Questões de Arquitetura da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)

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Assinale a alternativa correta. O comprimento de uma faixa auxiliar de tráfego depende:

  • A.

    da variação de velocidade requerida.

  • B.

    do greide, que não deve ultrapassar a três por cento.

  • C.

    de sua função, ou seja, se a faixa é de mudança de velocidade ou se é de armazenamento.

  • D.

    da largura projetada para a faixa.

Assinale a alternativa correta. Parte da linha troncal do sistema integrado de transporte coletivo de Criciúma está implantada sobre faixa exclusiva da Av. Centenário. Para que haja uma faixa de circulação exclusiva para ônibus é recomendável que tenha no mínimo:

  • A.

    outras duas faixas para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 3,25 e 3,50 metros.

  • B.

    outra faixa para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,50 e 2,80 metros.

  • C.

    outra faixa para acomodação de automóveis e motos, e outra para caminhões, vans e utilitários, e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,50 e 3,25 metros.

  • D.

    outras três faixas para acomodação do tráfego geral e que a largura da faixa destinada ao transporte coletivo fique entre 2,75 e 3,25 metros.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela em que os itens correspondem exclusivamente ao estudo de demanda para o planejamento de um sistema de transporte coletivo urbano.

  • A.

    Pesquisa de origem/destino; rede de linhas; número de fábricas.

  • B.

    Campanha publicitária; rede de linhas; hábitos de transporte.

  • C.

    Pesquisa de origem/destino; rede de linhas; hábitos de transporte.

  • D.

    Pesquisa de origem/destino; planejamento de garagens; hábitos de transporte.

Um grupo de empresários pretende implantar um Shopping Center em uma região que abrange cerca de um milhão de habitantes. Este shopping com área total de 60.000,00 m², distribuídos igualmente por três pavimentos de lojas e um parque de estacionamento ao ar livre dimensionado à razão de uma vaga para cada 15,00 m² de área construída. Indique, entre as alternativas abaixo, aquela que apresenta a localização mais adequada para a área mínima do terreno que os empresários precisarão adquirir para a construção do empreendimento, considerando que, para cada vaga de estacionamento e circulação se deve prever 25,00 m², mais 25% sobre a área total do terreno para os acessos e áreas verdes de infiltração natural das águas pluviais.

  • A.

    O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida ao centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 160.000,00 m².

  • B.

    O terreno deverá estar localizado junto de qualquer via urbana e ter área mínima de 120.000,00 m2.

  • C.

    O terreno deverá estar localizado próximo ao cruzamento de duas vias expressas ou arteriais, com ligação rápida com o centro e com as demais cidades da região e ter área mínima de 120.000,00 m².

  • D.

    O terreno deverá estar localizado no centro da cidade e ter área mínima de 160.000,00 m².

Ao dividir um segmento de reta em duas partes iguais obtemos:

  • A.

    Mediatriz.

  • B.

    Bissetriz.

  • C.

    Diedro.

  • D.

    Bissetriz e Diedro.

A prefeitura de uma determinada cidade resolveu desenvolver um novo desenho para sua principal via arterial, que interliga os quatro bairros mais centrais. Nesse novo desenho os arquitetos propuseram uma ciclovia bidirecional em toda a extensão da via. A dimensão de uma ciclovia bidirecional pode variar de (assinale a alternativa cuja variação atende aos requisitos de segurança, conforto e economia):

  • A.

    Largura mínima de 2,50 m e recomendável de 3,00 m.

  • B.

    Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,20 m.

  • C.

    Largura mínima de 3,00 m e recomendável de 4,00 m.

  • D.

    Largura mínima de 1,50 m e recomendável de 2,50 m.

Os técnicos da Prefeitura Municipal de Criciúma receberam para analisar um projeto de loteamento com ruas em cul-de-sac, com 150,00 metros de comprimento e o diâmetro do cul-de-sac com 18,00 metros. Por estas medidas, os técnicos da prefeitura poderão aprovar o projeto, de acordo com a Lei de Parcelamento do Solo (Lei nº 3901/99) do Plano Diretor?

