Questões sobre Urbanístico

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Na definição do traçado urbano em um projeto de urbanismo, devem ser considerados aspectos funcionais, formais e econômicos. Avenidas, ruas, caminhos e lotes podem assumir desenhos diferenciados conforme as características físico-espaciais do terreno, o tipo de atividade a ser desenvolvido e outras exigências do próprio contratante do projeto. Julgue os itens subseqüentes, acerca dos aspectos gerais que devem ser considerados na realização de um projeto de urbanismo.

Em geral, na definição da posição e da direção das ruas, deve ser considerada a declividade, de forma a ser suficiente para o escoamento das águas da chuva, o que exige que as vias sejam posicionadas paralelamente às curvas de nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

Qual parâmetro urbanístico regula a densidade a lucratividade dos terrenos no uso e ocupação do solo urbano.

  • A. taxa de ocupação.
  • B. índice de aproveitamento.
  • C. tamanho do lote.
  • D. afastamentos e recuos.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase abaixo.

A composição urbana difere fundamentalmente da arquitetura pelo fato de que a “cidade” e o “edifício”:

  • A. Divergem em escala.
  • B. São elementos finitos.
  • C. Não têm o mesmo ritmo temporal.
  • D. São contemplados por políticas diversas.
  • E. Possuem elementos arquitetônicos diversos.

As redes públicas de abastecimento de água, as redes públicas de esgoto, as redes públicas de distribuição de energia elétrica, as redes públicas de coleta de águas pluviais, a rede pública de telefonia e a rede pública de gás canalizado são denominados:

  • A. Vias públicas.
  • B. Corredores públicos.
  • C. Elementos comunitários.
  • D. Equipamentos urbanos.
  • E. Equipamentos comunitários.

No estudo de reabilitação de uma área comercial urbana, a diretriz urbanística INCORRETA, quando adotada, é:

  • A.

    a indiferença pelos centros comerciais mais antigos.

  • B.

    garantir o acesso de suprimento de mercadorias e serviços.

  • C.

    assegurar o mínimo de conflitos com as outras atividades.

  • D.

    a promoção da segurança e funcionalidade das áreas comerciais.

  • E.

    a promoção da oferta de diversas opções de localização que correspondem a variedade do comércio existente e futuro.

Com relação ao rebaixamento de calçadas para travessia de pedestres, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o rebaixamento deve ser executado somente quando há semáforo ou faixa de pedestre.

  • B.

    a largura mínima recomendável da rampa e havendo interferências que impeçam o rebaixamento, deve ser de 1,20 m.

  • C.

    não deve haver desnível entre o término do rebaixamento da calçada e o leito carroçável.

  • D.

    a inclinação da rampa deve ser inferior a 8,33% (1:12).

  • E.

    a largura da faixa livre no passeio, além do espaço ocupado pelo rebaixamento, deve ser no mínimo de 0,80 m, sendo recomendável 1,20 m.

No projeto urbanístico de áreas residenciais são adotados vários critérios gerais, para atender ao conforto da população, meio ambiente e outros. É INCORRETO:

  • A.

    prever locais para comércio local e para equipamentos sociais.

  • B.

    prever locais de recreação ativa e contemplativa para todas as idades.

  • C.

    separar o trânsito do pedestre e do veículo.

  • D.

    usar menor proporção de áreas verdes públicas nas áreas habitacionais mais densas.

  • E.

    prever locais para estacionamento de moradores, visitantes e carga.

As conferências das cidades, que têm sido realizadas nas capitais brasileiras, têm discutido aspectos da política, da gestão, da infraestrutura e da regulação ambiental e urbana das cidades. Julgue os próximos itens, que tratam da questão urbana.

 O desenho de um parcelamento urbano para implantação de um distrito industrial deve destinar uma área que será transformada em unidade de conservação de proteção integral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A malha viária urbana pressupõe um sistema de circulações diferenciadas de acordo com a função, o volume de trânsito e a localização. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, as vias urbanas de circulação de veículos podem ser classifi cadas em quatro tipos. Analise as opções abaixo e julgue em qual delas a hierarquia entre as vias foi respeitada.

  • A.

    Vias arteriais, coletoras, expressas e locais.

  • B.

    Vias coletoras, expressas, arteriais e locais.

  • C.

    arteriais, expressas, locais e coletoras.

  • D.

    Vias expressas, arteriais, coletoras e locais.

  • E.

    Vias expressas, coletoras, arteriais e locais.

Quanto à gestão urbana e ao licenciamento ambiental, assinale a opção correta.

  • A.

    Impacto ambiental é o mesmo que desastre ambiental.

  • B.

    O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) só é indicado para municípios com forte vocação turística.

  • C.

    Enquanto o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) consiste em uma análise restrita ao campo da arquitetura e do urbanismo, o RIMA pressupõe uma avaliação de caráter multidisciplinar.

  • D.

    O EIA pressupõe o desenvolvimento de tarefas técnicas e científicas destinadas à análise sistemática das conseqüências da implantação de determinado projeto no meio ambiente.

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