Questões sobre Arte/Educação

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“Uma perspectiva que considera a arte de um ponto de vista holístico enquanto fenômeno humano ligado à criação de realidades estéticas subjetivas ou virtuais, se bem que existem diferentes linguagens processuais, operativas ou de execução e expressivas próprias dentro do fenômeno artístico, elas são potencialmente intermodais. Tal significa que todo o ser humano tem em si a capacidade de criar, expressar-se e comunicar recorrendo a qualquer uma das possibilidades” (CARVALHO,2010). Sobre a citação acima, podemos dizer que ela define:

  • A. Arte integrada.
  • B. Arte terapia temática.
  • C. Arte psicoterapia.
  • D. Arte terapia vivencial.
  • E. Terapia expressiva.

Sobre o trabalho com argila no setting terapêutico, marque a alternativa incorreta:

  • A. É o processo de fluidez entre o material e o manipulador.
  • B. Oferece experiência, tanto tátil quanto anestésica.
  • C. Aflora os investimentos libidinais.
  • D. A argila por si só é curativa.
  • E. A argila promove o manifestar ativo dos processos internos mais primários.

Técnica que estimula a criatividade, a reconstrução, a atenção, a construção, a percepção, a transformação, o concreto e a mudança. Por intermédio dela, busca-se as possibilidades de transformação e de reaproveitamento. Este relato refere-se ao (à):

  • A. Desenho.
  • B. Modelagem.
  • C. Construção.
  • D. Colagem.
  • E. Sucata.

Segundo Carvalho (2001), existe quatro modelos de arte terapia. Em relação ao modelo arte terapia temática, assinale a assertiva correta:

  • A. É indicado particularmente para trabalhos com pacientes psicóticos.
  • B. Corresponde a uma abordagem não diretiva.
  • C. É uma abordagem semidiretiva ou diretiva, sendo o foco as expressões de afetos específicos a serem trabalhados.
  • D. Facilitadora do insight.
  • E. Nesse modelo adota-se uma perspectiva intersubjetiva.

Ciornai (1994) diz que os ajustamentos que o sujeito precisa fazer para experimentar o mundo são sempre criativos, porque se referem a uma assimilação constante entre o novo e o já conhecido. Diante do exposto, podemos afirmar que os itens abaixo são objetivos da arte terapia, exceto:

  • A. Promover um ambiente saudável para que a pessoa possa se sentir segura durante o processo.
  • B. Possibilitar à pessoa o seu próprio reconhecimento pessoal, ou seja, promover seu autoconhecimento.
  • C. Resgatar a auto estima e auto confiança, por intermédio dos recursos da arte terapia.
  • D. Estimular a criação, com o objetivo de que o indivíduo atribua novos significados a sua vida. E durante as vivências preocupar-se com a estética de cada recurso utilizado pelo arte terapeuta.
  • E. Propor um espaço de criação e de facilitação da comunicação verbal e não verbal no processo de arte terapia.

Acerca da música na arte terapia e de seu efeito no metabolismo, assinale a afirmativa correta.

  • A. Aumenta o metabolismo.
  • B. Aumenta ou diminui a energia muscular.
  • C. Afeta a percepção de outros estímulos.
  • D. Altera a pressão sanguínea, respiração e a pulsação.
  • E. Não é qualquer música que pode se associar ao trabalho no setting terapêutico. Esta deve ser escolhida com bastante cautela.

Uma técnica muito utilizada na arte terapia junguiana é o desenho ou a pintura de mandalas. O termo mandala vem do sânscrito e significa círculo mágico, e designa figuras geométricas formadas a partir do centro de um círculo ou de um quadrado, configurando um espaço sagrado (Raffaelli, 2009, p.47). Diante desta citação, assinale a alternativa correta:

  • A. Desenhar mandala está ligada à autodescoberta, podendo auxiliar no restabelecimento do equilíbrio interior perdido.
  • B. É o próprio arte terapeuta que faz a interpretação da mandala desenhada pelo indivíduo.
  • C. A mandala trabalha a pessoa apenas nos aspectos físicos e emocionais.
  • D. O trabalho com mandala só pode ser feito com a ajuda de um terapeuta.
  • E. A mandala possui como uma única eficácia, a conservação da ordem psíquica.

Educadores preocupados com as questões do ensino da Arte deram início a uma ampla discussão que, na década de 80, deflagrou a criação da Federação de Artes Educadores. Dessa mobilização, resultou o redimensionamento da concepção da Arte no contexto educacional formal, o que está contemplado, em certa medida, nos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (Brasil 1998), nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte (Brasil, 1997, Brasil, 1998), para o ensino fundamental, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999). Nesses documentos, a Arte é apontada como área de conhecimento (os documentos se referem ao ensino de Arte, e não mais à Educação Artística), e as diferentes linguagens são respeitadas quanto às especificidades inerentes a cada uma, no que tange aos conhecimentos a serem construídos. Assim, estão apresentadas as áreas de Artes Visuais, Musica, Teatro e Dança. O conhecimento a ser construído em cada uma dessas linguagens está organizado em torno de três eixos: a produção artística, a apreciação artística e a contextualização histórico-cultural dos diferentes fazeres em Arte, que são explicados assim:

I. Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção, representação) e ao conjunto de informações a ele relacionados, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

II. Apreciar refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção, decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela relacionado. A ação de apreciar abrange a produção artística do aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas práticas populares, no meio ambiente.

III. Apreciar refere-se ao fazer artístico e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no âmbito do fazer aluno e do desenvolvimento de seu percurso de criação. O ato de produzir se realiza por meio de experimentação e uso das linguagens artísticas.

IV. Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividade.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III.
  • B. I – III.
  • C. II – III – IV.
  • D. II – III.
  • E. I – II – IV.

O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), “A arte é uma produção cultural”. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.

  • A. O ensino da arte é fator contribuinte na formação integral do cidadão. A criação é fator primordial na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento mediador entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.
  • B. O ensino da arte busca, antes de qualquer coisa, a constituição de um ser humano sensível, formado em integralidade para compartilhar com o outro um pouco de si e do conhecimento estético e artístico que compõe sua formação e cultura.
  • C. A arte é a representação do mundo cultural com significado, imaginação; é interpretação, é conhecimento do mundo; é expressão de sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, é fruição.
  • D. A arte é conhecimento elaborado historicamente que traz consigo uma visão de mundo, um olhar crítico e sensível, implicado de contexto histórico, cultural, político, social e econômico de cada época.
  • E. O ensino da arte é fator contribuinte na formação parcial do cidadão. A criação é fator secundário na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento irrelevante entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.

No início da década de 1990, a Proposta Triangular, que ficou conhecida inicialmente como metodologia triangular proposta por Barbosa, disseminou-se por todo o país e ganhou adeptos entre os professores da então denominada Educação Artística que passaram a trabalhar não só com a produção artística, mas, no ensino, a partir de três ações: leitura de imagem, produção e contextualização. Observe a imagem a seguir.

 É CORRETO afirmar que a Proposta Triangular

  • A. surgiu da adaptação de um método de ensino, o qual se baseava unicamente no ensino da cultura local, nacional e na expressão individual.
  • B. é tradicional, porém interacionista, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. Não é todo conteúdo que pode ser interpretado e operacionalizado por ela.
  • C. não apresenta uma sequência metodológica, ora pode-se trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, não sendo uma metodologia estática.
  • D. parte unicamente da codificação da imagem, da contextualização e da criação (fazer artístico).
  • E. apresenta-se em uma sequência metodológica: trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, sendo uma metodologia estática.
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