Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F

Com relação à sistematização da prática de Jogos Teatrais proposta por Viola Spolin, podese dizer que:

I) uma das instâncias fundamentais é o FOCO ou PONTO DE CONCENTRAÇÃO;

II) com o FOCO dividido a espontaneidade acontece;

III) o ator deve estar livre para improvisar, sem regras;

IV) muitas vezes os jogadores trabalham um DUPLO PROBLEMA A RESOLVER.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o procedimento de Improvisação Teatral, tomando por base o pensamento Spoliano, observe as questões a seguir.

I) Utiliza-se a instrução de jogo para situar o FOCO de atenção.

II) A improvisação não tem um passo-a-passo definido.

III) O jogador deixar-se levar por resoluções de jogo inesperadas.

IV) O “problema do jogo” aprisiona o jogador, sendo prejudicial para ele.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue os itens que se seguem. A performance consiste em uma arte híbrida que considera a materialidade do corpo e dos objetos e assume o intercâmbio de linguagens, reunindo artistas de diversas formações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existe diversidade na dança no Brasil, mas a procura por elementos de essência, ou de raíz, numa proposta de processo criativo na dança contemporânea leva à utilização de aspectos da cultura __________________ em suas vivências/atividades. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Europeia
  • B. Nagô/Iorubá
  • C. Norte Americana
  • D. Africana
  • E. Alemã/Expressionista

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem. As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem. A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que indica a linguagem artística descrita no texto precedente.

  • A. dança contemporânea
  • B. videodança
  • C. dança virtual
  • D. tecnodança
  • E. dança circular

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, F, V, F, V
  • B. V,F, V, V, V
  • C. V, V, V, V, F
  • D. V, V, V, V, V
  • E. F, V, V, V, V

Dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

  • A. dentre as competências e habilidades da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão: Representação e Comunicação; Fruição e Estética; Contextualização Sociocultural.
  • B. as tecnologias da comunicação e informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social.
  • C. as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico. A Televisão, a Rádio, a Informática, entre outros, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis.
  • D. as tecnologias estão no passado, no presente e estarão no futuro como armas humanas de desvendamento do universo natural e social. A problemática se encontra nas formas de seus usos, e não nos fins de sua criação.
  • E. as tecnologias da comunicação e informação não podem ser reduzidas a máquinas, pois resultam de processos sociais e negociações que se tornam concretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!