Questões sobre Arte/Educação

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O docente de artes selecionou as imagens acima e estimulou o debate sobre a linguagem da dança com algumas perguntas: o movimento individual obedece algum tipo de coreografia? Existe uma sequência compartilhada nos movimentos ou eles são aleatórios? Qual a função da dança nos dois casos? Com relação aos objetivos desta atividade, analise as afirmativas a seguir.

I. Despertar o interesse pela dança como atividade coletiva, capaz de gerar identidade e promover a interação.

II. Compreender e apreciar as diversas danças como manifestações culturais, sem hierarquizá-las.

III. Estudar a estrutura e o funcionamento do corpo em movimento para entender o valor dos exercícios físicos.

Assinale:

  • A. se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B. se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C. se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D. se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmativas estiverem corretas.

No processo de ensino aprendizagem, o professor deve considerar a dança como

  • A. complemento das aulas de música, sobretudo quando se estudam as manifestações populares.
  • B. forma de integração e expressão individual e coletiva, possuidora de uma linguagem própria.
  • C. conteúdo da Educação Física, vinculado aos momentos comemorativos do calendário escolar.
  • D. aprendizado de habilidades técnicas que envolvem ritmo e graça nos movimentos.
  • E. oportunidade de melhorar o entrosamento social dos alunos pela prática de danças coletivas.

No contexto pedagógico, os termos informação e conhecimento correspondem, respectivamente:

  • A. orientar o aluno sobre temáticas transversais; apresentar dados históricos.
  • B. aprofundar temáticas relevantes utilizando o diálogo como ferramenta educacional; professar conceitos e formulas estruturantes.
  • C. esclarecer a comunidade escolar a respeito de sua estrutura pedagógica; explicitar o conhecimento prévio do educador.
  • D. projeto didático construtivista baseado no acumulo de informações; proposta metodológica denominada Behaviorismo apresentada por Frederic Skinner (1904-1990).
  • E. conjunto de fatos e ou dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si; o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação, da compreensão da informação.

Considere a situação abaixo.

Um grupo de alunos em deslocamento para uma visita a um museu aborda o professor durante o percurso fazendo perguntas e comentando sobre o percurso em que transitam.

Partindo dos conceitos de Fernando Hernández, tal postura deve ser estimulada por

  • A. ocupar os alunos durante o trajeto a fim de evitar atritos e situações que estimulem o bulling. Favorecendo a possibilidade de novos laços afetivos e sociais.
  • B. reconhecer o trajeto entre escola e museu possibilitando que o aluno consiga retornar de maneira autônoma individualmente ou com seus familiares. Favorecendo a construção da independência e maturidade.
  • C. buscar exemplos na cultura que nos cerca tem a função de aprender a interpretá-los a partir de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência dos aluno sobre si mesmos e sobre o mundo de que fazem parte.
  • D. buscar exemplos na cultura que nos cerca fortalecendo um olhar crítico as diferentes classes sociais que colaboram com a depreciação do patrimônio cultural. Favorecendo, desta maneira, a tomada de consciência da necessidade de novos projetos de trabalho.
  • E. reconhecer as diferenças entre a cultura visual da escola, da rua e do museu com o objetivo de impor uma mudança educativa na postura dos alunos em sala de aula para que melhorem seus conceitos em projetos de trabalho.

De acordo com Rizzi (in: BARBOSA et al., 2003), dos anos 1990 em diante, temos aqui no Brasil, sistematizada por Ana Mae Barbosa, uma concepção de conhecimento em artes denominada:

  • A. Proposta Triangular do Ensino da Arte.
  • B. Socialização do Ensino Artístico.
  • C. Proposta Pedagógica Artística.
  • D. Proposta de Ensino Tecnicista.
  • E. Proposta de Expressão Criativa.

De acordo com Richter (in: BARBOSA et al., 2003) acerca do movimento de reflexão da cultura, a diversidade tem sido trabalhada não só dentro da perspectiva do “multiculturalismo” como também através da denominação de _____________, termo que, na opinião da autora, parece mais adequado, pois implica em uma inter-relação de reciprocidade entre culturas.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A. interculturalidade
  • B. transversalidade
  • C. transdisciplinaridade
  • D. pluralidade cultural
  • E. interdisciplinaridade

Ferraz e Fusari (1992) sintetizam caraterísticas das abordagens metodológicas de acordo com a nomenclatura do ensino da arte, usada entre as décadas 1970 e 1990. Analise as afirmações abaixo e assinale V, para as verdadeiras, ou F, para as falsas.

( ) A Educação através da Arte vem se caracterizando pelo posicionamento idealista, direcionado para uma relação subjetiva com o mundo.

( ) A Educação Artística preocupa-se com a expressividade individual, com técnicas, insuficiente no aprofundamento do conhecimento da Arte, de sua história e das linguagens artísticas propriamente ditas.

( ) A Arte-Educação apresenta-se como um movimento em busca de novas metodologias de ensino e aprendizagem de Arte nas escolas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – F.
  • B. V – F – F.
  • C. V – V – V.
  • D. F – V – V.
  • E. F – F – F.

Ferraz e Fusari (1992) abordam uma concepção de Arte na educação escolar, com mobilidade de conceitos, que auxiliam na fundamentação de uma proposta de ensino aprendizagem, artísticos, estéticos, quais sejam:

  • A. Fazer – simbolizar – comunicar.
  • B. Fazer – representar – exprimir.
  • C. Apreciar – contextualizar – interpretar.
  • D. Apreciar – representar – exprimir.
  • E. Simbolizar – inventar – contextualizar.

Segundo Argan (1992), a corrente Surrealista, produto de uma mentalidade própria da época, teve o “Manifesto” intitulado Le Surréalisme et la peinture publicado em 1928 por:

  • A. Kurt Schwitters.
  • B. Max Ernest.
  • C. Marcel Duchamp.
  • D. André Breton.
  • E. Francis Picabia.

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Os estudantes são levados a apreciarem uma obra de arte, mantendo um contato “sensível” onde são mobilizadas, também, diversas funções cognitivas, como a atenção, a percepção, a imaginação e a memória.

2. Os estudantes, ao relacionarem sua situação de origem com diferentes circunstâncias social e histórica, serão capazes de refletir sobre si mesmos e construir a consciência de si e, consequentemente, de sua cidadania.

3. Os estudantes experimentam materiais e suportes variados, articulando significados e tendo uma experiência poética, podendo ser realizada nas diversas linguagens artísticas.

( ) Contextualização.

( ) Fazer artístico.

( ) Fruição.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 3, 2, 1.
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