Questões sobre História da Arte e Arquitetura

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Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue os seguintes itens. Atuar sobre uma edificação de um patrimônio histórico com os instrumentos técnicos atuais impossibilita que se confie que a intervenção passará inadvertida, pela própria natureza dos novos materiais. O pastiche nunca será solução satisfatória, já que mostra a incapacidade de quem projeta.

  • C. Certo
  • E. Errado

No concurso para a sede do Ministério de Educação e Saúde -MES, o júri selecionou, em 1935, três projetos para a segunda etapa do concurso, com a seguinte classificação, segundo seus pseudônimos: 1º Prêmio: Pax, de Archimedes Memória; 2o Prêmio: Minerva, de Rafael Galvão e Mário Fertin; 3o Prêmio: Alfa, de Gérson Pompeu Pinheiro. Enumere cada projeto segundo sua classificação com suas respectivas características arquitetônicas:

( ) ortodoxia racionalista;

( ) Beaux-Arts, com características Art Déco;

( ) monumentalidade clássica com preceitos modernos.

A sequência correta é:

  • A. 1º , 2º , 3º;
  • B. 2º , 1º , 3º;
  • C. 2º , 3º , 1º;
  • D. 3º , 1º , 2º;
  • E. 3º , 2º , 1º.

O arquiteto que se destacou no novo milênio por extrair da tradição japonesa um fio condutor de natureza tecnológica: o estudo das características dos materiais – papel, madeira e bambu; e a subordinação voluntária da liberdade projetual a esse processo, é:

  • A. Arata Isogaki;
  • B. Shigeru Ban;
  • C. Shuhei Endo;
  • D. Tadao Ando;
  • E. Toyo Ito.

Ações e intervenções urbanas de diferentes portes, de caráter eminentemente paisagístico, começaram a ser feitas a partir dos anos de 1960 no Brasil. Uma dessas ações consistiu na:

  • A. instituição de legislação específica a nível municipal, coibindo a abrangência de prescrições nacionais;
  • B. criação de parques dissociados de sistemas viários de porte;
  • C. proibição do aproveitamento de lagoas urbanas como espaços públicos de recreação;
  • D. restrição de tratamento paisagístico de grandes trechos de orlas fluviais, vetando o uso de sua área com praças e parques;
  • E. introdução em legislação urbanística de medidas estritas de valoração da paisagem, tanto de caráter edilício como natural.

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

O calçadão de Copacabana, elemento paisagístico pavimentado com pedras portuguesas, pode ser classificado na categoria de “pátio”, de acordo com as definições apresentadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura I apresenta uma foto do calçadão da Avenida Atlântica, de autoria do paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, de 1974, e a figura II mostra uma foto do calçadão tradicional de Copacabana.

Com base nos textos e nas figuras, julgue os itens subsequentes, relativos a paisagismo.

Tanto a pedra portuguesa quanto o desenho do calçadão tradicional têm origem em Portugal. Burle Marx apenas adaptou o desenho para o calçadão tradicional de Copacabana e, para o calçadão da Avenida Atlântica, criou um desenho abstrato sem repetição de formas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre as considerações de Françoise Choay (2005), a respeito de John Ruskin, é correto afirmar que

  • A. Ruskin elogiava a repetição de padrões nas fachadas das edificações, numa defesa da ideia de “uniformidade” ornamental como qualidade visual atrativa.
  • B. Ruskin defendia uma concepção de cidade configurada como “uma coleção de unidades”, numa visão que priorizava a simetria e a padronização das formas urbanas em detrimento da diversidade.
  • C. Ruskin preconizava uma concepção de cidade como “espetáculo mais atraente que a paisagem”: o olhar devia ser mais atraído pelas “ruas da própria cidade” do que pela paisagem externa circundante.
  • D. Para Ruskin, o interesse das cidades mais bonitas, na Itália e na França, provinha “da riqueza isolada de seus palácios”, uma vez que a “decoração das habitações” possuía muito pouca ou nenhuma expressividade.
  • E. Embora reconhecesse o valor das edificações históricas significativas, Ruskin defendia as grandes transformações em prol da racionalização dos espaços urbanos. Acreditava que a regularidade do traçado, aliada a uma rede estruturada de grandes alamedas poderia consistir no principal motivo de orgulho de uma cidade.

O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro.

Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.

  • A. O arcabouço jurídico vigente no Brasil, ao longo das primeiras décadas de colonização, nos períodos de dominância portuguesa, era estabelecido pelas Ordenações do Reino de Portugal, coletâneas de leis que, tendo assumindo diversas designações ao longo do tempo, como Ordenações Alfonsinas (1480), Ordenações Manuelinas (1520) e Ordenações Filipinas (1603 a 1916), tiveram impacto sobre a estruturação do território brasileiro. Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da evolução urbanística brasileira.
  • B. A Ordem Manuelina determinava que as cidades das colônias de Portugal deveriam ter uma malha retangular, com quadras de 140 m de largura e ruas retas.
  • C. As sesmarias, as bases da formação dos estados brasileiros, eram concedidas de acordo com o direito canônico.
  • D. A Ordenação Filipina determinava que as novas cidades deveriam estar afastadas dos rios que pudessem ser navegáveis.
  • E. De acordo com as Ordenações Alfonsinas, as novas cidades deveriam ter, no mínimo, cem habitantes e ruas com largura de 6,32 m.

Assinale a opção correta acerca dos fundamentos em arquitetura e urbanismo.

  • A. O arquiteto medieval Filippo Brunelleschi aplicou os princípios da perspectiva linear em suas obras.
  • B. Um dos mais importantes projetos urbanísticos de Lúcio Costa foi Chandigarh, na Índia.
  • C. No IV Congresso Internacional de Arquitetura Moderna, realizado em 1933, foi escrita a Carta de Atenas, que estabelecia as bases para o urbanismo moderno.
  • D. Na arquitetura grega, adotava-se a proporção áurea, ou seja, os vãos dos pilares das construções eram modulados a cada 7,20 m, à semelhança da modulação da arquitetura hospitalar moderna.
  • E. Vitrúvio definiu os três princípios básicos para a identificação de uma obra de arquitetura: pilotis livre, fachada independente e terraço jardim.

A tarefa de projetar na busca da seleção e disposição de mobiliário dentro dos limites espaciais dados deve considerar, entre os critérios estéticos,

  • A. as dimensões e afastamentos adequados para liberar fluxo circundante.
  • B. a escala apropriada à função espacial.
  • C. a privacidade visual e acústica adequada.
  • D. a flexibilidade ou adaptabilidade adequada a novas necessidades.
  • E. o agrupamento de mobiliário conforme atividades específicas.
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