Questões de Arquitetura da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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São exemplos da utilização adequada do brise-soleil na arquitetura brasileira:

  • A.

    a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948), e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • B.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede do Banco Itaú América, na Av. Paulista, São Paulo, projetada por Rino Levi (1961).

  • C.

    a sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro, projetada por Lúcio Costa e equipe (1937- 1943) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • D.

    Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede da Associação Portuguesa, em Brasília, projetada por João Filgueiras Lima.

  • E.

    o Pavilhão da Indústria, hoje Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, São Paulo, projetado por O. Niemeyer e equipe (1953) e a sede do IAB-SP, em São Paulo, projetada por Abelardo de Souza e equipe (1948).

Segundo Bruno Zevi, o foco central, a essência da arquitetura é

  • A.

    a forma, o volume construído, enquanto composição, o "livre jogo das formas sob a luz".

  • B.

    a construção, dentro de uma visão das novas tecnologias construtivas como protagonistas da modernidade.

  • C.

    o espaço, em suas três dimensões, colocado no tempo, dimensão do movimento e multiplicidade de pontos de vista, e, mais além, a experiência do homem movendo- se no edifício.

  • D.

    o homem e seu ambiente n-dimensional, dotado das três dimensões do espaço, o tempo/movimento e um sem número de variáveis de habitabilidade que qualificam o espaço.

  • E.

    a racionalidade das decisões de projeto, em função dos requisitos definidos no programa de necessidades e das tecnologias disponíveis, que dão à arquitetura um caráter de expressão de seu tempo.

O arquiteto paulista Villanova Artigas, dialogando com o Professor Flávio Motta, produziu uma reflexão de largo alcance sobre o papel emancipador do projeto e a responsabilidade do arquiteto. A semântica da palavra desenho tem um lugar central nessa reflexão e sobre esse assunto, na medida em que

  • A.

    desenhar é lançar as idéias livremente sobre o papel, desvencilhando-se o arquiteto da carga ideológica e contribuindo para a promoção da cidadania.

  • B.

    desenho e projeto guardam entre si a mesma relação que drawing e project, na língua inglesa, o que confere ao primeiro termo um papel de destaque na determinação dos rumos do projeto.

  • C.

    o significado da palavra desenho, recuperando o compromisso com a palavra desígnio, aproxima-se da noção de projeto, reunindo o significado dos termos drawing e design.

  • D.

    o desenvolvimento da noção do desenho enquanto instrumental (drawing) permite compreender as relações entre o pensamento intuitivo e o racional, dando à atividade projetual uma dimensão transformadora das relações sociais.

  • E.

    é estabelecida uma clara diferenciação entre a palavra de língua inglesa design e o significado da palavra projeto

Ceragioli e Cavaglià definem a noção de tecnologia avançada como

  • A.

    a tecnologia industrial de ponta.

  • B.

    a tecnologia que se beneficia de um grande patrimônio científico, de experiências e de relações interdisciplinares.

  • C.

    a tecnologia que dá suporte à nova economia, incorporando os avanços da Tecnologia de Informações e da Biotecnologia.

  • D.

    o conjunto de transformações por que passou o desenvolvimento tecnológico dentro da assim chamada Terceira Onda.

  • E.

    a tecnologia oriunda de países avançados.

Sua empresa, situada na cidade do Rio de Janeiro, decidiu iniciar um programa de racionalização do uso de energia. Todas as dependências da empresa são climatizadas artificialmente, tornando necessárias medidas de redução do consumo de eletricidade pelos aparelhos de ar condicionado. A sede da empresa teve sua arquitetura calcada nas de suas congêneres do Primeiro Mundo, apresentando as seguintes características: Prédio em lâmina com direção predominante Leste-Oeste; fachadas Leste e Oeste cegas, com pequenas janelas de sanitários e de áreas de circulação; fachada principal Norte envidraçada (courtain wall) abrindo para uma vista da Cidade, e fachada sul igualmente envidraçada, voltada para área de jardim. Como encarregado da concepção e implementação de medidas de adequação climática do edifício, você recomendaria

  • A.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca.

  • B.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/ pintura das fachadas leste e oeste com cor branca.

  • C.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Leste e Oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • D.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de persianas internas em ambas as fachadas, preferencialmente à instalação de quebra-sóis externos, e revestimento/pintura das fachadas leste e oeste com cor branca. Aumento da renovação do ar dos ambientes, como forma de tiragem do calor por ventilação natural.

