Questões de Atualidades da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Quando os primeiros fazendeiros começaram o plantio de cacau no sul da Bahia, a Mata Atlântica foi parcialmente preservada para sombrear a lavoura. No Espírito Santo isto não ocorreu. Aqui, a Mata Atlântica e suas diferentes formações vegetais, foram sendo devastadas durante vários séculos por atividades econômicas que aparecem apontadas corretamente em:

  • A.

    cultivo da cana-de-açúcar e garimpos de ouro.

  • B.

    implantação de cafezais e formação de pastagens.

  • C.

    economia algodoeira e a extração de diamantes.

  • D.

    extração do pau-brasil e abertura de rodovias.

  • E.

    produção de papel e celulose e cultivo da soja.

Nos dias de hoje, é conhecida a atuação, muitas vezes em escala planetária, das Organizações Não Governamentais (ONGs) que defendem não só o meio ambiente como pressionam os governos para diminuir o impacto do ser humano sobre a natureza assim como noutros problemas de ordem sócio-econômico-cultural. Entre elas destaca-se o Greenpeace cuja atuação revela que a consciência ecológica ganhou aspectos geopolíticos, pois:

  • A. suas ações retiram o poder do Estado-Nação, dando poder a grupos como as ONGs que gerenciam políticas públicas com autonomia.
  • B. suas ações têm grande aceitação como verdade por amplas camadas da população mundial, servindo para justificar ações imperialistas dos países ricos nos países pobres.
  • C. a forte demanda concentrada em países emergentes como o Brasil, faz com que as ONGs atuem exclusivamente nos campos da educação e da saúde.
  • D. é uma organização supranacional com o mesmo status da ONU e por isso pode interferir nas políticas econômicas e ambientaisempaíses tais como o Brasil.
  • E. corresponde à preocupação legítima com a crise ambiental, sem precedentes na história da humanidade.

  • A. Nesta ótica, a educação ambiental tem que aceitar a fragmentação do conhecimento e desenvolver uma abordagem que critique o governo pela ausência de políticas educacionais nas escolas onde não há práticas de preservação do meio ambiente.
  • B. É a que pressupõe o trabalho com educação ambiental processar-se, pelos professores, numa perspectiva linear e positivista; valorizando as disciplinas pedagógicas que trabalham isoladamente os diversos aspectos do meio ambiente.
  • C. É a abordagem emancipatória, que tem como referenciais no campo da educação o pensamento reflexivo e, no que se refere ao meio ambiente, propõe uma educação baseada em práticas, orientações e conteúdos que vão além da preservação ambiental na educação.
  • D. É aquela que para ser pertinente deriva de saberes desunidos e compartimentalizados em disciplinas escolares, além de pautada por uma visão conservadora tanto nas soluções como nas ações pontuais, descontextualizadas e frequentemente descolada de uma proposta pedagógica.
  • E. É a que ocorre na medida em que o professor assume uma postura científica, mas como uma prática apenas pedagógica, critica o governo pela ausência na responsabilidade socioambiental, principalmente na Amazônia.

  • A. Oprocesso de globalização é recente, tendo suas origens ligadas à revolução técnico-informacional ocorrida desde os anos 70, que só agora chegou ao Brasil junto com a crise financeira e é controlado tanto pelo FMI como pela ONU.
  • B. Das grandes questões do mundo atual, emerge a do papel do Estado-Nação que vem sofrendo redução em suas funções, tanto assim que com a crise global de 2008 ganhou importância por não intervir no mercado financeiro e automobilístico, principalmente nos EUA.
  • C. A atual conjuntura internacional representa o triunfo do keynesianismo, que considera qualquer intervenção governamental na economia como benéfica, em detrimento do neoliberalismo que prega o livre comércio de bens e serviços.
  • D. No atual momento do capitalismo financeiro, o chamado neoliberalismo, as empresas atuam “sem fronteiras” o que facilita, inclusive a invasão de países tais como as que ocorreram, recentemente, tanto noAfeganistão como no Iraque.
  • E. Com os mercados internos saturados, as multinacionais tentam conquistar novos consumidores, principalmente dos países ex-socialistas; para isso utilizaram mais recursos tecnológicos no sentido de baratear os preços e também estabelecem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente.

  • A. adoção do pensamento único (“todo poder ao mercado”) como pressuposto básico de interpretação de mundo.
  • B. redução da burocracia para diminuir a corrupção e a ineficiência provocadas pelas regras governamentais.
  • C. fim das restrições à livre atuação do capital estrangeiro, para que a economia do país fique atrativa.
  • D. redução do tamanho do Estado, que se retira das atividades que não necessitam de sua intervenção direta.
  • E. limitação dos gastos do Estado-Nação à sua arrecadação, eliminando o déficit público.

