Questões de Artes

Lista completa de Questões de Artes para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Arte deve ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.

I. ( ) Surgiram os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho Pedagógico.

II. ( ) O ensino da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação Musical no trabalho escolar.

III. ( ) A Lei 5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.

IV. ( ) Com o estabelecimento da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.

V. ( ) Para ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.

Marque a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, V, V, V, F
  • B. V, V, F, V, F
  • C. V, F, V, F, F
  • D. F, F, V, V, V
  • E. F, V, V, V, F

Com relação à sistematização da prática de Jogos Teatrais proposta por Viola Spolin, podese dizer que:

I) uma das instâncias fundamentais é o FOCO ou PONTO DE CONCENTRAÇÃO;

II) com o FOCO dividido a espontaneidade acontece;

III) o ator deve estar livre para improvisar, sem regras;

IV) muitas vezes os jogadores trabalham um DUPLO PROBLEMA A RESOLVER.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Sobre o procedimento de Improvisação Teatral, tomando por base o pensamento Spoliano, observe as questões a seguir.

I) Utiliza-se a instrução de jogo para situar o FOCO de atenção.

II) A improvisação não tem um passo-a-passo definido.

III) O jogador deixar-se levar por resoluções de jogo inesperadas.

IV) O “problema do jogo” aprisiona o jogador, sendo prejudicial para ele.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

  • A. I, II, IV
  • B. I, II, III
  • C. III, IV
  • D. II, IV
  • E. I, II

Acerca do processo criativo no teatro contemporâneo, julgue os itens que se seguem. A performance consiste em uma arte híbrida que considera a materialidade do corpo e dos objetos e assume o intercâmbio de linguagens, reunindo artistas de diversas formações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existe diversidade na dança no Brasil, mas a procura por elementos de essência, ou de raíz, numa proposta de processo criativo na dança contemporânea leva à utilização de aspectos da cultura __________________ em suas vivências/atividades. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE preenche a lacuna da frase acima.

  • A. Europeia
  • B. Nagô/Iorubá
  • C. Norte Americana
  • D. Africana
  • E. Alemã/Expressionista

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem. As produções cênicas do diretor Hugo Rodas limitam-se exclusivamente à linguagem teatral.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das relações entre o teatro e a cultura local, regional, nacional e internacional, julgue os itens que se seguem. A intensa troca entre as linguagens artísticas podem ser experienciadas em encenações dos Irmãos Guimarães.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção que indica a linguagem artística descrita no texto precedente.

  • A. dança contemporânea
  • B. videodança
  • C. dança virtual
  • D. tecnodança
  • E. dança circular

As afirmações abaixo se relacionam à linguagem da dança, que se estabelece no ensino da arte como um pensar em termos de movimento que se executa como emoção física, impulsionado pelas sensações musculares e articulações do corpo. Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO, sobre as exigências da aprendizagem da Dança – a Arte do movimento:

I. ( ) Praticar o pensamento tornado presente por meio da ação corporal, poetizado pela criação de movimentos expressivos.

II. ( ) Aprender a estrutura e o funcionamento corporal por meio de diferentes formas de locomoção, deslocamento e orientação no espaço.

III. ( ) Criar, improvisando, movimentos expressivos a partir de diferentes formas corporais, como curvar, esticar, torcer, balançar, sacudir, respondendo a pulsações internas rítmicas, mudanças de tempo, etc.

IV. ( ) Registrar a sequência de movimentos expressivos criados em coreografias simples.

V. ( ) Perceber e ler as soluções expressivas encontradas pelo grupo para comunicar pelo movimento a sua ideia de sentimento/pensamento.

Entre as afirmativas verdadeiras e falsas, assinale a alternativa abaixo que corresponde à sequência CORRETA:

  • A. V, F, V, F, V
  • B. V,F, V, V, V
  • C. V, V, V, V, F
  • D. V, V, V, V, V
  • E. F, V, V, V, V

Dentre as afirmativas abaixo, é INCORRETO afirmar que:

  • A. dentre as competências e habilidades da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, estão: Representação e Comunicação; Fruição e Estética; Contextualização Sociocultural.
  • B. as tecnologias da comunicação e informação e seu estudo devem permear o currículo e suas disciplinas. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece é mais que uma necessidade, é um direito social.
  • C. as novas tecnologias da comunicação e da informação permeiam o cotidiano, independente do espaço físico. A Televisão, a Rádio, a Informática, entre outros, fizeram com que os homens se aproximassem por imagens e sons de mundos antes inimagináveis.
  • D. as tecnologias estão no passado, no presente e estarão no futuro como armas humanas de desvendamento do universo natural e social. A problemática se encontra nas formas de seus usos, e não nos fins de sua criação.
  • E. as tecnologias da comunicação e informação não podem ser reduzidas a máquinas, pois resultam de processos sociais e negociações que se tornam concretas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...