Questões de Arquitetura da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Arquitetura da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Carta de Burra, elaborada pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios), em 1980, define conceitos e práticas de salvaguarda do patrimônio histórico e cultural. Com base nessas definições, analise.

1. “[...] será o agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem a destruição de sua significação cultural.”

2. “[...] designará os cuidados a serem dispensados a um bem para preservar-lhes as características que apresentem uma significação cultural.”

3. “[...] será a manutenção no estado da substância de um bem e a desaceleração do processo pelo qual ele se degrada.”

4. “[...] será o restabelecimento, com o máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido; ela se distingue pela introdução na substância existente pela introdução de materiais diferentes, sejam novos ou antigos.”

5. “[...] será o restabelecimento da substância de um bem em um estado anterior conhecido.”

Assinale a alternativa que relaciona, correta e respectivamente, o termo conceitual às definições descritas anteriormente, estabelecidas pela Carta de Burra (ICOMOS, 1980).

  • A. Preservação; adaptação; restauração; conservação; e, reconstrução.
  • B. Conservação; adaptação; restauração; reconstrução; e, preservação.
  • C. Adaptação; restauração; preservação; conservação; e, reconstrução.
  • D. Restauração; preservação; reconstrução; adaptação; e, conservação.
  • E. Adaptação; conservação; preservação; reconstrução; e, restauração.

Na conceituação das abordagens da gestão habitacional, Abiko (apud Larcher, 2005, p. 9) defende que “a habitação popular não deve ser entendida meramente como um produto e sim como um processo, com uma dimensão física, mas também como resultado de um processo complexo de produção com determinantes políticos, sociais, econômicos, jurídicos, ecológicos, tecnológicos”. Propõe, portanto, que a habitação não se restringe apenas à unidade habitacional para cumprir suas funções. Assim, além de conter um espaço confortável, seguro e salubre, é necessário que sejam considerados, de forma mais abrangente, serviços urbanos, infraestrutura urbana e equipamentos sociais. Sobre as políticas e práticas de planejamento habitacional, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na função ambiental, a inserção no ambiente urbano é fundamental para que estejam assegurados os princípios básicos de infraestrutura, saúde, educação, transportes, trabalho, lazer etc., além de determinar o impacto destas estruturas sobre os recursos naturais disponíveis.

( ) Entre os requisitos básicos que caracterizam a habitação de interesse social pode-se citar os seguintes: é destinada sobretudo a faixas de renda média, principalmente nas faixas entre 3 e 10 salários mínimos; embora o interesse social da habitação se manifeste sobretudo no que concerne às populações de renda média, pode também manifestar-se em relação a outros aspectos, como situações de risco, preservação ambiental ou cultural.

( ) A Lei nº 11.977/2009 inclui a definição das ZEIS (Zonas Especiais de Interesse Social) como parcela de área urbana instituída pelo Plano Diretor ou definida por outra lei municipal, destinada exclusivamente à moradia de população de renda média e sujeita a regras específicas de parcelamento, uso e ocupação do solo.

( ) Nos programas e projetos habitacionais, em áreas já ocupadas, os novos padrões urbanísticos e habitacionais a serem promovidos deveriam, também, reproduzir os padrões socioculturais básicos existentes nas comunidades locais, incentivando a apropriação total de novos valores e elementos.

( ) A tipologia de lotes e de unidades residenciais a ser oferecida deve seguir, exclusivamente, uma única tipologia de modelos, uma vez que ampliar a possibilidade de escolhas dos moradores traz prejuízos tanto em termos formais quanto de financiamento.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F, F.
  • B. V, F, F, V, F.
  • C. F, V, F, V, V.
  • D. F, F, V, V, F.
  • E. V, F, F, V, V.

Sobre o conforto ambiental nas edificações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O beiral, para proteção de paredes opacas, deve ser analisado sob o ponto de vista de sua eficiência no que concerne a fatores como absorção, isolação e emissividade, que têm maior importância nestes casos. A continuidade da proteção horizontal melhora a ventilação da camada de ar próxima à parede, tornando a proteção mais eficiente.

