Questões sobre Estudo de Usuários

Lista completa de Questões sobre Estudo de Usuários para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das Leis de Ranganathan, julgue o item a seguir. A satisfação do usuário, medida em procedimentos próprios de estudo de usuários, é um indicador relacionado à segunda Lei de Ranganathan.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, com relação ao estudo de usuários. A melhoria contínua da oferta de produtos e serviços de uma biblioteca depende dos estudos de usuários, os quais devem ser realizados anualmente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, com relação ao estudo de usuários. No âmbito dos estudos de usuários, a necessidade e a demanda por informação devem ser consideradas como aspectos diferentes a serem investigados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, com relação ao estudo de usuários. A realização do estudo de usuários possibilita a utilização de técnicas de coleta de dados, tais como aplicação de questionários, observação sistemática in loco, entrevista estruturada e revisão de literatura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, com relação ao estudo de usuários. A precisão no processo de busca e recuperação da informação depende, entre outros fatores, do conhecimento a respeito das demandas específicas dos usuários de uma biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, com relação ao estudo de usuários. Os estudos de usuários podem ser empregados para que se obtenham sugestões de compra de material bibliográfico em uma biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as definições abaixo de estudos de usuários:

I. Conjunto de investigações que permitem planejar e melhorar os sistemas de informação.

II. Indagação sistemática de características, necessidades, conduta e opiniões dos usuários reais e potenciais dos sistemas de informação.

É correto afirmar que

  • A. I está correta; II abre demasiadamente a perspectiva dos estudos de usuários, ingressando em áreas que não dizem respeito à Ciência da Informação, como a Psicologia e a Sociologia.
  • B. I e II estão incompletas, pois não consideram a finalidade primordial dos estudos de usuários, a sua satisfação na obtenção da informação.
  • C. I e II estão corretas, referindo-se, cada uma delas, a uma perspectiva diferente de abordar os estudos de usuários.
  • D. II está correta; I poderia ser aplicada a qualquer estudo realizado em um sistema de informação.
  • E. I e II estão incorretas, pois atendem a uma visão ultrapassada do usuário de informação e não consideram o impacto das novas tecnologias no uso e obtenção da informação.

A necessidade de instrumentos mais sensíveis de medição, capazes de identificar e de registrar elementos relativos à qualidade, fez com que um grupo de bibliotecários desenvolvesse e implementasse, em 2002, uma avaliação apoiada numa metodologia chamada SERVQUAL, já adotada por outras bibliotecas. As 5 dimensões analisadas por esse modelo são: tangibilidade, confiabilidade, receptividade, além de

  • A. satisfação e rapidez
  • B. flexibilidade e credibilidade
  • C. razoabilidade e reciprocidade
  • D. ambiente e feedback
  • E. garantia e empatia

Para o êxito do projeto de uma rede de referência virtual, é indispensável divulgar a rede junto aos usuários potenciais. Cada biblioteca parceira coloca em sua página inicial um vínculo para o sítio ou endereço de correio eletrônico da rede e se empenha em fazer a sua promoção junto aos seus usuários. Considerando-se a redação do estatuto de uma rede de referência virtual, o item utilizado, nesse caso, é a

  • A. utilização
  • B. confidencialidade
  • C. visibilidade
  • D. estrutura das respostas
  • E. exaustividade das respostas

Sobre os fatores motivacionais da realização de estudos de usos e usuários em biblioteconomia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Dimensionar a demanda mediata para aumentar o nível de incerteza bibliográfica no momento da aquisição de material.

( ) Ver o usuário como a razão fundamental dos serviços de informação.

( ) Subsidiar o processo de planejamento e avaliação de sistemas de informação e a elaboração de relatórios e projetos.

( ) Planejar o desenvolvimento da comunidade e o compartilhamento de verbas locais.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V.
  • B. F, V, V, F.
  • C. V, F, V, F.
  • D. F, V, F, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...