  • E.

    redução do ingresso da radiação solar, com a colocação de quebra-sóis, externamente à fachada Norte, preferivelmente à utilização de persianas internas, e revestimento/ pintura das fachadas Oeste com cor branca. A fachada Leste recebe radiação solar muito menos intensa, podendo receber outro tratamento.

Segundo G. Ciribini, hard technology, ao pé da letra "tecnologia dura", e soft technology ou "tecnologia leve", designam, em um sentido mais amplo, respectivamente,

  • A.

    a tecnologia de computadores e periféricos, de um lado, e, do outro, a dos programas aplicativos

  • B.

    as alternativas tecnológicas mais rígidas do ponto de vista da padronização dos processos produtivos e as alternativas tecnológicas mais flexíveis e adaptáveis a diferentes contextos produtivos

  • C.

    o núcleo principal, ou hard core, do conhecimento tecnológico, pouco variável por situar-se mais próximo ao conhecimento científico, e o desenvolvimento de produtos, no qual a tecnologia assume formas mais variadas para adequar-se às necessidades da produção, uso e manutenção.

  • D.

    a tecnologia das transformações da matéria em produto e a tecnologia dos aspectos de informação e decisão.

  • E.

    na construção civil, as tecnologias tradicionais e as tecnologias alternativas, utilizando novos materiais.

Uma iluminação natural adequada é a que provém diretamente das seguintes fontes de luz:

  • A.

    o sol, a abóbada celeste e superfícies iluminadas no entorno das edificações.

  • B.

    a abóbada celeste e superfícies iluminadas no entorno das edificações.

  • C.

    o sol e a abóbada celeste.

  • D.

    a abóbada celeste, superfícies iluminadas no entorno das edificações e luminárias de alto desempenho de reprodução de cor.

  • E.

    o sol, a abóbada celeste, superfícies iluminadas no entorno das edificações e luminárias de alto desempenho de reprodução de cor.

Dada a existência de um Norte Geográfico e de um Norte Magnético, pode-se afirmar que

  • A. a diferença entre eles é variável no tempo, sendo sua tendência atual decrescente.
  • B. a diferença entre eles é variável no tempo e no espaço, sendo que, segundo a carta isogônica do Observatório Nacional, essa diferença é pouco significativa no Sudeste do Brasil e cresce na direção Oeste.
  • C. a diferença entre eles é desprezível, podendo-se utilizar a informação disponível nos levantamentos topográficos existentes.
  • D. a diferença entre ambos é significativa e deve ser levada em conta para que as decisões de projeto sejam adequadas do ponto de vista da insolação e dos ventos dominantes.
  • E. a diferença entre eles é variável no espaço, sendo decrescente no sentido de aproximadamente O-SO para E-NE.

Nos sistemas de aterramento de instalações elétricas prediais,

  • A.

    o condutor neutro e o condutor terra podem ser combinados em um único condutor, antes da ligação ao eletrodo de terra.

  • B.

    a secção do condutor de terra de um sistema de eletrodutos deve ser dimensionada estatisticamente a partir da composição do consumo de energia dos diferentes equipamentos e circuitos a serem protegidos.

  • C.

    eletrodutos metálicos contínuos podem ser utilizados como condutores de proteção, desde que contínuos e ligados à terra por eletrodo que atenda aos parâmetros máximos de resistência da norma.

  • D.

    circuitos de aterramento devem ser dotados de proteção e interrupção de corrente, como forma de prevenção de sobrecargas e choques elétricos.

  • E.

    instalações elétricas domésticas são dispensadas da exigência de execução de circuitos de aterramento.

Para uma adequada escolha de materiais e soluções de projeto, no condicionamento acústico de um ambiente, tendo em vista as fontes internas e externas de ruído, é necessário ter-se em conta que

  • A.

    absorção e reflexão do som são características mutuamente exclusivas dos materiais, sendo que, normalmente, materiais absorventes são também bons isolantes.

  • B.

    o ouvido humano percebe o som segundo, aproximadamente, o quadrado de sua intensidade, devendo nossa preocupação voltar-se essencialmente para os ruídos mais intensos.

  • C.

    a perda de transmissão, entre a energia sonora que incide em um dos lados de um componente de vedação e a energia transmitida pelo componente, é expressa em decibéis (dB).

  • D.

    os sons de alta freqüência são os que apresentam maior dificuldade de atenuação e absorção, e o projeto deve prever meios adicionais de controle dessas freqüências.

  • E.

    materiais porosos e macios são bons isolantes acústicos, na medida em que absorvem os ruídos do ambiente em que são colocados.

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