Questões de Artes da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Artes da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. Filtro verde / retícula a 15º; filtro amarelo / retícula a 90º; filtro azul / retícula a 60º; filtro amarelo especial / retícula a 0º.
  • B. Filtro vermelho /retícula a 75º; filtro verde / retícula a 15º; Filtro azul / retícula a 90º ou 0º; e filtro amarelo ou composto / retícula a 45º.
  • C. Filtro amarelo / retícula a 15º; filtro vermelho / retícula a 30º; filtro azul / retícula a 45º; sem filtro / retícula a 60º.
  • D. Filtro verde / retícula a 90º; filtro amarelo / retícula a 45º; filtro vermelho / retícula a 15º; e filtro amarelo ou todos misturados / retícula a 30º.
  • E. Filtro amarelo / retícula a 45º; filtro azul / retícula a 90º; filtro vermelho / retícula a 15º; todos os filtros / retícula a 30º.

Para unificar as medidas gráficas foi constituída uma escala equivalente utilizando a referência de Pontos. Um Cícero ou uma Paica equivalem a quantos Pontos?

  • A. 4,513.
  • B. 300.
  • C. 12.
  • D. 0,351.
  • E. 2,54.

Qual a função do fixador no processo de revelação de filmes gráficos - fotolitos?

  • A. Sua função é eliminar da emulsão os cristais de prata não sensibilizados pela exposição à luz, por meio de uma solução de tiossulfato de sódio, ocasionando a dissolução dos haletos de prata não expostos e preservando a imagem.
  • B. Sua função é neutralizar a solução reveladora presente na emulsão utilizando-se de soluções ácidas, tais como o ácido acético ou o ácido cítrico, fazendo com que a imagem se estabilize no filme e, por conseguinte, como imagem.
  • C. Sua função é a retirada de da camada de emulsão que não foi sensibilizada pela luz, por meio da difusão química que ocorre mediante o uso de água corrente ou pela aplicação de sulfito de sódio, gerando a imagem no filme.
  • D. Sua função é concluir a transformação dos haletos de prata contidos na emulsão, através do processo de óxido-redução, por meio do uso de soluções alcalinas tais como o metol e hidroquinona para geração da imagem.
  • E. Sua função é remover os resíduos de água e sais não sensibilizados e ainda presentes na superfície do filme, por meio de ação física, tais como arrefecimento e aquecimento, a fim de gerar uma imagem livre de partículas.

  • A. Em decorrência da quantidade de defeitos na reticula deve-se gerar outro fotolito, enquanto o filme em traço (100%) deve ser retocado com líquido reparador (abdeque).
  • B. Deve-se gerar uma nova matriz fotográfica que não apresente esses problemas no original, ou ainda melhorar a qualidade do processo fotográfico.
  • C. Não há como recuperar o trabalho, pois a quantidade de defeitos estabelece que seja refeito todo o processo fotográfico e gerada uma nova prova.
  • D. As partes defeituosas poderão ser recuperadas mediante substituição da área do filme, utilizando corte e fixação de filmes velados e recorte de retículas com a mesma porcentagem.
  • E. Tanto as partes do filme em traço (100%) quanto as em tom contínuo podem ser retocadas com líquido reparador (abdeque).

A escolha de papéis está relacionada a diversos aspectos técnicos, dos quais se destacam os seguintes:

I - Tipo de tecnologia gráfica empregada no impresso;

II - Sistema de corte e refilamento aplicado ao papel;

III - Teor de umidade existente no papel;

IV - Revestimento e superfície do papel;

V - Dimensões e aproveitamento do papel.

Quais dessas afirmativas estão corretas?

  • A. Apenas I, II e IV.
  • B. Apenas I, III e V.
  • C. Apenas I, IV e V.
  • D. Apenas II, III e IV.
  • E. Apenas II, III e V.

A atividade de editoração eletrônica de imagens e textos apresentou evolução tecnológica significativa nas últimas décadas. Atualmente, os recursos tecnológicos mais utilizados para editoração de imagens e textos em artes gráficas são estes:

  • A. Equipamento de teletipo; unidade de controle processamento; e reprodutora de fontes fotográficas.
  • B. Digitadora composer; unidade de processamento de fontes; e impressora fotográfica.
  • C. Máquina fotográfica digital; terminal de processamento de imagens; unidade de impressão fotográfica.
  • D. Teclado para digitação do texto; centro de processamento de dados; e unidade de fotoprocessamento.
  • E. Leitora ótica de imagem e caracteres; microcomputador e programas vetoriais; e impressora a laser.

Considere os seguintes dados de uma encomenda:

1 - Trabalho: apostila com 96 páginas em impressão offset;

2 - Tiragem de 350 unidades;

3 - Formato 23cm x 32cm;

4 - Encadernação em espiral;

5 - Formato do papel BB.

Qual o consumo total de papel destinado à produção da apostila?

  • A. 1800 folhas de papel.
  • B. 2100 folhas de papel.
  • C. 3360 folhas de papel.
  • D. 3500 folhas de papel.
  • E. 4200 folhas de papel.

Entre os processos de gravação de matrizes (chapas) de offset, há uma técnica destinada, especificamente, à produção de matrizes para impressos monocromáticos para baixa/média tiragem. Como é conhecida essa técnica de gravação?

  • A. Processo de gravação de matrizes por eletrofax.
  • B. Processo de gravação de matrizes fotográficas indiretas.
  • C. Processo de gravação de matrizes por cópia direta.
  • D. Processo de gravação de matrizes por eletrofotografia.
  • E. Processo de gravação de matrizes pré-sensibilizadas.

Qual tecnologia está baseada no processo de produtivo image setter, onde o projeto gráfico adquire importância fundamental na produção das matrizes gráficas?

  • A. Computer to Plate (Do computador para a chapa).
  • B. Computer to Press (Do computador para a máquina de impressão).
  • C. Computer to Film (Do computador para o filme).
  • D. Computer to Design (Do computador para o projeto).
  • E. Computer to Print (Do computador para impressão digital).

A técnica da fotocomposição foi um recurso utilizado largamente na indústria gráfica para planejamento de impressos em substituição ao processo de linotipia, mas com o advento das tecnologias digitais seu uso foi bastante reduzido. A fotocomposição é

  • A. um sistema de composição fotográfica de fontes True-type destinada à diagramação de títulos e páginas para a obtenção de matrizes gráficas.
  • B. uma técnica de composição de textos que emprega recursos de conformação de tipos (Hot Type) para a diagramação de textos e páginas mediante recursos fotomecânicos destinados à produção de matrizes gráficas.
  • C. um conjunto de equipamentos destinados à composição fotográficas de originais para a obtenção de matrizes gráficas, a partir de três etapas: produção do filme, revelação e gravação de chapa impressora.
  • D. um processo de composição de textos que utiliza técnica eletrônica de fotografia de tipos (Cold Type), a partir da projeção de fontes em papel ou filme, visando à editoração de textos e páginas.
  • E. um conjunto de métodos fotográficos empregado para obtenção de originais mediante o uso de equipamentos eletrônicos de projeção de tipos e imagens, destinados à execução de matrizes gráficas.
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