desgaste das escovas e gaxetas;
  • B. deficiência de estanqueidade, decorrente da insuficiência de furação para a drenagem da água acumulada nos marcos;
  • C. folga na fixação dos vidros, devido à deteriorização dos componentes de fixação;
  • D. escurecimento causado pelo ataque de substâncias ácidas na limpeza inadequada;
  • E. deficiência na abertura e fechamento por descuido na lubrificação periódica das folhas móveis.

Entre as décadas de 1940 e 1960, a obra de Diógenes Rebouças (1914- 1994), considerado o mais importante arquiteto moderno da Bahia, ajudou a definir uma linguagem arquitetônica para o modernismo baiano que apresenta, como traços distintivos, o uso do concreto armado aparente, a valorização das estruturas, o emprego de grandes vãos e a ênfase na luminosidade natural.

 Com base nas imagens, podemos afirmar que o modernismo arquitetônico está representado em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. , apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Relacione os profissionais considerados “catadores de novidades” pelo historiador Leonardo Benévolo, às suas respectivas especificidades projetuais.

1. Daniel Libeskind;

2. Frank Gehry;

3. Pierre de Meuron;

4. Santiago Calatrava;

5. Zara Hadid,

( ) combina as escolhas construtivas com invenção no uso de materiais.

( ) transfere o pictórico para o arquitetônico na produção de formas complexas e paradoxais.

( ) compõe a conformação dos ambientes internos deformados com o viés teórico.

( ) une a estrutura e o movimento na criação de efeitos formais inéditos.

( ) concebe o invólucro de volutas metálicas.

Assinale a opção que apresenta a ordem correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 4, 5 e 3.
  • B. 1, 5, 3, 2 e 4.
  • C. 2, 4, 3, 5 e 1.
  • D. 3, 4, 5, 1 e 2.
  • E. 3, 5, 1, 4 e 2.

A apoteose da frase ”quase nada” do arquiteto Mies van der Rohe, expressa no projeto para a residência Farnsworh (1945/51) em Illinois, foi caracterizada pelo emprego de

  • A. envoltório de vidro plano.
  • B. volumes diversos e independentes.
  • C. estrutura em madeira regional.
  • D. compartimentação do vão.
  • E. múltiplos pavimentos.

O projeto acústico de uma edificação visa criar condições de conforto e privacidade adequadas para os diversos ambientes que a compõem. No que diz respeito a conforto acústico, assinale a afirmação verdadeira.

  • A. O isolamento acústico consiste em dificultar a transmissão sonora. Um bom isolante deve ser rígido, compacto e pesado.
  • B. A absorção sonora consiste em aumentar ao máximo a reflexão da energia sonora que incide sobre uma superfície. A energia absorvida é parcialmente dissipada (como energia térmica) e parcialmente transmitida.
  • C. A potência sonora é a diferença entre a pressão do ar, em um determinado instante, e a pressão atmosférica normal (ou pressão estática).
  • D. As janelas duplas, com folhas paralelas desconectadas entre si podem apresentar um desempenho bem inferior ao de uma janela simples com o dobro da massa superficial.

Em geral, as fontes sonoras não são pontuais quando se propagam ao ar livre, sem encontrarem superfícies refletoras. Essas fontes produzem ondas sonoras que tomam forma aproximadamente esférica a partir de distâncias superiores a 1,5 vezes o comprimento de onda do som emitido pela fonte. Quando a fonte tem dimensões pequenas em comparação com o comprimento de onda do som que emite são chamadas de “adirecional” ou “onidirecional”.

Neste caso, a potência acústica tende a se distribuir de que maneira?

  • A. Direcional, no sentido de maior comprimento.
  • B. Direcional, no sentido de menor comprimento.
  • C. Uniformemente, em todas as direções.
  • D. Aleatoriamente, em todas as direções.
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