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Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O marketing aplicado à biblioteca pública contribui para atrair o cidadão ao uso dos recursos informacionais e, dessa forma, apóia a biblioteca no cumprimento de sua função social de incentivar o hábito de leitura e promover o acesso dos cidadãos à informação. Assinale a opção correta a respeito de marketing.
A segmentação de mercado é um processo em que se identificam grupos homogêneos de clientes em função de variáveis, como necessidades, características geográficas e socioeconômicas.
O chamado marketing de mercado-alvo dispensa a segmentação de mercado na prestação de serviços de informação.
Na estratégia de concentração de mercado, a biblioteca atende a todos os segmentos do mercado oferecendo serviços e produtos idênticos.
No marketing direto, a biblioteca atende às necessidades de cada segmento de acordo com as suas características específicas.
O marketing em unidades de informação pode ser entendido como:
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing
direto.
diferenciado.
de massa.
concentrado.
integrado.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as
diretrizes gerais.
estratégias escolhidas.
políticas de implementação.
etapas a serem seguidas.
funções operacionais.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para
reduzir a resistência na implantação do marketing.
melhorar o desempenho das unidades de informação.
promover a oferta de produtos e serviços.
detectar as necessidades institucionais.
escolher o tipo de marketing mais adequado.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é
o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.
o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.
o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.
o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.
a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.
Biblioteconomia - Marketing em sistemas de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os requisitos do marketing aplicado a sistemas de informação, julgue o item abaixo. O marketing, em sistemas de informação, necessita de planejamento, comunicação, treinamento para o atendimento e gerência efetiva, entre outros requisitos. Para que seja efetivo, o trabalho de marketing requer mudança de comportamento e empenho dos profissionais da informação para que o usuário adquira confiança na qualidade dos serviços prestados e melhore a imagem do setor de informação.
Acerca do marketing em bibliotecas, é correto afirmar que
É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:
Durante a implementação do marketing em bibliotecas, deve-se priorizar a qualidade dos serviços oferecidos seguindo certas etapas. Numere as etapas dadas a seguir na sequência em que devem ocorrer.
( ) Fazer avaliação responsiva quanto aos interesses e desejos dos usuários.
( ) Identificação dos usuários, suas necessidades e preferências.
( ) Definição dos objetivos e metas a curto, médio e longo períodos de tempo, visando à satisfação das necessidades dos usuários.
( ) Integração dos objetivos de marketing e operações da biblioteca.
Marque a sequência correta.
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