Questões de Arquitetura da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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O setor de manutenção de uma empresa propôs-se a implantar uma sistemática de acompanhamento e controle de custos nas obras sob sua responsabilidade. Isso significa que, entre outras coisas,

  • A.

    os custos finais das obras deverão ser comparados com os orçamentos estimados, dentro de um plano de contas elaborado a partir deste último

  • B.

    serão apropriadas as quantidades e custos reais de materiais e de mão-de-obra, para fins de análise de consumo, perdas e custos dos materiais e análise de índices de produtividade e custo da mão-de-obra.

  • C.

    será adotado um plano de contas existente no mercado, suficientemente detalhado, cuja utilização passará a ser obrigatória em todas as obras contratadas pela empresa.

  • D.

    o cumprimento dos prazos previstos no cronograma de obras será monitorado, de forma a se apropriarem os custos financeiros da obra.

  • E.

    as obras contratadas pela empresa passarão a obedecer a uma tabela de preços unitários fixos e reajustáveis.

Em etapas de estudo de viabilidade técnica de uma obra ou de concepção de seu projeto, pode-se produzir um orçamento da construção, por estimativas, a partir dos seguintes indicadores:

  • A.

    área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.

  • B.

    área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção.

  • C.

    quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.

  • D.

    área total de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.

  • E.

    área equivalente de construção e custo unitário do metro quadrado de construção ou, alternativamente, quantitativos por item e serviço de construção e custos unitários apurados por média histórica atualizada.

Considerando-se as noções de planejamento técnico e de planejamento gerencial de um projeto, pode-se afirmar que

  • A.

    o planejamento técnico trata do relacionamento com as equipes técnicas e o planejamento gerencial, do relacionamento com as equipes administrativas, sendo os dois enfoques interligados e complementares.

  • B.

    o primeiro trata de aspectos técnicos do projeto e o segundo cuida dos recursos, prazos e composição de equipes.

  • C.

    são duas formas de enfocar o mesmo problema, o planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque tradicional, que exclui as pessoas, e o segundo um enfoque inovador, que enfatiza o relacionamento interpessoal, tendendo a substituir o primeiro nas organizações.

  • D.

    são duas formas complementares de enfocar o problema do planejamento do projeto, sendo o primeiro um enfoque centrado mais estritamente no instrumental de planejamento e o segundo um enfoque centrado no instrumental de controle do projeto.

  • E.

    o primeiro trata do conhecimento da situação, da definição dos objetivos, estratégias, atividades, recursos e prazos, enquanto o segundo trata de planejar o lado da coordenação do projeto – "como fazer" e "quem fará".

O conceito de edifício inteligente deve ser aplicado

  • A. a partir da fase de projeto arquitetônico do edifício.
  • B. a partir da fase de projeto de instalações prediais.
  • C. a partir da aquisição de sistemas de monitoramento e controle das instalações.
  • D. a partir da implantação de sistemas integradores do monitoramento e controle de todas as funções do edifício
  • E. a partir do gerenciamento das instalações.

Uma grande empresa anunciou sua intenção de adaptar sua sede, um edifício já existente, aos novos conceitos de edifícios de alta tecnologia e de edifícios inteligentes. Vários fornecedores apresentaram propostas de implantação de cada um dos sistemas de controle de elevadores, segurança, iluminação, condicionamento ambiental e otimização energética. Entre os critérios e recomendações aplicáveis ao caso, é correto

  • A.

    decidir entre diferentes propostas para cada um desses sistemas, considerando o maior grau possível de eficiência e inovação tecnológica, de forma a impedir a rápida obsolescência daquele sistema.

  • B.

    levar em conta o que ocorre na área de automação industrial, dando preferência à aquisição das redes de comunicação de dados do sistema de automação predial junto a um único fornecedor, de forma a assegurar a plena compatibilidade entre as partes do sistema. Se possível, adquirir todo o sistema de controle de um só fornecedor.

  • C.

    estabelecer como critérios de aquisição a compatibilidade entre si dos sistemas de controle das diferentes instalações.

  • D.

    dar preferência a fornecedores que produzam sensores e atuadores digitais, e não analógicos, como forma de facilitar a integração entre diferentes sistemas e instalações.

  • E. adquirir um sistema fechado integrando a automatização dos escritórios, as redes de telecomunicação e as redes de automação predial.

Sua empresa contratou um projeto de arquitetura junto a um escritório terceirizado e deseja que esse projeto possa ser desenvolvido por outros escritórios em diferentes modalidades – estrutura, instalações, etc., sem que se saiba de antemão qual o programa utilizado por esses escritórios. Para tanto, os arquivos magnéticos contendo os desenhos do projeto devem ser apresentados em formato o mais genérico possível, correspondente à extensão

  • A. .cdr.
  • B. plt.
  • C. dbf.
  • D. dwg.
  • E. dxf.

Em um lay-out de escritório elaborado em Auto CAD, a quantificação de mobiliário necessário pode ser facilitada, utilizando-se recursos do próprio programa para gerar listagens de quantitativos, pelo emprego de

  • A.

    caixas de texto codificadas.

  • B.

    filtros de contorno em polyline.

  • C.

    blocos com atributos.

  • D. lançamento do mobiliário em layers inteligentes.
  • E. inserção e localização por coordenadas.

Em uma reforma de edifício, a representação de elementos lineares das instalações e de suas interferências com as estruturas de cada andar está provocando uma multiplicação do número de pranchas de projeto e a necessidade de seccionamento dos desenhos para adequação aos formatos padronizados pela ABNT. O escritório responsável pelo desenvolvimento do projeto solicitou à fiscalização, que fosse autorizado o uso de formatos alongados. O procedimento adequado por parte da fiscalização, considerando as recomendações de Montenegro quanto ao tema, deve ser:

  • A.

    rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato A0.

  • B.

    rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que todas as informações sejam acomodadas no formato 2A0.

  • C.

    rejeitar o pedido, pois o uso desses formatos não atende às normas técnicas oficiais, determinando que sejam utilizados múltiplos do formato A0, com fator de aumento 1 ¼, 1 ½, etc.

  • D.

    determinar que o alongamento utilizado seja o estritamente necessário para a acomodação das informações de cada prancha de projeto, de forma a não gerar desperdício com cópias e plotagem de desenhos.

  • E.

    determinar que o alongamento utilizado seja definido pela repetição de formas iguais ou do tamanho imediatamente menor, padronizando-se, se possível, apenas um formato alongado.

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