  • A. a adoção de programas de defesa de renda e emprego, de modo que o consumo não fosse minimizado, e a produção industrial não fosse afetada.
  • B. permitir que as grandes empresas emitissem papéis nas bolsas, para promover uma captação de recursos que favorecesse o enfretamento da crise econômica.
  • C. a promoção de uma redução dos juros para que servisse de incentivo à adimplência dos mutuários que haviam adquirido imóveis através de financiamentos bancários.
  • D. a adoção de medidas consideradas intervencionistas, pois, significaram o investimento de recursos públicos e uma consequente regulação das instituições financeiras.
  • E. o empréstimo de recursos financeiros conforme a necessidade destas instituições e das indústrias para reconstrução da economia produtiva.

  • A. É o tipo de desenvolvimento que não exige dos governos ou das pessoas um posicionamento ideológico ou uma consciência ecológica, pois a sociedade se apropria da natureza, utiliza seus recursos e preocupa-se somente com o que dá lucro financeiro.
  • B. É definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades – utiliza recursos naturais de forma racional, tirando proveito da Natureza sem devastá-la e buscando a melhoria da qualidade de vida.
  • C. É uma modalidade de desenvolvimento que se preocupa em ampliar as áreas desmatadas da Amazônia como forma de aumentar a produtividade do agronegócio, visando à exportação para países do Hemisfério Norte.
  • D. Com este tipo de desenvolvimento, as florestas tornamse intocáveis e servirão de reservas para as populações futuras, pois as intervenções humanas estão contribuindo para a degradação ambientalemRondônia.
  • E. Trata-se de um tipo de desenvolvimento que causa danos ambientais, mas que é paradigma para o sistema capitalista industrial, pois visa a exaustão dos produtos naturais de um estado como o de Rondônia, não se importando com as consequências para os habitantes locais e prejuízos para o País.

  • A. o programa Bolsa Família foi idealizado pelo sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, em 1993, a partir do Movimento pela Ética na Política.
  • B. esses programas foram efetivamente implantados no governo de Fernando Henrique Cardoso, através do programa Comunidade Solidária.
  • C. diversos programas como o Bolsa Escola, Auxílio Escola, e o Cartão Alimentação, controlados por diferentes órgãos foram unificados pelo governo federal em 2002, criando o Bolsa Família.
  • D. uma das principais críticas a esse tipo de programa social é referente ao número reduzido de famílias que são beneficiadas, tornando o programa elitista e excludente.
  • E. o Bolsa Família é mais um dos diversos programas criados pelo governo federal a partir da década de 1990, de modo a promover uma gradativa distribuição de uma renda mais justa.

  • A. a gripe suína não pode ser considerada uma pandemia, pois ela não se espalhou descontroladamente ao redor do mundo, apesar de sua grande agressividade.
  • B. ao contrário do que se afirmou, a gripe suína não se derivou do rebanho suíno, mas possui esse nome por ser a carne proveniente dos suínos, o principal veículo de transmissão.
  • C. a Organização Mundial da Saúde sugeriu como meio de evitar a propagação do vírus, que as viagens entre os continentes fossem controladas e até restritas.
  • D. os hábitos atuais, assim como a globalização e uma maior interatividade entres os países, permitiu que ocorresse uma dispersão muito rápida do vírus.
  • E. o surto da gripe se iniciou no México, na cidade de La Gloria, distrito de Perote, e teve o menino Edgar Hernandez como o paciente inicial, espalhando-se em seguida para os EUA.

  • A. historicamente, os negros nos Estados Unidos costumam ser vítimas de discrimação, de preconceito velado, tendo menor acesso às universidades e ao mercado de trabalho, diferente do ocorrido no Brasil.
  • B. a política de cotas raciais foi adotada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1982 pelo então governador Anthony Garotinho, reservando metade das vagas aos alunos cotistas.
  • C. a política de cotas, sejam elas raciais, sociais ou econômicas devem ser acompanhadas de políticas públicas de melhoramento do ensino público proporcionando igualdade de condições no seu acesso.
  • D. a miscigenação racial, no caso do Brasil, não deve ser um dos fatores determinantes na construção de políticas de cotas raciais, uma vez que existe a necessidade de corrigir distorções históricas.
  • E. a adoção dos sistemas de cotas é combatida por todos os movimentos sociais e ONGS ligadas ao movimento negro, adotando o discurso de oposição a uma política racial.
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