Questões sobre Resumos e índices: tipos e funções.

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Após preparar um ensaio sobre aspectos éticos do direito na atualidade, a ser publicado em uma revista da área, um juiz pede a uma bibliotecária do Tribunal Regional Federal da 3a Região para resumir o documento. Seguindo as normas e práticas pertinentes em vigor, a profissional deverá elaborar um resumo

  • A. indicativo-informativo, recomendado para documentos que combinam elementos e abordagens de ambos os tipos de resumo.
  • B. informativo, recomendado para documentos que são frutos de pesquisas que apresentam objetivo, metodologia, resultados e conclusões.
  • C. crítico, recomendado para documentos que apresentam uma discussão ou proponham uma reflexão sobre teorias, princípios e teses.
  • D. indicativo, recomendado para documentos menos estruturados que não contêm informações relativas a metodologias e resultados.
  • E. estruturado, recomendado para documentos que descrevem fundamentos, abordagens e outros argumentos utilizados no texto.

Em relação aos resumos, considere:

I. Em um ambiente eletrônico, um resumo facilita a busca livre em textos, mas não suporta a aplicação de vocabulários controlados que visam à indexação em serviços de recuperação de informações.

II. Seus propósitos são identificar rapidamente o conteúdo básico de um documento, determinar a sua relevância e decidir se o documento precisa ser lido na íntegra.

III. A norma brasileira vincula a definição de resumo a um documento, enquanto a norma da ANSI, por exemplo, define resumo como a representação de um documento ou de uma apresentação oral.

IV. Para a NBR 6028, a extensão dos resumos varia de acordo com o tipo de documento: até 100 palavras para comunicações breves, até 250 palavras para artigos e capítulos de livros, e até 300 palavras para livros e teses.

V. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular, como em: A resolução de conflitos no trabalho que comprometem a produtividade exige uma reorganização estrutural para reduzir a instabilidade social e/ou um programa de treinamento para reduzir conflitos de ponto de vista.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Um índice no qual os descritores, ou termos de indexação, são combinados ou correlacionados para a indicação de assuntos específicos, dado que o conteúdo temático de cada documento pode ser representado por mais de um termo isolado e cujo relacionamento com outros indica o assunto, é dado o nome de :

  • A. índice correlativo
  • B. índice Automático
  • C. índice coordenado
  • D. índice de afinidade

Sem tempo para ler um documento na íntegra, um magistrado solicitou a um bibliotecário a elaboração de um resumo que contivesse as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento. Então, o bibliotecário elaborou

  • A. uma resenha analítica.
  • B. uma resenha crítica.
  • C. uma recensão técnica.
  • D. um resumo indicativo.
  • E. um resumo informativo.

Entre as finalidades e usos dos resumos, destacam-se:

I. Transmitir ao leitor os assuntos discutidos em um documento e a forma como são tratados, visando à difusão da informação.

II. Fornecer conhecimento especializado de uma dada área do conhecimento.

III. Facilitar a indexação.

IV. Permitir ao usuário decidir sobre a importância ou não da leitura integral de determinado documento.

V. Contribuir para superar barreiras linguísticas.

Verifica-se que

  • A. V está incorreto; para o leitor que desconheça a língua do documento, o resumo pouco poderá ajudar.
  • B. III está incorreto; basear toda a indexação em um resumo não é uma prática recomendada pela literatura.
  • C. todos estão corretos; há um certo consenso na literatura especializada acerca das finalidades dos resumos.
  • D. II está incorreto; essa é a função primordial das revisões de literatura, que analisam a produção bibliográfica em determinada área.
  • E. I está incorreto; o resumo aborda os assuntos de um documento, mas não a forma como são tratados.

Em relação aos sistemas pós-coordenados, considere:

I. Os termos podem ser combinados entre si de qual quer forma no momento em que se faz a busca.

II. Preserva-se a multidimensionalidade das relações entre os termos.

III. Todo termo atribuído a um documento tem peso igual, ou seja, nenhum é mais importante do que outro.

IV. Os termos somente podem ser listados em uma determinada sequência.

V. Apresenta menor probabilidade de associações falsas ou ambíguas, pois evita falsas coordenações e relações incorretas entre os termos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. III, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

Assinale a opção correta no que se refere ao resumo.

  • A. O resumo indicativo dispensa a consulta ao original.
  • B. O resumo indicativo também é designado de resenha.
  • C. O resumo informativo não apresenta dados qualitativos e quantitativos.
  • D. O resumo crítico indica os pontos principais do documento.
  • E. O resumo informativo deve conter as finalidades, a metodologia e os resultados do documento.

Acerca dos tipos e das funções do resumo, assinale a opção correta.

  • A. o processo de busca e recuperação da informação, o índice exerce influência na revocação dos resultados recuperados e o resumo, na precisão dos resultados.
  • B. A análise documentária, cujo objetivo principal é apoiar a representação dos conteúdos do item resumido, é uma ferramenta indispensável à elaboração de um resumo.
  • C. O resumo crítico, por ser uma recensão crítica condensada, é bastante empregado no processo de comunicação científica.
  • D. Um resumo que se destine essencialmente a proporcionar acesso a um documento deve ser conciso e sucinto para que apresente pontos de acesso de forma precisa.
  • E. Na elaboração de um resumo indicativo, a referência bibliográfica do documento resumido é um item opcional.

Constitui critério que deve ser adotado durante a elaboração de um resumo

  • A. utilizar sinônimos ou vocabulário alternativo ao empregado pelo autor do item resumido, ampliando-se, assim, a possibilidade de recuperação do item.
  • B. optar sempre por um resumo crítico, que proporcione informações relevantes para o julgamento dos itens resumidos e aumente a precisão do processo de recuperação da informação.
  • C. destacar, com igual relevância, o que o autor produziu e o que ele não conseguiu produzir ou, ainda, o que ele pretende produzir no futuro.
  • D. evitar termos homônimos, como a flexão verbal cobre (forma derivada dos verbos cobrar e cobrir), pois, no processo de recuperação automática de informação, documentos que tratam do cobre (metal) serão recuperados.
  • E. repetir as informações contidas no título do item resumido, ressaltando-se o foco adotado no documento.

Ao redigir um resumo, um bibliotecário empregou palavras diferentes das usadas pelo autor do documento original, com a intenção de obter brevidade. O risco dessa prática é distorcer o significado do original.

É correto afirmar que o bibliotecário aplicou

  • A. o princípio da objetividade.
  • B. a paráfrase.
  • C. a regra da generalização.
  • D. a metonímia.
  • E. o método da síntese.
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