Questões de Artes da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

Lista completa de Questões de Artes da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma planta topográfica, o desenhista NÃO precisa especificar o(a)

  • A.

    significado das convenções.

  • B.

    seta indicadora do norte verdadeiro.

  • C.

    data do levantamento.

  • D.

    indicação dos cálculos.

  • E.

    responsável técnico.

De acordo com o desenho abaixo, assinale a alternativa que indica o significado correto das letras indicadas

  • A.

    P1 indica uma Colina; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica Terreno pouco inclinado.

  • B.

    P1 indica uma Cota (pequena elevação); P2 indica uma Colina; P3 indica Terreno pouco inclinado.

  • C.

    P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Colina; P3 indica uma Cota (pequena elevação).

  • D.

    P1 indica uma Colina; P2 indica Terreno pouco inclinado; P3 indica uma Cota (pequena elevação).

  • E.

    P1 indica Terreno pouco inclinado; P2 indica uma Cota (pequena elevação); P3 indica uma Colina.

"Os estímulos que causam as sensações cromáticas estão divididos em dois grupos: os das cores-luz e o das cores- pigmento. Cor-luz ou luz colorida é a radiação luminosa visível que tem como síntese aditiva a luz branca. Sua expressão máxima é a luz solar, por reunir, de forma equilibrada todos os matizes existentes na natureza. Cor-pigmento é a substância material que, conforme sua natureza, absorve, refrata e reflete os raios luminosos componentes da luz que se difunde sobre ela."

(Israel Pedrosa, 1980)

De acordo com a definição de Cor-luz e Cor-Pigmento, acima citada e analisando as figuras abaixo, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento

  • B.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-pigmento e cor-luz, respectivamente.

  • C.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • D.

    A ilustração 2 representa o conceito de cor-luz e cor-pigmento, respectivamente.

  • E.

    A ilustração 1 representa o conceito de cor-luz e a ilustração 2, cor-pigmento, respectivamente.

Analise e identifique cada um dos símbolos usados em projetos topográficos, segundo a NBR 13133/1994.

  • A.

    I=curvas de nível, II= cerca mista, III= eixo, IV= construção de madeira, V= luminária, VI=estrada de ferro.

  • B.

    I= caminho, II= eixo, III= guia, IV= lagoa , V= poste, VI=alinhamento indefinido.

  • C.

    I= caminho, II= valeta, III= tubo, IV= construção alvenaria , V= torre de alta tensão, VI=cerca de madeira.

  • D.

    I= estrada pavimentada, II= cerca de arame, III= alinhamento indefinido, IV= construção alvenaria, V= poste, VI=cerca viva.

  • E.

    I= estrada pavimentada, II= cerca viva, III= cerca de madeira, IV= torre de alta tensão, V= luminária, VI=guia.

"Apesar da identidade básica de funcionamento dos elementos no ato de provocar a sensação colorida (os objetos físicos estimulando o órgão visual), a cor apresenta uma infinidade de variedades, geradas por particularidades dos estímulos, dizendo mais respeito à percepção do que à sensação. Assim, guiados pelos dados perceptivos, os estudiosos do assunto propuseram uma classificação e nomenclatura das cores, segundo suas características e formas de manifestação."

(Israel Pedrosa, 1980).

Relacione as palavras-chaves da coluna à esquerda (classificação) com as descrições à direita (conceito).

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    1E - 2A - 3D - 4C - 5B - 6F

  • B.

    1D - 2A - 3E - 4C - 5F - 6B.

  • C.

    1A - 2D - 3E - 4C - 5B - 6F.

  • D.

    1B - 2A - 3C - 4E - 5D - 6F.

  • E.

    1C - 2E - 3A - 4F - 5B - 6D.

Analise os textos inseridos nos quadros dados, identificando os tipos de letras usados, segundo a classificação:

Conforme sua classificação, assinale a alternativa abaixo.

  • A.

    II, IV, I, III.

  • B.

    I, IV, II, III.

  • C.

    I, III, II, IV.

  • D.

    II, III, I, IV.

  • E.

    II, IV, III, I.

PARA A QUESTÃO 16, LEIA O TEXTO A SEGUIR.

Dentre as opções abaixo, assinale a alternativa que corresponde às três facetas da Proposta Triangular.

  • A.

    A criação, a leitura da obra e a contextualização.

  • B.

    O desenho de ornatos, o desenho geométrico e o canto orfeônico

  • C.

    O produto dos trabalhos em arte, os trabalhos manuais e o esquema de luz e sombra

  • D.

    Noções de proporção e perspectiva, esquema de luz e sombra e construções gráficas para ilustrar as aulas.

  • E.

    O conhecimento do professor acerca de arte, a habilidade manual, a organização dos alunos e a memorização do aluno a cerca dos grandes artistas.

Em se tratando de elaboração de cartazes, classifique em verdadeira(V) ou falsa(F) as afirmativas abaixo.

Conforme sua classificação, identifique a alternativa abaixo.

  • A.

    F F V V.

  • B.

    F F F V.

  • C.

    V F V V.

  • D.

    V F V F.

  • E.

    F V V V.

São estruturas elementares da composição:

  • A.

    a forma, a linha e o suporte.

  • B.

    o ritmo, equilíbrio e simetria

  • C.

    as tintas, a ordem estética e a unidade na composição.

  • D.

    a simetria, a forma e o equilíbrio

  • E.

    a hierarquia estética, a simetria e os valores cromáticos.

Segundo a NBR 8402/94, na qual se fixam condições exigíveis para escritas usadas em desenhos técnicos e documentos semelhantes, podemos afirmar.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I está correta.

  • B.

    Todas as afirmativas estão corretas.

  • C.

    Todas as afirmativas estão incorretas.

  • D.

    Apenas a afirmativa III está incorreta.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...