Questões sobre Marketing em sistemas de informação

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O marketing aplicado à biblioteca pública contribui para atrair o cidadão ao uso dos recursos informacionais e, dessa forma, apóia a biblioteca no cumprimento de sua função social de incentivar o hábito de leitura e promover o acesso dos cidadãos à informação. Assinale a opção correta a respeito de marketing.

  • A.

    A segmentação de mercado é um processo em que se identificam grupos homogêneos de clientes em função de variáveis, como necessidades, características geográficas e socioeconômicas.

  • B.

    O chamado marketing de mercado-alvo dispensa a segmentação de mercado na prestação de serviços de informação.

  • C.

    Na estratégia de concentração de mercado, a biblioteca atende a todos os segmentos do mercado oferecendo serviços e produtos idênticos.

  • D.

    No marketing direto, a biblioteca atende às necessidades de cada segmento de acordo com as suas características específicas.

O marketing em unidades de informação pode ser entendido como:

  • A. Modo de gestão do conhecimento.
  • B. Modo de gestão de pessoas.
  • C. Modo de gestão financeira.
  • D. Modo de gestão de materiais.
  • E. Modo de gestão administrativa.

A seguinte situação: "Quando uma organização divide um mercado em grupos menores e opta por atender a alguns desses segmentos, desenvolvendo um produto ou serviço para cada um dos segmentos escolhidos", refere-se ao marketing

  • A.

    direto.

  • B.

    diferenciado.

  • C.

    de massa.

  • D.

    concentrado.

  • E.

    integrado.

Na implementação do marketing em unidades de informação, os seguintes itens: 1) definição dos objetivos e metas da biblioteca em função da satisfação do consumidor; 2) integração dos objetivos de marketing, atitudes e habilidades em todas as operações da biblioteca; 3) identificação dos usuários da biblioteca; 4) descoberta das necessidades, percepções e preferências do público; 5) ser responsiva aos interesses e desejos dos usuários, constituem as

  • A.

    diretrizes gerais.

  • B.

    estratégias escolhidas.

  • C.

    políticas de implementação.

  • D.

    etapas a serem seguidas.

  • E.

    funções operacionais.

As seguintes providências de caráter geral: 1) solicitar ajuda de especialistas que possuam o perfil indicado para elaborar o diagnóstico da situação; 2) envolver as pessoas-chave da instituição no processo dessa mudança; 3) visualizar a reação das pessoas, antecipadamente; 4) detectar em que direção os esforços precisam ser empreendidos, são aplicáveis às unidades de informação para

  • A.

    reduzir a resistência na implantação do marketing.

  • B.

    melhorar o desempenho das unidades de informação.

  • C.

    promover a oferta de produtos e serviços.

  • D.

    detectar as necessidades institucionais.

  • E.

    escolher o tipo de marketing mais adequado.

A implantação de marketing em unidades de informação deve priorizar pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos usuários. O serviço de informação referencial é

  • A.

    o fornecimento de referências bibliográficas contidas em acervos, bibliografi as e bases de dados.

  • B.

    o serviço de informação e assistência que objetiva diagnosticar os principais problemas das unidades de informação e propor soluções cabíveis.

  • C.

    o serviço que fornece informações de pouca complexibilidade e se caracteriza por produzir respostas rápidas.

  • D.

    o serviço que compreende o fornecimento de informações técnicas, tecnológicas, comerciais, de mercado, gerenciais e econômico-financeiras.

  • E.

    a operação racionalizada de consulta permanente à clientela, visando monitorar o impacto do produto ou serviço junto ao mercado consumidor.

Considerando os requisitos do marketing aplicado a sistemas de informação, julgue o item abaixo. O marketing, em sistemas de informação, necessita de planejamento, comunicação, treinamento para o atendimento e gerência efetiva, entre outros requisitos. Para que seja efetivo, o trabalho de marketing requer mudança de comportamento e empenho dos profissionais da informação para que o usuário adquira confiança na qualidade dos serviços prestados e melhore a imagem do setor de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do marketing em bibliotecas, é correto afirmar que

  • A. um dos aspectos do marketing que pode ser aplicado em bibliotecas é a segmentação, pois oferece uma perspectiva para identificar e servir mais efetivamente os seus usuários.
  • B. o conceito do marketing mix não pode ser aplicado à biblioteca, uma vez que seus produtos e serviços não se enquadram no composto dos “4P”: produto; preço; promoção; e ponto.
  • C. as bibliotecas, por não terem concorrência, não necessitam de implementar mecanismos de divulgação de seus produtos e serviços.
  • D. não há correlação entre as necessidades do usuário e o plano de marketing da biblioteca.
  • E. as técnicas de marketing são amplamente aceitas, divulgadas e implementadas em bibliotecas.

É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:

  • A. Adotar um padrão de qualidade de serviços visando manter e conquistar clientes.
  • B. Definir, periodicamente, o comportamento do usuário em relação à busca da informação.
  • C. Criar uma equipe interdisciplinar para realização de pesquisa para identificar necessidades e expectativas dos clientes internos e externos.
  • D. Calcular os índices que mostram a proporção dos gastos da biblioteca em relação aos gastos totais da Universidade e os gastos para cada professor e estudante.

Durante a implementação do marketing em bibliotecas, deve-se priorizar a qualidade dos serviços oferecidos seguindo certas etapas. Numere as etapas dadas a seguir na sequência em que devem ocorrer.

( ) Fazer avaliação responsiva quanto aos interesses e desejos dos usuários.

( ) Identificação dos usuários, suas necessidades e preferências.

( ) Definição dos objetivos e metas a curto, médio e longo períodos de tempo, visando à satisfação das necessidades dos usuários.

( ) Integração dos objetivos de marketing e operações da biblioteca.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 2, 1, 4
  • B. 4, 1, 2, 3
  • C. 4, 3, 2, 1
  • D. 2, 3, 4, 1
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