( ) No que se refere ao arranjo das edificações nos lotes urbanos, em regiões de clima quente e úmido, elas devem estar dispostas de modo a permitir que a ventilação atinja todos os edifícios e impeça a ventilação cruzada nos seus interiores. Isto significa que o partido arquitetônico deve prever construções alongadas no sentido longitudinal ao vento dominante.

( ) Em regiões de clima quente e úmido, a cobertura deve seguir o mesmo tratamento dos vedos, isto é, ser de material com inércia média, mas com elementos isolantes, ou espaços de ar ventilados, os quais têm como característica retirar o calor que atravessa as telhas que, deste modo, não penetrará nos ambientes.

( ) A pintura externa das construções em climas quentes deve ser preferivelmente de cores escuras, visando a maior retenção possível de radiação solar e garantindo, portanto, menor travessia de calor pelos vedos.

( ) Os índices biofísicos de conforto térmico se baseiam nas trocas de calor entre o corpo e o ambiente, correlacionando os elementos do conforto com as trocas de calor que dão origem a esses elementos.

( ) Os espaços de ar confinados, portanto, não ventilados, entre duas lâminas paralelas, apresentam resistência térmica que será função dos seguintes fatores: espessura da lâmina de ar, sentido do fluxo térmico e emissividade das superfícies em confronto.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, F, F.
  • B. F, F, V, F, V, V.
  • C. V, V, F, F, V, F.
  • D. F,V, V, F, F, V, F.
  • E. V, F, V, F, V, V.

Considerando as etapas gerais de um projeto arquitetônico, relacione adequadamente as colunas

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 2, 4, 5, 3, 1.
  • C. 3, 1, 4, 2, 5.
  • D. 3, 4, 1, 5, 2.
  • E. 4, 3, 5, 2, 1.

A concepção estrutural de um edifício envolve a utilização de materiais diversos, como concreto armado, alvenarias de tijolos ou blocos, esquadrias metálicas e de madeira, revestimentos, telhado, instalações elétricas e hidráulicas etc. À otimização da construção, algumas diretrizes gerais devem ser consideradas. De acordo com o processo de concepção estrutural de um edifício, assinale a alternativa correta sobre as diretrizes gerais à otimização da construção.

  • A. A transferência de cargas deve ser sempre indireta; deve-se utilizar sempre o apoio de vigas importantes (chamadas apoios indiretos), bem como o apoio de pilares em vigas (chamadas vigas de transição).
  • B. Os elementos estruturais devem ser sempre os mais diversificados e heterogêneos possíveis; quanto à geometria e quanto às solicitações, as vigas devem, em princípio, apresentar vãos diferenciados, no máximo possível, entre si.
  • C. A construção está sujeita a ações (por exemplo, o efeito do vento) que acarretam solicitações nos planos horizontais da estrutura; estas solicitações são, normalmente, resistidas pela vigas, ortogonais entre si, as quais devem apresentar resistência e rigidez adequadas; para isso, é importante a orientação criteriosa das seções longitudinais das vigas.
  • D. As dimensões contínuas da estrutura, em planta, devem ser, em princípio, superiores a 30 m para minimizar os efeitos da variação de temperatura ambiente e da retratação do concreto; em construções com dimensões em planta inferiores a 30 m, é desejável a utilização de juntas estruturais ou juntas de separação que decompõem a estrutura original, em um conjunto de estruturas independentes entre si, para minimizar estes efeitos.
  • E. O posicionamento dos elementos estruturais na estrutura da construção pode ser feito com base no comportamento primário dos mesmos; as lajes são posicionadas nos pisos dos compartimentos para transferir as cargas dos mesmos para as vigas de apoio; as vigas são utilizadas para transferir as reações das lajes, juntamente com o peso das alvenarias, para os pilares de apoio (ou, eventualmente, outras vigas), vencendo os vãos entre os mesmos; e os pilares são utilizados para transferir as cargas das vigas para as fundações.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...