Questões de Arquitetura da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Os códigos municipais de edificações tratam de alguns conceitos específicos que passaram a fazer parte do repertório usual do arquiteto urbanista.

Relacione os verbetes da coluna da esquerda com os seus respectivos significados expostos na coluna da direita e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.

  • A.

    1A, 2B, 3C, 4D, 5E, 6F, 7G, 8H, 9I,10J

  • B.

    1B, 2C, 3A, 4E, 5F, 6H, 7I, 8D, 9G,10J

  • C.

    1E, 2F, 3A, 4J, 5C, 6D, 7H, 8B, 9I,10G

  • D.

    1E, 2F, 3A, 4C, 5B, 6H, 7D, 8I, 9J,10G

  • E.

    1E, 2B, 3A, 4J, 5C, 6D, 7F, 8G, 9J,10I

Analise as opções abaixo e assinale a opção incorreta.

Ao longo do tempo, algumas tendências do pensamento social influenciaram, no Brasil, as concepções sobre a cidade, determinando os modelos de planejamento adotados nas diferentes conjunturas.

  • A.

    Durante a Primeira República, as intervenções urbanas foram marcadas pelo higienismo, pelo embelezamento e por uma forte exclusão social.

  • B.

    Durante a Era Vargas, caracterizada pelo trabalhismo, os modelos de planejamento aplicados extensivamente na solução dos problemas urbanos eram propostos pelas organizações sindicais.

  • C.

    Durante o período desenvolvimentista, o urbanismo, que passou a servir como um instrumento para o diagnóstico dos problemas urbanos, adotou um padrão funcionalista.

  • D.

    Durante o regime militar, a modernização e a centralização administrativas foram os objetivos fundamentais das políticas urbanas.

  • E. No início do processo de abertura democrática, os principais objetos de intervenção urbana foram o uso do solo e a participação da sociedade civil na gestão da cidade.

Assinale a opção incorreta. Nas primeiras décadas do século XX, o automóvel foi visto por alguns urbanistas como a máquina determinante da confi guração da paisagem urbana. Entre as inovações de caráter urbanístico decorrentes do aumento do número de veículos de passeio, podem ser citados

  • A.

    o desenho de cruzamentos e trevos.

  • B.

    o alargamento e pavimentação de ruas.

  • C.

    a instalação de sinais de trânsito.

  • D.

    o saneamento urbano.

  • E. o surgimento de locais para estacionamento.

A consolidação da sociedade urbano-industrial e do progresso técnico-científico permitiu a reprodução do sistema sócioeconômico dominante, gerando ou potencializando os problemas surgidos em decorrência do crescimento demográfico. Essas condições fizeram nascer o urbanismo moderno que, como ciência dos estabelecimentos humanos, pretendia oferecer soluções a todos os impasses urbanos, por meio de uma série de teorias explicitadas sob a forma de cidades ideais.

Relacione, na tabela acima, os arquitetos urbanistas às suas respectivas cidades-modelo, e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.

  • A.

    1B, 2E, 3D, 4A, 5C

  • B.

    1A, 2D, 3E, 4C, 5B

  • C.

    1B, 2E, 3D, 4C, 5A

  • D.

    1A, 2E, 3D, 4B, 5C

  • E.

    1B, 2A, 3C, 4D, 5E

Uma das recomendações listadas abaixo não faz parte dos postulados contidos na Carta de Atenas, um manifesto do urbanismo moderno. Assinale-a.

  • A.

    Todo bairro residencial deve compreender a superfície verde necessária à organização racional dos jogos e esportes das crianças, dos adolescentes e dos adultos.

  • B.

    Os setores industriais devem ficar contíguos e diretamente ligados aos setores habitacionais.

  • C.

    O patrimônio histórico das cidades será salvaguardado se constituir expressão de uma cultura anterior e se corresponder a um interesse geral.

  • D.

    As vias de circulação devem ser classificadas conforme a sua natureza e construídas em função dos veículos e suas velocidades.

  • E.

    Os bairros residenciais devem ocupar as melhores localizações no espaço urbano, aproveitando-se a topografi a e observando-se o clima e a insolação mais favorável.

O Cadastro Técnico Multifi nalitário (CTM) é composto por uma série de cadastros temáticos nos quais são representados os mais variados temas analisados na conjuntura global da cidade.

