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Um projeto arquitetônico deve atender a uma série de exigências e normas, sendo necessário que haja uma sequência lógica e coerente das atividades.
A ordem das etapas a serem seguidas para a realização das atividades técnicas do projeto é a seguinte:anteprojeto; levantamento; projeto executivo e projeto legal
programa de necessidades; projeto executivo; estudo preliminar e anteprojeto
estudo preliminar; levantamento; projeto legal e projeto executivo
programa de necessidades; estudo preliminar; anteprojeto e projeto executivo
levantamento; anteprojeto; projeto legal e programa de necessidades
Investimento em infraestrutura significa investimento na melhoria do bem-estar da população a partir do acesso a serviços básicos, tais como energia elétrica, transportes urbanos, saneamento e comunicações. O BNDES tem atuado de maneira expressiva no desenvolvimento da infraestrutura para o país, promovendo inúmeros programas destinados a esse fim.
Entre esses programas, encontra-se o deSaneamento Ambiental Urbano
Resíduos Sólidos Urbanos
Aceleração de Crescimento
Gestão de Recursos Hídricos
Esgoto Sanitário
O gerenciamento de projetos de arquitetura tem por finalidade uma boa integração entre a coordenação de equipes de trabalho e a elaboração das propostas técnicas, dos desenhos e dos detalhes executivos, além da especificação dos materiais e da compatibilização de projetos complementares.
Entre as tarefas que NÃO se inserem nessa atividade encontra(m)-se:execução dos cálculos e do dimensionamento das fundações estruturais e do projeto do canteiro de obras.
resolução dos problemas que possam atrasar o planejamento feito, seja por falta de materiais e de mão de obra, seja por intempéries ou por falha em alguma fase do projeto.
gerenciamento de todas as equipes técnicas, para que sejam cumpridos os prazos fixados por elas para cada etapa do projeto.
fornecimento de subsídios e dos materiais de acabamento em tempo hábil e antecipadamente a quaisquer etapas de trabalho, além da aprovação das definições tecnológicas dos sistemas construtivos, prediais, mecânicos e estruturais.
estabelecimento de metas, prazos e recursos físico-financeiros, além de sequenciamento de tarefas.
caixa sifonada não tem proteção hídrica, não necessitando de desconector.
caixa sifonada se destina a receber os efluentes da instalação secundária de esgoto.
caixa seca no chuveiro tem proteção hídrica, não necessitando de grelha na parte superior.
tubo de queda fica entre o sistema de ventilação e a caixa sifonada.
tubo de queda e o tubo de ventilação têm respectivamente diâmetros de 75 mm e 100 mm.
beiral: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, servindo para evitar o excesso de umidade nas paredes.
cachorro: cano que sai da calha até o solo, evitando o excesso de umidade nas paredes.
rufo: peça de arremate entre as telhas ou calhas e a parede, servindo para sustentar beirais ou sacadas.
calha: peça de arremate entre as telhas e a parede, destinada a encobrir o telhado.
platibanda: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, destinada a receber as águas pluviais.
O elemento da edificação adequadamente acompanhado de seus componentes construtivos está presente em:
coberturas: telhas, canaletas, calhas, rufos, contra rufos, terraços e lajes impermeabilizadas
fundações: colunas, pilares, vigas, paredes, lajes e muros de arrimo
estruturas: baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas
fachadas: paredes, portas, guichês, muros, gradis, portões, corrimãos, guarda-corpos e ferragens
divisórias: paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens
Uma empresa pretende lançar um empreendimento com as seguintes características:
Área do terreno = 520 m2
ATE máxima = 1.820 m2 Embasamento = 481 m2 (não computados na ATE)
Gabarito máximo = 12 pavimentos de qualquer natureza = térreo + garagem elevada + puc + 9 pavimentos tipo
Taxa de ocupação máxima = 364 m2
Demanda de mercado para a região: unidades de sala, dois quartos, sem dependências
Relação do número de unidades por área na laje: 75 m2
Em relação ao número de pavimentos e ao número de unidades por pavimento, a melhor opção possível para o empreendimento é, respectivamente, de
4 e 5
6 e 4
7 e 3
7 e 4
9 e 2
O canteiro de obras é a área destinada à execução e ao apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.
Para a correta elaboração de um canteiro de obras, alguns fatores devem ser considerados, entre os quais a(o)análise cronológica da instalação e o início das atividades de máquinas e carros de passeio.
aceitação de instalações móveis, inclusive contêineres, em áreas de vivência.
obrigatoriedade de comunicação à Delegacia Regional de Trabalho (DRT), antes do início da implantação, do número máximo previsto de trabalhadores, com os seguintes dados: nome, endereço e foto de cada um.
dimensionamento do canteiro, que compreende a área disponível para as instalações, os serviços a serem utilizados, as máquinas e os equipamentos necessários, além dos prazos a serem atendidos.
dimensionamento das instalações de armazenagem, que deve ser feito em função da quantidade de operários que trabalham na obra.
ampliação da acessibilidade em uma política de mobilidade urbana pode ser estudada de forma isolada, para a garantia do processo de humanização das cidades e do acesso aos seus equipamentos públicos.
definição de acessibilidade como sendo a facilidade em distância, tempo e custo de se alcançar, com autonomia, os destinos desejados na cidade significa que a velocidade para automóveis deve ser ampliada em vias expressas.
adequação das redes às necessidades de deslocamento das pessoas em termos de abrangência, quantidade e qualidade, além do aumento de incentivos para aquisição de automóveis (ex. redução de IPI), são duas dimensões que devem ser agregadas ao conceito de acessibilidade.
medidas de ampliação da acessibilidade física nos transportes devem sempre cuidar para que não gerem, em seu lugar, outros tipos de barreira, principalmente a econômica, causada pela elevação descontrolada dos custos de implantação ou de operação, no caso específico do transporte coletivo urbano.
localização e a distribuição das atividades, dos equipamentos públicos e do desenho urbano, tendo como objetivo facilitar as viagens motorizadas, ampliando o número de vagas para automóveis para reforçar novas centralidades, são pontos importantes quando se repensa a própria cidade.
2,32% ; 1,83% ; 29,31% ; 3,12%
3,51% ; 2,73% ; 29,31% ; 4,82%
1,85% ; 2,7% ; 31,38% ; 2,5%
1,85% ; 1,17% ; 31,38% ; 2,83%
2,82% ; 1,13% ; 35% ; 3,42%
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