Questões de Artes do ano 2014

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  • A. cria uma analogia antropomórfica com o personagem histórico Sansão, aludindo à sua força descomunal;
  • B. enaltece a combinação entre arte e tecnologia, valorizando o ferro e as engrenagens mecânicas do macaco;
  • C. protesta contra as barreiras que a sociedade impõe, criticando as "catracas" espaciais, culturais e sociais existentes;
  • D. separa escultura de arquitetura, em uma situação em que a primeira destrói a segunda;
  • E. envolve o visitante como observador e participante da eventual destruição da obra e do espaço da galeria.

O diálogo entre as artes contemporâneas e a mídia digital tem redefinido a noção de espaço físico artístico e imposto novas concepções curatoriais.

O curador envolvido com a interação entre arte, ciência e tecnologia digital deve levar em consideração:

  • A. a luminosidade do espaço e a dimensão das salas;
  • B. os recursos para isolamento ou integração de ambientes;
  • C. a arquitetura do local expositivo;
  • D. as partes sequenciais da trajetória expositiva;
  • E. a interatividade, a instantaneidade, a não linearidade e a ubiquidade.

A instalação é uma modalidade da arte contemporânea, constituída pela combinação de diversos elementos, organizados em uma estrutura complexa. Entre suas características, pode-se identificar:

  • A. o uso de materiais próprios para a produção artística, como mármore, gesso e pigmentos;
  • B. a função mimética, que permite à arte espelhar o mundo da natureza;
  • C. a interação com o espaço e com os observadores da obra, demandados a usarem seus sentidos;
  • D. a estrutura monumental e bidimensional das obras, que em geral ocupam espaços amplos;
  • E. a afetação sensível do espectador, receptor do belo que emana da obra.

Em seu estudo sobre a concepção, montagem e execução de exposições, Marília Xavier Cury trata das estratégias de planejamento e analisa o processo de concepção e montagem de exposições do ponto de vista das decisões fundamentais a serem tomadas, por parte do museu e seus curadores, em parceria com o autor e o público. A respeito das decisões a serem tomadas, analise a caracterização abaixo.

I. As decisões são tomadas tendo como referência o princípio da Qualidade Total aplicado ao contexto museológico e são avaliadas tendo em vista sua funcionalidade. O conceito norteador dessa abordagem é o de qualidade.

II. As decisões fundamentais (nível estratégico) e incrementais (táticas) que fazem parte da concepção e do planejamento de uma exposição são tomadas de modo interativo pela equipe que irá realizá-las. O conceito norteador dessa abordagem é o de sistema.

III. As decisões são tomadas e atribuídas em função de um fluxograma que estabelece os papéis dos profissionais envolvidos em cada fase de montagem de uma exposição. O conceito norteador dessa abordagem é o de planejamento.

As caracterizações acima correspondem, respectivamente, à abordagem:

  • A. administrativa, técnica e política;
  • B. administrativa, política e técnica;
  • C. política, administrativa e técnica;
  • D. técnica, política e administrativa;
  • E. política, técnica e administrativa.

  • A. 1 e 2;
  • B. 1 e 3;
  • C. 2 e 4;
  • D. 3 e 4;
  • E. 2 e 3

  • A. plano técnico; fabricação; instalação; pré-montagem;
  • B. pré-montagem; fabricação; plano técnico; instalação;
  • C. plano técnico; instalação; pré-montagem; fabricação;
  • D. pré-montagem; plano técnico; fabricação; instalação.
  • E. plano técnico; pré-montagem; instalação; fabricação.

Com relação às especificidades culturais do teatro Nô, analise as afirmativas a seguir, considerando V a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

Há uma tensão constitutiva do Nô entre “o que é visto pela mente” (tai) e “o que é visto pelos olhos" (yu) e cabe ao treinamento e à encenação do ator principal (shite) evidenciar isso na formalidade do gesto e do uso da máscara.

O ator do Nô passa por anos de treinamento, desde a infância, e sua arte é passada de pai para filho entre várias famílias de shites.

O drama Nô tem uma estrutura imutável, composta apenas de dois tipos de atores, o principal (shite) e o secundário (waki), que portam máscaras, declamam o texto e executam pequenas peças musicais.

A sequência correta é:

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. “dramas sociais” são apenas os fenômenos culturais das sociedades tradicionais, pois a modernidade ocidental tende a eliminar o aspecto performático do cotidiano;
  • B. a atividade de performatizar é uma representação exterior de contextos culturais específicos e seus atores sociais não são alterados por ela;
  • C. a dança estética e ritual exige, para seu sucesso, completo distanciamento entre os performers e a audiência, que deve permanecer no papel de receptor passivo;
  • D. a performance é um automatismo comportamental determinado geneticamente, daí a possibilidade de estudá-la tanto na biologia quanto na antropologia;
  • E. em uma performance, tempo e ritmo podem ser usados do mesmo modo que um texto, objetos cênicos, fantasias ou os corpos dos atores.

Acerca das políticas públicas de cultura que influenciaram o campo das artes na recente história republicana do Brasil, analise as afirmativas abaixo.

I. Durante o governo de José Sarne , foi criado o Ministério da Cultura e promulgada uma lei de incentivos fiscais para a cultura conhecida como Lei Sarney.

II. Sob o governo de ernando Collor, o Ministério da Cultura foi extinto junto com diversos de seus órgãos, entre os quais a Funarte, transformada em Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC).

III. No governo de Itamar ranco, o Ministério da Cultura foi recriado, junto com algumas de suas instituições, como a Funarte.

Assinale se:

  • A. apenas I está correta;
  • B. apenas II está correta;
  • C. apenas III está correta;
  • D. apenas I e II estão corretas;
  • E. todas estão corretas.

Durante os anos 1970 e 1980, as lideranças sindicais buscaram mobilizar os metalúrgicos mediante uma programação cultural, entendida como estratégia de luta e de formação política. Nesse contexto, é montado o Grupo de Teatro Forja, ligado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, composto por dirigentes sindicais, trabalhadores de base, alguns atores e um diretor de teatro. O grupo atuava nas campanhas salariais, se apresentava nas portas das fábricas, nas assembleias e nos bairros operários, assessorava movimentos sociais locais e montava peças com base na criação coletiva de textos, após debates intensos de seus integrantes. A experiência teatral descrita acima exemplifica a relação entre militância, arte e política, encontrada:

  • A. no teatro pobre e no teatro antropológico;
  • B. no teatro do oprimido e no teatro ambiental;
  • C. no teatro militante e no teatro operário;
  • D. no teatro essencial e no teatro mínimo;
  • E. no teatro do absurdo e no teatro da crueldade.
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