Questões de Arquitetura da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Cada paisagem urbana, em determinado momento, para estudo e compreensão de sua morfologia pode ser caracterizada por alguns elementos específicos e articulados entre si.

Os elementos que definem a base da estrutura urbana, influenciando diretamente na formalização do seu perfil, compreendem

  • A.

    os volumes urbanos.

  • B.

    os seres vivos.

  • C.

    os espaços livres de edificação.

  • D.

    o suporte físico.

  • E.

    os parcelamentos.

A partir da década de 1960, ações e intervenções urbanas, de caráter eminentemente paisagístico, começaram a ser feitas, a princípio, nas grandes cidades e posteriormente nos centros de menor porte.

Assinale a alternativa que indica uma dessas ações.

  • A.

    Introdução em legislação urbanísticas de medidas estritas de valorização da paisagem, exclusivamente de caráter natural.

  • B.

    Estabelecimento de legislação específica a nível municipal, que exige a reserva de porcentagens de áreas dos novos loteamentos tendo em vista a criação de espaços públicos.

  • C.

    Renovação de áreas periféricas por meio da criação de calçadões, revitalização e reconstrução de praças, independentemente da preservação dos edifícios de valor histórico.

  • D.

    Criação de parques desvinculados de sistemas viários de grande porte.

  • E.

    Implantação massiva de praças em bairros populares a maioria de caráter eminentemente esportivorecreativo.

A implantação de projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos requer, entre as premissas básicas, a análise topográfica que orientará os estudos preliminares e execução de terraplenagem. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. A análise do local, mediante relatório de vistoria do terreno, deverá indicar, minimamente, a ocorrência de áreas não edificáveis, áreas alagáveis e outras limitações para o desenvolvimento do projeto, bem como as limitações do meio físico e as condições de infra e superestrutura identificadas na área e, também, nas concessionárias.

II. Os estudos preliminares de terraplenagem devem apresentar cortes esquemáticos que indiquem a proposta de intervenção, bem como a estimativa preliminar do volume de corte e aterro, indicando, inclusive, as diretrizes de drenagem.

III. O projeto de terraplenagem a partir da altimetria conterá identificações de taludes (“off-set”), localização das seções do perfil do terreno natural, curvas de nível de metro em metro, com indicação de valores dos níveis de cinco em cinco metros e cotas definitivas dos patamares, dos eixos das vias e outros pontos notáveis que caracterizam a situação geológica e geotécnica da área de intervenção.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Com relação ao papel central e embrionário representado por Le Corbusier no desenvolvimento da arquitetura no século XX, considere as afirmativas:

I. Em 1915, junto com seu amigo, o engenheiro suíço Max du Bois, desenvolveu duas idéias que moldariam seu desenvolvimento ao longo de toda a década de 1920: sua reinterpretação da estrutura Hennebique como a Maison Dom-Ino, que se tornaria a base estrutural da maioria de suas casas até 1935, e as Villes Pilotis, uma cidade projetada para ser construída sobre pilastras.

II. Ao contrário de seus contemporâneos europeus, Gropius e Mies van der Rohe, Le Corbusier ansiava por desenvolver as conotações urbanas de sua arquitetura. A Ville Contemporaine, para 3 milhões de habitantes, foi a demonstração máxima desse aspecto de seu trabalho até 1922.

III. O empenho de Le Corbusier em resolver a dicotomia entre a Estética do Engenheiro e a Arquitetura, em combinar a utilidade com a hierarquia do mito, iria fazê-lo entrar em conflito com os designers funcionalista-socialistas do final da década de 1920.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

A respeito das diversas peças que constituem o madeiramento dos telhados, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    O caibro pode ser definido como uma viga de madeira que sustenta a cumeeira do telhado.

  • B.

    A cumeeira do telhado pode ser definida como a peça que é perpendicular aos tirantes, recebe as escoras e as mãos francesas e resiste à flexão do tirante.

  • C.

    O caibro pode ser definido como a peça de madeira que, junto com outras, sustenta as ripas dos telhados e se apóia nas cumeeiras, nas terças e nos frechais.

  • D.

    O frechal pode ser definido como a peça vertical em cuja extremidade superior se engastam as extremidades superiores das empenas e se apóia a viga da cumeeira.

  • E.

    O caibro pode ser definido como a peça que sustenta diretamente as telhas e apóia o frechal.

