Questões de Arquitetura da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Um projeto arquitetônico deve atender a uma série de exigências e normas, sendo necessário que haja uma sequência lógica e coerente das atividades.

A ordem das etapas a serem seguidas para a realização das atividades técnicas do projeto é a seguinte:

  • A.

    anteprojeto; levantamento; projeto executivo e projeto legal

  • B.

    programa de necessidades; projeto executivo; estudo preliminar e anteprojeto

  • C.

    estudo preliminar; levantamento; projeto legal e projeto executivo

  • D.

    programa de necessidades; estudo preliminar; anteprojeto e projeto executivo

  • E.

    levantamento; anteprojeto; projeto legal e programa de necessidades

Investimento em infraestrutura significa investimento na melhoria do bem-estar da população a partir do acesso a serviços básicos, tais como energia elétrica, transportes urbanos, saneamento e comunicações. O BNDES tem atuado de maneira expressiva no desenvolvimento da infraestrutura para o país, promovendo inúmeros programas destinados a esse fim.

Entre esses programas, encontra-se o de

  • A.

    Saneamento Ambiental Urbano

  • B.

    Resíduos Sólidos Urbanos

  • C.

    Aceleração de Crescimento

  • D.

    Gestão de Recursos Hídricos

  • E.

    Esgoto Sanitário

O gerenciamento de projetos de arquitetura tem por finalidade uma boa integração entre a coordenação de equipes de trabalho e a elaboração das propostas técnicas, dos desenhos e dos detalhes executivos, além da especificação dos materiais e da compatibilização de projetos complementares.

Entre as tarefas que NÃO se inserem nessa atividade encontra(m)-se:

  • A.

    execução dos cálculos e do dimensionamento das fundações estruturais e do projeto do canteiro de obras.

  • B.

    resolução dos problemas que possam atrasar o planejamento feito, seja por falta de materiais e de mão de obra, seja por intempéries ou por falha em alguma fase do projeto.

  • C.

    gerenciamento de todas as equipes técnicas, para que sejam cumpridos os prazos fixados por elas para cada etapa do projeto.

  • D.

    fornecimento de subsídios e dos materiais de acabamento em tempo hábil e antecipadamente a quaisquer etapas de trabalho, além da aprovação das definições tecnológicas dos sistemas construtivos, prediais, mecânicos e estruturais.

  • E.

    estabelecimento de metas, prazos e recursos físico-financeiros, além de sequenciamento de tarefas.

  • A.

    caixa sifonada não tem proteção hídrica, não necessitando de desconector.

  • B.

    caixa sifonada se destina a receber os efluentes da instalação secundária de esgoto.

  • C.

    caixa seca no chuveiro tem proteção hídrica, não necessitando de grelha na parte superior.

  • D.

    tubo de queda fica entre o sistema de ventilação e a caixa sifonada.

  • E.

    tubo de queda e o tubo de ventilação têm respectivamente diâmetros de 75 mm e 100 mm.

  • A.

    beiral: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, servindo para evitar o excesso de umidade nas paredes.

  • B.

    cachorro: cano que sai da calha até o solo, evitando o excesso de umidade nas paredes.

  • C.

    rufo: peça de arremate entre as telhas ou calhas e a parede, servindo para sustentar beirais ou sacadas.

  • D.

    calha: peça de arremate entre as telhas e a parede, destinada a encobrir o telhado.

  • E.

    platibanda: a distância entre a parte externa da parede e a extremidade do telhado, destinada a receber as águas pluviais.

O elemento da edificação adequadamente acompanhado de seus componentes construtivos está presente em:

  • A.

    coberturas: telhas, canaletas, calhas, rufos, contra rufos, terraços e lajes impermeabilizadas

  • B.

    fundações: colunas, pilares, vigas, paredes, lajes e muros de arrimo

  • C.

    estruturas: baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas

  • D.

    fachadas: paredes, portas, guichês, muros, gradis, portões, corrimãos, guarda-corpos e ferragens

  • E.

    divisórias: paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens

Uma empresa pretende lançar um empreendimento com as seguintes características:

• Área do terreno = 520 m2

• ATE máxima = 1.820 m2 • Embasamento = 481 m2 (não computados na ATE)

• Gabarito máximo = 12 pavimentos de qualquer natureza = térreo + garagem elevada + puc + 9 pavimentos tipo

• Taxa de ocupação máxima = 364 m2

• Demanda de mercado para a região: unidades de sala, dois quartos, sem dependências

• Relação do número de unidades por área na laje: 75 m2

Em relação ao número de pavimentos e ao número de unidades por pavimento, a melhor opção possível para o empreendimento é, respectivamente, de

  • A.

    4 e 5

  • B.

    6 e 4

  • C.

    7 e 3

  • D.

    7 e 4

  • E.

    9 e 2

O canteiro de obras é a área destinada à execução e ao apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.

Para a correta elaboração de um canteiro de obras, alguns fatores devem ser considerados, entre os quais a(o)

  • A.

    análise cronológica da instalação e o início das atividades de máquinas e carros de passeio.

  • B.

    aceitação de instalações móveis, inclusive contêineres, em áreas de vivência.

  • C.

    obrigatoriedade de comunicação à Delegacia Regional de Trabalho (DRT), antes do início da implantação, do número máximo previsto de trabalhadores, com os seguintes dados: nome, endereço e foto de cada um.

  • D.

    dimensionamento do canteiro, que compreende a área disponível para as instalações, os serviços a serem utilizados, as máquinas e os equipamentos necessários, além dos prazos a serem atendidos.

  • E.

    dimensionamento das instalações de armazenagem, que deve ser feito em função da quantidade de operários que trabalham na obra.

  • A.

    ampliação da acessibilidade em uma política de mobilidade urbana pode ser estudada de forma isolada, para a garantia do processo de humanização das cidades e do acesso aos seus equipamentos públicos.

  • B.

    definição de acessibilidade como sendo a “facilidade em distância, tempo e custo de se alcançar, com autonomia, os destinos desejados na cidade” significa que a velocidade para automóveis deve ser ampliada em vias expressas.

  • C.

    adequação das redes às necessidades de deslocamento das pessoas em termos de abrangência, quantidade e qualidade, além do aumento de incentivos para aquisição de automóveis (ex. redução de IPI), são duas dimensões que devem ser agregadas ao conceito de acessibilidade.

  • D.

    medidas de ampliação da acessibilidade física nos transportes devem sempre cuidar para que não gerem, em seu lugar, outros tipos de barreira, principalmente a econômica, causada pela elevação descontrolada dos custos de implantação ou de operação, no caso específico do transporte coletivo urbano.

  • E.

    localização e a distribuição das atividades, dos equipamentos públicos e do desenho urbano, tendo como objetivo facilitar as viagens motorizadas, ampliando o número de vagas para automóveis para reforçar novas centralidades, são pontos importantes quando se repensa a própria cidade.

  • A.

    2,32% ; 1,83% ; 29,31% ; 3,12%

  • B.

    3,51% ; 2,73% ; 29,31% ; 4,82%

  • C.

    1,85% ; 2,7% ; 31,38% ; 2,5%

  • D.

    1,85% ; 1,17% ; 31,38% ; 2,83%

  • E.

    2,82% ; 1,13% ; 35% ; 3,42%

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