Questões de Artes da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A arte e seu ensino na contemporaneidade busca ser crítica e conectada com a cultura, enfatizando o compromisso com a diversidade cultural que dá atenção à diversidade de códigos em função de etnias, gênero, classe social, religiões, etc.

 Para Ivone Richter (In Barbosa, 2002), o termo mais adequado a um ensino-aprendizagem em arte que se propõe estabelecer a inter-relação entre os códigos culturais de diferentes grupos culturais é:

  • A.

    Hibridismo.

  • B.

    Mediação Cultural

  • C.

    Multiculturalidade.

  • D.

    Pluralidade Cultural.

  • E.

    Interculturalidade.

Amanda Tojal (2007) foi pioneira no Brasil em sua abordagem na formação de públicos cegos para o museu. Com ela aprendemos que, na impossibilidade de um aluno visualizar imagens nas aulas de artes visuais, podemos recorrer:

  • A.

    ao toque em imagens bidimensionais.

  • B.

    apenas ao fazer artístico e à contextualização da obra.

  • C.

    às potencialidades sonoras, visuais e gestuais do objeto artístico.

  • D.

    ao toque direto em objetos tridimensionais e ao toque em objetos pedagógicos, como imagens de obras reproduzidas em diferentes relevos e texturas.

  • E.

    à possibilidade de desenvolver narrativas que descrevam precisamente as formas e os conteúdos da imagem.

Com relação à Abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa na década de 1980, é correto afirmar:

  • A.

    é um método a ser aplicado através de eixos hierárquicos lineares.

  • B.

    é uma metodologia que se limita a si mesma, não se abrindo a outras teorias.

  • C.

    a partir de seus três eixos, fazer, ler e contextualizar, é possível pensar uma atuação significativa no ensino de Arte.

  • D.

    serve para quem quer um manual de caráter prescritivo.

  • E.

    no eixo da leitura é possível aprender a produzir um trabalho artístico.

Pesquisas preocupadas com a educação, arte e inclusão apontam para a necessidade de produção de objetos pedagógicos para ampliar as possibilidades de sua inclusão na escola. Fonseca da Silva (2010) alerta que “os objetos pedagógicos devem garantir um conjunto de características a serem observadas pelo professor de arte”.

Dentre as características, podemos apontar como corretas as afirmativas:

1. Inserir a pessoa com deficiência na aprendizagem de artes da turma.

2. Potencializar as aprendizagens dos estudantes.

3. Veicular uma concepção de ensino de arte espontaneista.

4. Garantir os aspectos lúdicos, desestabilizador, investigativo e inquietante na aprendizagem da arte contemporânea.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

As novas mídias trazem consigo novas linguagens e novas estratégias de aprender. Neste contexto é importante que a escola e os professores conheçam e se utilizem das mídias que estão no cotidiano, observando como elas podem colaborar na aprendizagem. A Mansão de Quelícera é um jogo eletrônico educativo que oportuniza novas possibilidades de interação e conexão com a arte, uma vez que durante todo o jogo o jogador é convidado a apreciá-la.

O jogo conta com citação de 101 obras da tradição de pintura artística, tendo por base o conceito que é marca das produções culturais contemporâneas.

Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito correspondente.

  • A.

    Apropriação

  • B.

    Assemblagem

  • C.

    Reelaboração

  • D.

    Reprodução

  • E.

    Releitura

Assinale a alternativa que corresponde à definição de educação especial apresentada na Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina, considerando os efeitos da Lei Complementar no 170 de 1998.

  • A.

    Educação especializada voltada para o atendimento de um público especial.

  • B.

    Processo interativo de educação escolar que visa à prevenção, ao ensino, à reabilitação e à integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

  • C.

    Educação escolar pública voltada estritamente para as pessoas que têm impedimento de natureza física e intelectual

  • D.

    Processo pedagógico que visa o ensino e a integração social de educandos portadores de necessidades especiais, mediante a utilização de materiais pedagógicos e tecnológicos em geral.

  • E.

    Educação escolar pública efetivada mediante a garantia de educadores especializados visando a formação de um cidadão integral.

A pintura a óleo possibilitou o emprego da tela e facilitou a criação de obras móveis e o intercâmbio de obras de arte entre os povos. Por muito tempo tomou conta da palheta do artista, abolindo-o do penoso trabalho de preparação de cores e materiais cotidianamente.

Na pintura a óleo, os óleos secativos são os _________________ da pintura. O mais popular e tradicionalmente empregado pelos artistas é o óleo de ___________ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.

  • A.

    solventes – nozes

  • B.

    mordentes – linho

  • C.

    aglutinantes – linhaça

  • D.

    bálsamos – papoulas

  • E. diluentes – girassol

Com relação as técnicas de modelagem cerâmica, identifique as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).

( ) Na técnica de modelagem da placa, a massa é aberta com um rolo e dois sarrafos como guia e as partes são cortadas e unidas.

( ) O engobe é uma técnica de modelagem feita com argila colorida de consistência cremosa, a qual é aplicada sobre a peça crua e úmida.

( ) No processo de modelagem a partir de um bloco sólido, a peça deve posteriormente ser oca.

( ) Raku é uma técnica milenar de modelagem cerâmica executada com serragem.

( ) Executar rolos uniformes de argila e moldar uma peça através da sobreposição destes rolos configura a prática de modelagem em rolos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – V – F

  • B.

    V – F – V – V – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    V – F – F – V – F

  • E.

    F – V – F – F – V

Conhecer os processos de aprendizagem do desenho favorece transformações nos projetos de ensino. A pesquisa de Rosa Iavelberg (1995) sobre o desenho cultivado aponta-nos para o fato de que:

  • A.

    situações de busca espontânea são suficientes para o desenvolvimento do desenho.

  • B.

    a cópia de desenhos estereotipados favorece a elaboração de desenhos criativos.

  • C. oportunidades de interação cultural oferecidas pela escola marcam diferenças no desenvolvimento em desenho entre sujeitos.
  • D.

    a criança desenvolve seus desenhos independente das interações com os desenhos produzidos socialmente e acumulados historicamente.

  • E.

    o conhecimento e o desenvolvimento do desenho implicam uma busca pessoal do sujeito independente de proposições poéticas.

Em torno da escultura brasileira, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os ex-votos, esculpidos em sabão, fazem parte da produção escultórica da arte sacra.

  • B.

    Bruno Giorgi executou várias obras públicas, entre elas as conhecidas Candangos e Meteoro em Brasília.

  • C.

    Elke Hering produziu esculturas em diversos materiais, entre eles o cristal. Sua obra faz parte do acervo de vários museus, excluindo o MASC.

  • D.

    A obra A Soma de Nossos Dias, de Maria Martins, foi observada e analisada por crianças na experiência com a Proposta Triangular no MASP.

  • E. A popular expressão Santo do pau oco está diretamente relacionada às esculturas renascentistas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...