  • A.

    Não, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 20,00 m.

  • B.

    Sim, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 15,00 m.

  • C.

    Não, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 22,00 m.

  • D.

    Sim, porque o diâmetro mínimo para o cul-de-sac é de 17,50 m.

Assinale a alternativa correta.

O governo de um determinado estado, no seu plano de ampliação rodoviária, iniciou a implantação de uma nova rodovia que corta parte do perímetro urbano de um município. A faixa de domínio dessa rodovia, definida pelo governo estadual, é de 40,00 metros. Como a prefeitura desse município vem discutindo com a comunidade a revisão do seu plano diretor, os técnicos da prefeitura sugeriram que se estabeleça uma faixa non aedificandi de 15,00 metros para cada lado da faixa de domínio daquela rodovia. Uma faixa non aedificandi é:

  • A.

    uma limitação física para a circulação veicular da rodovia, sem qualquer restrição para construções futuras na faixa sobre cada terreno particular.

  • B.

    uma limitação administrativa aos proprietários de terrenos que margeiam a rodovia. Tal limitação tem objetivos primordiais de segurança e não impõe uma perda da propriedade, mas sim uma restrição ao uso e em especial ao direito de construir.

  • C.

    uma permissão ao estado de ocupar esta faixa de terreno futuramente, sem qualquer indenização aos proprietários dos terrenos.

  • D.

    uma área de propriedade privada destinada ao plantio de árvores ao longo da rodovia, com isenção de impostos.

Uma prefeitura com 600 mil habitantes está elaborando o seu primeiro plano de transporte urbano integrado, inserido no seu novo plano diretor. O grupo de engenheiros e arquitetos, que assessora o prefeito da cidade, recomendou reavaliar o número de viagens curtas sobre as duas principais vias expressas da cidade. Assinale o argumento apresentado pelos técnicos.

  • A.

    As viagens curtas não devem congestionar as vias expressas que são mais eficientes quando servem às viagens de longas distâncias e se tornam ineficientes se transportarem um excessivo número de passageiros de pequenos percursos.

  • B.

    As viagens curtas são as mais adequadas para funcionarem sobre as vias expressas, pois como o tráfego flui mais rápido, este favorece a operação das linhas de curta distância.

  • C.

    As vias expressas são capazes de absorver todo o tipo de viagem, porém deve haver maior número de viagens curtas do que de viagens longas.

  • D.

    As vias expressas não são adequadas para o transporte coletivo urbano, mas apenas para o transporte de cargas.

Em uma disputa para o cargo de prefeito, um dos candidatos apresentou como plataforma de campanha a implantação de uma linha troncal servida por VLT (Veículo Leve sobre Trilho). O número de passageiros que a linha de ônibus atende atualmente é de cerca de 10 mil passageiros/dia. Os eleitores ficaram divididos e passaram a discutir as vantagens e desvantagens do VLT para a cidade, caso o candidato fosse eleito. Assinale o argumento mais correto dentre as alternativas abaixo, considerando os aspectos técnicos, econômicos e sociais:

  • A.

    O custo da tarifa não está relacionado com a demanda e manutenção do sistema, portanto o VLT é viável para a demanda atual.

  • B.

    Embora o VLT tenha o dobro do custo de implantação de um corredor de ônibus, se justifica sua implantação em qualquer circunstância pelos benefícios que traz ao meio ambiente.

  • C.

    Um corredor de ônibus transporta entre 10 e 20 mil passageiros por hora e sentido e custa a metade de um VLT que transporta entre 15 e 35 mil passageiros por hora e sentido. Como a demanda é baixa, o VLT não se viabiliza pelo custo alto da tarifa e o corredor de ônibus pode ser ainda a alternativa mais viável para o futuro do transporte coletivo da cidade.

  • D.

    Mesmo com a baixa demanda é possível que o sistema por VLT seja viável, pelo conforto e segurança que oferece aos usuários.

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