Segundo Kenneth Frampton, sob muitos aspectos, o Estilo Internacional pode ser entendido como pouco mais que uma expressão conveniente, denotando uma modalidade arquitetônica cubista que se espalhou por todo o mundo desenvolvido na época da Segunda Guerra Mundial. Pode-se afirmar que algumas das características comuns ao Estilo Internacional são:

  • A.

    a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época, a renúncia de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo e a procura de integração da arquitetura às características locais.

  • B.

    a deliberação de fazer uma arte em conformidade com a sua época e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.

  • C.

    o uso das formas geométricas simples, a ausência do uso de ornamentos aplicados, coberturas planas, as superfícies grandes, sem texturas e amiúde brancas, grandes áreas envidraçadas e o uso generalizado da construção em aço e concreto armado.

  • D.

    a busca de uma funcionalidade decorativa e a invocação de modelos clássicos do passado, tanto na temática como no estilo.

  • E.

    a preocupação básica com as formas abstratas, a renúncia ao decorativismo e a procura de integração da arquitetura às características locais.

A Carta de Atenas, divulgada anos após ser redigida, sintetiza as posições dos CIAM sobre a organização e o planejamento das cidades. Sobre esse importante documento, considere as afirmativas:

I. A morfologia contida nos postulados da Carta teve forte influência na produção teórica e nas realizações do pósguerra de 1945 até finais dos anos sessenta.

II. A Carta de Atenas formulou exigências e estabeleceu critérios para a organização e gestão das cidades, influenciando na criação das cidades funcionalistas.

III. A grande divulgação, aliada ao dogmatismo, clareza e sistematização com que os pontos doutrinários foram redigidos, está na origem do impacto desse documento polêmico e apaixonado.

Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

Numa situação ideal, ao projetar uma escada, a relação de dimensionamento entre o piso e o espelho do degrau deve ser constante; para tanto, a fórmula de Blondel estabelece, de forma empírica, o cálculo do piso em função do espelho e vice-versa. Considerando o piso (P) e o espelho (E), a fórmula idealizada pelo arquiteto francês é:

  • A.

    2E + P = 52/ 53 (média).

  • B.

    2P + E = 63/ 64 (média).

  • C.

    2E + P = 62/ 64 (média).

  • D.

    2P + E = 52/ 54 (média).

  • E.

    2E + P = 72/ 73 (média).

Construída na década 50 e inaugurada oficialmente em 1960, a cidade de Brasilia abrigou a transferência dos orgãos federais do Rio de Janeiro para a nova capital. Sob muitos aspectos, essa cidade se revestiu de um caráter simbólico, reafirmando o estabelecimento da modernidade brasileira. Com relação aos pressupostos teóricos e intenções que envolveram o projeto do Plano Piloto desenvolvido por Lúcio Costa, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Sob muitos aspectos, o plano de Lúcio Costa constituía uma criação original. Adotava os grandes princípios do urbanismo do século XX, mas reagia contra a tendência à dispersão e à falta de unidade que até então tinham sido suas conseqüências.

  • B.

    O plano de Lúcio Costa é inteiramente clássico em sua pureza, simetria e concepção de distribuição racional dos elementos no interior de uma figura preestabelecida, estabelecendo vínculos de afinidade com o pensamento da cidade industrial de Tony Garnier.

  • C.

    Os dois eixos perpendiculares, consagrados respectivamente ao setor público e ao lazer, marcam formalmente a intenção de integração das duas atividades cotidianas pelo arquiteto.

  • D.

    A rigidez na composição e a prioridade absoluta dada ao arranjo do Eixo Monumental, onde foram localizados os prédios administrativos, garantiram ao local a permeabilidade e o ordenamento misto tão desejado pelos arquitetos modernos.

  • E.

    O Plano de Lúcio Costa enfatiza as idéias do movimento moderno, propondo substituir os antigos espaços abertos e fluidos por alinhamentos contínuos dos edifícios ao rés do chão.

Um dos grandes desafios na arquitetura contemporânea consiste na conciliação do conforto ambiental com a eficiência energética. Dentre os recursos que o arquiteto pode utilizar para minimizar a carga térmica no interior dos edifícios, podem-se citar:

  • A.

    brises, fachadas ventiladas ou ventilação cruzada.

  • B.

    células fotovoltaicas para captação de energia solar, laje nervurada e estrutura independente.

  • C.

    brises, janela corrediça-horizontal envidraçada e a utilização de pedras na fachada.

  • D.

    pilotis, terraço-jardim e janela corrediça-horizontal envidraçada.

  • E.

    cobertura vegetal e a utilização de paredes de concreto.

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