Questões sobre Marketing em sistemas de informação

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Em relação ao marketing, marque V para assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A análise de mercado é item fundamental para a implantação do marketing, visando organizar, construir, manter ou revitalizar uma demanda, com a finalidade de conhecer a amplitude, tendências, barreiras tecnológicas, vulnerabilidade, concentração de demanda, nível de necessidade informacional, que nortearão a escolha do segmento de mercado de atuação da unidade de informação.

( ) A análise ambiental é o estudo sobre a clientela e deve ser feito da forma mais particularizada possível, conhecendo suas peculiaridades em busca da promoção da satisfação de suas necessidades informacionais.

( ) A análise do cliente é o conhecimento sobre as tecnologias e demais informações nos âmbitos nacional e internacional na área de atuação da unidade de informação.

( ) Segmentação de mercado é o estudo de grupos de clientes com características semelhantes ou relacionadas, que têm necessidades e desejos comuns e que responderão a motivações idênticas e usarão os mesmos produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. V, F, F, V
  • D. F, V, F, V

A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.

Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:

  • A. relatórios sobre pedidos, atendimentos, produtos/serviços, preços e controles internos;
  • B. dados, sistemas, ferramentas e técnicas de apoio pelos quais uma organização reúne e interpreta informações relevantes da empresa e do ambiente, transformando-as em base para a ação de marketing;
  • C. procedimentos e fontes usados por gestores para obter informações atualizadas sobre os desenvolvimentos ocorridos no ambiente de marketing;
  • D. informações resultantes da pesquisa de mercado (planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing);
  • E. métodos, atividades, tarefas, ações e medidas por meio dos quais as metas e os objetivos podem ser alcançados.

O marketing moderno exige mais do que apenas desenvolver bons produtos, colocá-los à disposição dos consumidores- alvo e definir preços atrativos. As empresas precisam também se comunicar com os clientes, e o que é comunicação não deve ser deixado ao acaso. O programa total de comunicação de marketing de uma unidade de informação consiste na combinação específica de:

  • A.

    propaganda, publicidade, estudos de usuários, estudos de usabilidade e assistência pessoal ao cliente

  • B.

    propaganda, publicidade, merchandising, relações públicas e promoção de vendas.

  • C.

    telemarketing, publicidade, comunicação visual, estudos de usuários e assistência pessoal ao cliente

  • D.

    um mix do composto do marketing – conhecido como 4P´s – produto, preço, praça e promoção.

  • E. produção de bens e serviços, escolha do preço certo, distribuição eficiente e comunicação com o público.
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