Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A respeito de organização e administração de bibliotecas, julgue os próximos itens. Elaborar um diagnóstico completo da biblioteca analisando cada etapa do trabalho biblioteconômico, avaliando cada uma de suas funções e comparando o que se considera ideal com a realidade do local é imprescindível para a elaboração do plano estratégico de ações, que contribui para a melhoria dos processos funcionais da biblioteca.
Ao descrever a missão profissional do bibliotecário, Ortega y Gasset propõe que o bibliotecário seja um filtro que se interpõe entre a torrente de livros e o homem. Nesse contexto, a literatura em Biblioteconomia consagrou essa proposição e atribuiu a Ortega y Gasset a imagem do bibliotecário como um
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A respeito de organização e administração de bibliotecas, julgue os próximos itens. A avaliação diagnóstica deve demonstrar sob que condições a biblioteca tem um bom ou mau desempenho, a fim de possibilitar a identificação dos melhores meios para garantir um desempenho mais eficiente. Seu elemento mais importante é o reconhecimento da ocorrência de falhas no sistema.
O processo de planejamento estratégico, desde a identificação do problema até o diagnóstico, conclui-se com um documento no qual se formalizam a missão, os objetivos, as políticas, as diretrizes, as metas e as estratégias. Nesse processo, à luz dos ambientes interno e externo, os gestores de unidades de informação devem compreender que a(s)
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. A criação de sistemas integrados de bibliotecas e unidades de informação exige montagem de infraestrutura, uso de novas tecnologias e investimentos constantes, tanto na fase de implantação quanto nas fases de manutenção e atualização.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Ao catalogar um livro recém-publicado, o bibliotecário verificou que uma palavra grafada de modo incorreto constava do título, conforme mostrado a seguir:
Educação tecnologica : uma concepção em disputa Considerou, então, registrar o título sem destacar o erro, mas corrigindo-o, apesar do fundamento de que o título deve ser transcrito tal como aparece no item. Desse modo e, de acordo como o AACR2, o título foi indicado como:Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. Serviços de arquivos, bibliotecas, midiatecas, bibliotecas digitais e serviços de documentação de empresas devem dispor de um local de atendimento, informação e orientação aos usuários.
No processo de seleção e aquisição, o bibliotecário viu- -se diante da necessidade de verificar a ocorrência e o número de itens sobre determinado assunto, na biblioteca sob sua gestão. Considerando que a biblioteca adota o sistema de localização relativa, mesmo para os diferentes tipos de materiais, o bibliotecário utilizou, para aquela verificação, o catálogo
Com relação a centros de documentação e serviços de informação, julgue os itens a seguir. Em biblioteconomia, o termo serviço, aplicado à documentação, implica noções de serviço público, de oferta de serviço, de obrigação de serviço, de serviço prestado, entre outras.
Biblioteconomia - Catalogação (AACR-2): catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos; catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2014
Na catalogação de uma coletânea de autorias e títulos diversos, publicada sob coordenação e título coletivo, em que todas as partes têm especial importância, embora não apareçam no restante da descrição, deve ser redigida nota específica, indicada no AACR2, como
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...