Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito de organização e administração de bibliotecas, julgue os próximos itens. Elaborar um diagnóstico completo da biblioteca — analisando cada etapa do trabalho biblioteconômico, avaliando cada uma de suas funções e comparando o que se considera ideal com a realidade do local — é imprescindível para a elaboração do plano estratégico de ações, que contribui para a melhoria dos processos funcionais da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um “filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem”. Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um

  • A. educador social e ambiental
  • B. agente de transformação social
  • C. gestor da informação e do conhecimento
  • D. arquiteto da informação em ambiente web
  • E. mediador entre a informação e o usuário

A respeito de organização e administração de bibliotecas, julgue os próximos itens. A avaliação diagnóstica deve demonstrar sob que condições a biblioteca tem um bom ou mau desempenho, a fim de possibilitar a identificação dos melhores meios para garantir um desempenho mais eficiente. Seu elemento mais importante é o reconhecimento da ocorrência de falhas no sistema.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de planejamento estratégico, desde a identificação do problema até o diagnóstico, conclui-se com um documento no qual se formalizam a missão, os objetivos, as políticas, as diretrizes, as metas e as estratégias. Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo, os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s)

  • A. análise do ambiente interno verifica pontos fortes e fracos numa situação de desvantagem operacional, em que os fracos podem ser corrigidos.
  • B. análise do ambiente externo pressupõe a consideração de oportunidades e ameaças, que são forças incontroláveis pela unidade de informação.
  • C. diretrizes permitem conduzir a unidade de informação aos objetivos desejados, definindo estratégias para o alcance das metas delineadas.
  • D. estratégias são ações que alicerçam as políticas, as quais delimitam o percurso para o alcance dos resultados planejados, em determinado período de tempo.
  • E. metas são orientações de caráter geral para alcançar uma situação desejada e subsidiam a tomada de decisão.

Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. A criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige montagem de infraestrutura, uso de novas tecnologias e investimentos constantes, tanto na fase de implantação quanto nas fases de manutenção e atualização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao catalogar um livro recém-publicado, o bibliotecário verificou que uma palavra grafada de modo incorreto constava do título, conforme mostrado a seguir:

Educação tecnologica : uma concepção em disputa

Considerou, então, registrar o título sem destacar o erro, mas corrigindo-o, apesar do fundamento de que o título deve ser transcrito tal como aparece no item.

Desse modo e, de acordo como o AACR2, o título foi indicado como:

  • A. Educação tecnologica [!] : uma concepção em disputa
  • B. Educação tecnol[ó]gica : uma concepção em disputa
  • C. Educação tecnológica : uma concepção em disputa
  • D. Educação tecnologica [i.e. tecnológica] : uma concepção em disputa
  • E. Educação tecnologica [sic] : uma concepção em disputa

Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. Serviços de arquivos, bibliotecas, midiatecas, bibliotecas digitais e serviços de documentação de empresas devem dispor de um local de atendimento, informação e orientação aos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu- -se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão. Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo

  • A. decisório
  • B. topográfico
  • C. biobibliográfico
  • D. de assuntos
  • E. de registro

Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. Em biblioteconomia, o termo serviço, aplicado à documentação, implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado, entre outras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na catalogação de uma coletânea de autorias e títulos diversos, publicada sob coordenação e título coletivo, em que todas as partes têm especial importância, embora não apareçam no restante da descrição, deve ser redigida nota específica, indicada no AACR2, como

  • A. Com:
  • B. Inclui:
  • C. Resumo:
  • D. Conteúdo:
  • E. Encadernado com:
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...