Questões de Arquivologia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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As pastas abaixo deverão ser arquivadas segundo as regras de alfabetação.

I – Terceiro Seminário Brasileiro de Pesquisa.

II – XX Congresso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

III – 9o Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina.

IV – Décimo Sétimo Encontro de Indexadores de Periódicos.

V – 15o Encontro Nacional de Informação e Documentação Jurídica.

A ordem correta de arquivamento é:

  • A. I – III – IV – V – II.
  • B. I – IV – II – V – III.
  • C. II – IV – V – I – III.
  • D. II – V – IV – I – III.
  • E. E) IV – V – II – III – I.

Assinale a afirmação INCORRETA a respeito do método de alfabetação para nomes de pessoas.

  • A.

    Quando os sobrenomes são iguais, prevalece a ordem alfabética dos prenomes

  • B.

    Sobrenomes compostos de substantivo e adjetivo (como Monte Verde) não são separados.

  • C.

    Sobrenomes iniciados com a palavra Santa (como Santa Cruz) são compostos e não se separam.

  • D.

    Títulos que acompanham nomes, como General ou Ministro, são considerados na alfabetação.

  • E.

    Os nomes orientais (japoneses ou árabes, por exemplo) são registrados exatamente como se apresentam.

Indique a opção em que as firmas mencionadas estão apresentadas na ordem adequada, de acordo com as regras de alfabetação.

  • A.

    O Globo – Jornal do Brasil – A Tarde

  • B.

    Fundação Banco do Brasil – Fundação Getúlio Vargas – Fundação dos Correios.

  • C.

    Jorge Zahar Editor – Editora Nova Fronteira – Areal Editores

  • D.

    Roditi Joalheiros – H. Stern – Amsterdam Sauer.

  • E.

    Alumibrás – Associação Brasileira de Imprensa – Associação dos Analistas de Sistemas

O método numérico simples é indireto porque:

  • A.

    a documentação é arquivada em pastas miscelâneas, que devem conter de 10 a 20 correspondentes cada uma

  • B.

    a atribuição de números aos correspondentes é feita segundo ordenação alfabética, sem preocupação com a ordem de entrada.

  • C.

    tem ampla aplicação nos arquivos especiais – discos, fotografias, filmes, fitas sonoras – mediante ligeiras adaptações.

  • D.

    requer consulta a um índice alfabético remissivo, que fornecerá o número sob o qual a pasta ou o documento foi arquivado.

  • E.

    pode-se aproveitar o número de uma pasta que venha a vagar, para não manter pastas sem utilidade no arquivo.

Você recebe a tarefa de organizar um arquivo geográfico por estados. As seis primeiras pastas são:

As pastas devem ser arquivadas na seguinte ordem:

  • A.

    3 - 6 - 4 - 1 - 5 - 2.

  • B.

    5 - 3 - 4 - 1 - 6 - 2.

  • C.

    5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    6 - 3 - 1 - 4 - 5 - 2.

  • E.

    6 - 3 - 5 - 2 - 1 - 4.

Analise os procedimentos abaixo referentes ao manuseio da correspondência comercial. I - Separar toda a correspondência particular e encaminhá-la ainda lacrada, sem abrir os envelopes. II - Conservar o envelope grampeado à carta quando a data de postagem for importante como comprovante. III - Organizar a correspondência por destinatário, mantendo tudo junto: cartas, livros, jornais, revistas e objetos diversos. IV - Encaminhar apenas para o departamento mais importante a carta que contiver assuntos que sejam de interesse de dois ou mais departamentos. V - Agrupar, durante a leitura, os documentos de cada departamento, para que não seja necessário reorganizá-los para serem enviados aos destinatários. São corretos os seguintes procedimentos

  • A. II e V, apenas
  • B.

    III e IV, apenas.

  • C.

    I, II e V, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, III, IV e V, apenas.

Assinale a opção em que a definição do termo "protocolo" diz respeito ao controle de documentos recebidos e/ou expedidos.

  • A. Acordo entre duas ou mais nações, menos importante que o tratado ou a convenção
  • B. Versão preliminar de um acordo entre países, denomina da protocolo de intenções
  • C. Conjunto de normas cerimoniais reguladoras de atos públicos
  • D. Registro de uma conferência internacional ou negociação diplomática
  • E. Livro de registro da correspondência oficial de uma empresa ou instituição

Aponte a afirmativa correta quanto ao atendimento ao público

  • A. Perguntar o motivo da vinda de um cliente é falta de educação
  • B. Julgar um cliente pela aparência é um comportamento a ser evitado
  • C. Cumprimentar os clientes com sorrisos pode ser sinal de humildade
  • D. Tratar o cliente por "querido" ou "meu bem" revela cortesia e cordialidade
  • E. É necessário fornecer toda informação solicitada, mesmo que não se tenha certeza.

Indique a única opção correta de arquivamento, pelo método alfabético, para o nome GENERAL JURANDIR DE CASTELO BRANCO JUNIOR

  • A. Branco Jr., General Jurandir de Castelo
  • B. Junior, General Jurandir de Castelo Branco
  • C. General Branco Junior, Jurandir de Castelo
  • D. Castelo Branco Junior, Jurandir de (General)
  • E. de Castelo Branco Junior, General Jurandir

Assinale a afirmativa INCORRETA a respeito dos arquivos

  • A. Existem três tipos de arquivos: de primeira idade ou corrente, de segunda idade ou intermediário e de terceira idade ou permanente.
  • B. Os documentos e papéis que são consultados com menos freqüência devem ser arquivados em separado daqueles de uso contínuo.
  • C. Os documentos em curso ou de uso freqüente devem ser conservados na sede das empresas que os produziram ou em dependências próximas.
  • D. De acordo com a freqüência de consulta, existem tipos diferentes de arquivos, e para cada um deles há uma forma distinta de organizar, conservar e tratar os documentos.
  • E. Devem ser destruídos todos os documentos que têm apenas valor histórico ou que passaram a ser considerados inúteis ou imprestáveis.
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