Questões de Artes do ano 2011

Lista completa de Questões de Artes do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens subsecutivos.

Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.

Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.

As máscaras mostradas nas figuras acima são diversificadas em termos de sua estrutura, cor, desenho. Essas máscaras não pretendem representar um rosto de forma naturalista, porque seu emprego é simbólico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cultura brasileira é, em grande parte, influenciada pelas culturas dos diversos povos indígenas que aqui estavam muito antes da chegada dos europeus. Atualmente, ainda é possível apreciar a riqueza da arte indígena, sua cultura e tradições. O uso de máscaras entre os índios do Brasil é antigo.

Considerando o texto e as imagens acima, julgue os itens subsequentes.

As máscaras, produzidas com os mais variados materiais, tais como argila, entrecascas, penas, fibras vegetais, são utilizadas pelos indígenas em seus rituais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

Zoomorfos e antropomorfos são termos utilizados para designar objetos que, respectivamente, reproduzam formas de animais e formas humanas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

A figura I mostra um vaso em cerâmica, moldado em desenhos e apliques zoomorfos cuidadosamente elaborados, que estão harmonicamente dispostos, sustentando e circundando o vaso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sinais da presença humana ancestral estão em achados arqueológicos que vão desde pinturas rupestres, artefatos feitos de pedra e restos de fogueiras a esqueletos e aterros. Vestígios de objetos sofisticados de cerâmica, como vasos decorados com inspiração na fauna, urnas funerárias, estatuetas femininas e de animais, atestam ter havido uma organização social complexa na pré-história da Amazônia.

Com referência ao tema do texto acima e às imagens que o antecedem, julgue os itens a seguir.

As peças mostradas nas figuras I e II possuem formas imaginárias atestadoras de que os povos indígenas que as executaram não possuíam habilidade técnica para realizar esculturas bem feitas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

É possível identificar, na pintura Encontro das Águas, características do estilo neoclássico, tanto em sua temática, quanto na representação das personagens — de uma perfeição realista idealizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A arte na contemporaneidade (e seu ensino) busca ser conectada à cultura e sua diversidade. Nesse sentido, para uma educação multicultural, é necessário criar ambientes de aprendizagem que promovam

  • A.

    a compreensão da cultura indígena e os padrões estéticos dos 225 povos originários que subsistem no Brasil.

  • B.

    o estudo do folclore brasileiro em conexão com o mito das três raças.

  • C.

    a alfabetização cultural nos diferentes códigos culturais.

  • D.

    a preservação das manifestações artísticas que são cada vez mais valorizadas nos centros urbanos.

  • E.

    o estudo geográfico dos cinco continentes e suas culturas com foco especialmente em sua história.

A partir dos anos 70 do século XX, surgem estudos sobre o processo de leitura de obras de arte, elucidando os aspectos que primeiro chamam atenção ao olhar do aluno e a maneira como se chega a uma compreensão contextualizada das obras. Tais investigações foram realizadas pelos pesquisadores

  • A.

    Michael Parsons; Fernando Hernandez; Maria Helena Martins.

  • B.

    Fernando Hernandez; Howard Gardner; Cildo Meireles.

  • C.

    Ana Mae Barbosa; Regina Machado; Abigail Housen.

  • D.

    Edmund Feldman; Abigail Housen; Michael Parsons.

  • E.

    Maria Helena Martins; Analice Dutra Pillar; Ivone Richter.

Sobre a relação entre arte e tecnologia, Diana Domingues (In: Pillar, 1999), artista e teórica sobre arte e tecnologia, comenta que a partir dos anos 50 do século XX, surgem produções artísticas cujo aparecimento somente é possível pela interpenetração de conhecimentos de artistas, técnicos e cientistas, como a imagem abaixo, da obra do artista:

  • A.

    Guto Lacaz.

  • B.

    Abraham Palatnik.

  • C.

    Alexander Calder.

  • D.

    Jean Tinguely.

  • E.

    Mestre Molina.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...