Questões de Arquivologia

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A tabela de temporalidade é um instrumento adotado nos arquivos das instituições públicas e privadas. As finalidades dessa tabela incluem

determinar o prazo de guarda dos documentos na fase permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tabela de temporalidade é um instrumento adotado nos arquivos das instituições públicas e privadas. As finalidades dessa tabela incluem

indicar a data provável para a eliminação dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à política de avaliação dos documentos arquivísticos, serão preservados, em caráter permanente, os documentos

que refletem o funcionamento da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à política de avaliação dos documentos arquivísticos, serão preservados, em caráter permanente, os documentos

que provam como a instituição foi organizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à política de avaliação dos documentos arquivísticos, serão preservados, em caráter permanente, os documentos

que registram pura formalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à política de avaliação dos documentos arquivísticos, serão preservados, em caráter permanente, os documentos

que se tornaram obsoletos e que estão manuscritos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à política de avaliação dos documentos arquivísticos, serão preservados, em caráter permanente, os documentos

que estão inseridos na fase corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Conselho Internacional de Arquivos (CIA) que promoveu avanços importantes na área da arquivologia no domínio da cooperação entre países foi criado em:

  • A.

    1962 no âmbito FID;

  • B.

    1945 no âmbito do AMC;

  • C.

    1971 no âmbito CRCCF;

  • D.

    1950 no âmbito da UNESCO;

  • E.

    1964 no âmbito da AFNOR.

As operações intelectuais envolvidas na análise e ordenação do acervo arquivístico denominam-se:

  • A.

    nível de descrição;

  • B.

    avaliação;

  • C.

    arranjo;

  • D.

    identificação;

  • E.

    descrição multinível.

Em sentido restrito, as funções fundamentais dos sistemas e serviços relacionados com o tratamento da informação, tais como Arquivos, Bibliotecas, Centros de Informação ou Serviços de Informação são:

  • A.

    conhecer a demanda de uso e acesso, e arquivamento;

  • B.

    armazenar, avaliar e recuperar informação;

  • C.

    registrar e permitir a acessibilidade às fontes de informação;

  • D.

    avaliar informações sobre necessidade e densidade de uso;

  • E.

    organizar e conservar os documentos.

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