Relacione a coluna da esquerda com a da direita e assinale a opção em que todos os pares estão corretos.

  • A.

    1A, 2E, 3D, 4B, 5C

  • B.

    1D, 2E, 3A, 4B, 5C

  • C.

    1B, 2C, 3D, 4A, 5E

  • D.

    1D, 2E, 3B, 4A, 5C

  • E.

    1A, 2E, 3B, 4C, 5D

Assinale a opção incorreta.

 “Criou-se um mito no Brasil de que a geração de produtos cartográficos é algo muito caro e que um país pobre não tem recursos para investir neste campo.” ERBA, D. A et alli (org.). Cadastro Técnico Multifinalitário: Instrumento de Política Fiscal e Urbana. Rio de Janeiro, 2005.

 Entretanto, com os sistemas cadastrais é possível

  • A.

    cobrar impostos no valor real de cada propriedade.

  • B.

    prever os investimentos necessários em infra-estrutura urbana.

  • C.

    aumentar a arrecadação tributária pela cobrança de impostos dos moradores de assentamentos ilegais.

  • D.

    otimizar a relação custo/benefício dos investimentos em infra-estrutura urbana.

  • E.

    aumentar a arrecadação tributária.

Assinale a opção incorreta. Para se fazer uma avaliação econômico-financeira de um imóvel pelo método da capitalização da renda, é preciso considerar que

  • A.

    o valor de uma determinada propriedade é função de sua capacidade de gerar renda, geralmente por meio do aluguel.

  • B.

    os riscos sistemáticos não podem ser eliminados na determinação da taxa mínima de atratividade viável dos investimentos em imóveis.

  • C.

    a valorização ou desvalorização de um imóvel residencial devido a um plano econômico do governo representa um risco sistemático.

  • D.

    a desvalorização de um imóvel comercial devido à construção de uma via expressa contígua à fachada principal representa um risco não sistemático ou diversifi cável.

  • E.

    os risco sistemáticos, também chamados de riscos de mercado, afetam um único ativo ou um grupo pequeno de ativos.

“Os urbanistas e planejadores urbanos defrontam-se ainda com um dilema fundamental sobre o tamanho, a forma e o padrão de crescimento que as cidades devam assumir no século XXI. Serão as cidades compactas, densamente ocupadas e verticalizadas como Hong Kong, New York, Tóquio, Cairo ou São Paulo a solução do futuro para a humanidade? Ou serão as cidades lineares, amenas, verdes, tranqüilas e menos densas tal como Brasília, Los Angeles e as novas cidades inglesas e egípcias, um padrão a ser seguido para o futuro de nosso planeta como já é o caso de diversos projetos de expansão urbana e novos bairros já realizados no Rio de Janeiro, Paris, Amsterdã e Boston?” (ACIOLY Jr., C. e DAVIDSON, F. Densidade Urbana e Gestão Urbana. Rio de Janeiro: Mauad Editora, 1998)

Do ponto de vista da relação custo-benefício, existe uma série de argumentos contra e a favor das duas opções. Indique qual das afirmativas abaixo não faz parte desse conjunto.

  • A.

    Densidades mais altas implicam a otimização da infra- estrutura viária e de serviços.

  • B.

    Densidades mais altas permitem, em geral, a redução dos preços dos transportes coletivos.

  • C.

    Densidades mais altas pressupõem custos de construção mais baixos.

  • D.

    Densidades mais baixas implicam, em geral, um menor índice de violência urbana.

  • E.

    Densidades mais baixas implicam menos congestionamentos de trânsito.

Com relação aos métodos voltados para um desenvolvimento sustentável, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é um método utilizado para avaliar o impacto ambiental de bens e serviços.

  • B.

    As fases da ACV são: avaliação do impacto e interpretação do resultado.

  • C.

    A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta para avaliar, de forma holística, um produto ou uma atividade durante todo seu ciclo de vida.

  • D.

    O Ciclo de Vida trata da história do produto, desde a fase de extração das matérias-primas, passando pela fase de produção, distribuição, consumo, uso e até sua transformação em lixo ou resíduo.

  • E.

    A norma que fornece os princípios e estruturas e alguns requisitos metodológicos para a condução de estudos de ACV é a NBR ISO 14040.

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