Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

Lista completa de Questões de Artes da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas atividades podem ser desenvolvidas em um trabalho de recreação, nas quais se utiliza a música como uma ferramenta para despertar o interesse pela cultura do país. Os cantos de trabalho, os cantos caiçaras e os br inquedos de roda são, respectivamente:

  • A.

    cantos realizados pelos trabalhadores na cidade, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras de roda cantadas.

  • B.

    cantos dos trabalhadores do litoral, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras feitas em roda cantadas ou faladas.

  • C.

    cantos realizados pelos trabalhadores rurais, cantos realizados pelos trabalhadores do litoral, brincadeiras de roda.

  • D.

    cantos dos feirantes dos centros urbanos, cantos dos trabalhadores do interior, brincadeiras realizada sem roda.

  • E.

    cantos de feirantes do interior, cantos de trabalhadores rurais, brincadeiras de roda.

O movimento artístico, surgido na França em 1830, recusava uma postura idealizada da arte, fazendo crítica e denúncia da realidade, representando a vida cotidiana com o máximo de fidelidade. É destaque do movimento realista no Brasil o artista:

  • A.

    Eliseu Visconti.

  • B.

    Antônio Francisco Lisboa.

  • C.

    Aleijadinho.

  • D.

    Gustavo Rosa.

  • E.

    Belmiro deAlmeida.

Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, foi um grande incentivador da arte e da cultura brasileira, principalmente da arte com cunho nacionalista. Entre os artistas abaixo, qual deles teve o incentivo de Getúlio Vargas?

  • A.

    Candido Portinari.

  • B.

    Lygia Pape.

  • C.

    Lygia Clark.

  • D.

    Beatriz Milhazes.

  • E.

    Hélio Oiticica.

O tropicalismo foi um movimento de ruptura da música e cultura brasileira, influenciando diversos grupos e artistas, das diferentes linguagens artísticas. Serviram de suporte para a estética tropicalista, as ideias e conceitos do:

  • A.

    Teatro Arena

  • B.

    Manifesto Antropofágico.

  • C.

    Movimento Pau-Brasil.

  • D.

    Concretismo.

  • E.

    Teatro Jornal.

A dança moderna serviu de base ao balé contemporâneo. Surgiu da oposição ao balé acadêmico tradicional e foi orientada pelo:

  • A.

    Expressionismo

  • B.

    Fauvismo

  • C.

    Cubismo

  • D.

    Impressionismo.

  • E.

    Futurismo.

Segundo a arteterapeuta Angela Philippini, nós “funcionamos em rede; estamos permanentemente em rede, interagindo com tudo e todos e sendo influenciados e influenciando. E [podemos] nos reconectar a esta ideia primordial: 'estamos e somos' a rede de Indra”.Atécnica a que a autora se refere é a:

  • A.

    colagem.

  • B.

    assemblagem.

  • C.

    assemblagem.

  • D.

    fotografia.

  • E. pintura.

Segundo Maria Carolina Nani, na abordagem em Análise Psico-Orgânica (APO) “busca-se acolher a Sensação (o que vem do corpo), o Sentimento (o que vem da alma) e o Sentido (o que vem do espírito)”. Para tanto, o trabalho caminha nas seguintes três direções:

  • A.

    conexão orgânica, orgânico profundo e conceito.

  • B.

    massagem profunda, relaxamento e energético.

  • C.

    trabalho orgânico, desfusional e expressivo.

  • D.

    energia residual, energia consequencial e acumulação.

  • E.

    primária original, secundária plena e terciária perceptiva.

De acordo com os Princípios Gerais do Código de Ética dos Arteterapeutas, selecione qual das alternativas abaixo corresponde à correta.

I. O Arteterapeuta não necessita indicar sua qualificação profissional em relatórios e outros documentos, acompanhada do número de registro na associação regional de Arteterapia à qual seja filiado.

II. OArteterapeuta não deve fazer discriminação em relação a clientes em termos de raça, gênero, cor, nacionalidade, idade, orientação sexual, classe social, doenças, deficiências, sequelas e necessidades especiais.

III. OArteterapeuta deve buscar manter a sua saúde física e mental e observar as limitações pessoais que possam interferir na qualidade do seu trabalho, inclusive durante a sua formação.

 IV. O Arteterapeuta deve exercer somente as funções para as quais ele está qualificado pessoal e tecnicamente.

  • A.

    apenas I e III.

  • B.

    apenas I, II e III.

  • C.

    apenas I, II e IV.

  • D.

    apenas II e IV.

  • E.

    apenas II, III e IV.

Segundo a arteterapeuta Deolinda Fabietti, no ateliê arteterapêutico, o uso do lápis de cor, cuja variedade de tons é muito grande, é para:

  • A.

    expressar as nuances das formas de modo diluído, impreciso e livre.

  • B.

    vivenciar com qualidade a transcrição da imagem ficcionalemmaterial estético.

  • C.

    delinear curvas, retas, linhas e rabiscos de modo virtual, inventivo e indefinido.

  • D.

    experimentar o controle e ao mesmo tempo, ter mais segurança, definição e precisão.

  • E.

    resgatar, por meio da criação e da invenção, a criatividade e a fantasia no real.

De acordo com a psicodramatista e arteterapeuta N. Alessandra M. R. Giordano, uma possibilidade de abordagememArteterapia –emque os pensamentos e as emoções são evocados; as criações de imagens e da fantasia são ampliadas e possuem relação direta com a escrita – é o trabalho com:

  • A.

    argila

  • B.

    contos de fadas.

  • C.

    fotografia.

  • D.

    ocagem.

  • E.

    colagem.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...