Questões sobre Serviço de referencia

Lista completa de Questões sobre Serviço de referencia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à administração de bibliotecas, julgue os itens subsequentes. O serviço de referência é personalizado, ou seja, adaptado a determinado interlocutor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, a respeito do atendimento a usuários da informação. O processo de referência compreende uma sequência lógica de oito passos: problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.

  • C. Certo
  • E. Errado

“A expressão ‘Serviço de Referência Presencial’ designa um lugar físico, um espaço onde as pessoas são recebidas e onde lhes são fornecidas informações, seja este espaço na biblioteca ou no arquivo, em lugar de ou junto com um serviço a distância” (ACCART, 2000).

Em relação ao Serviço de Referência, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Responder perguntas substantivas é tarefa a ser executada pelo bibliotecário de referência.

( ) Cabe ao bibliotecário de referência a capacitação dos usuários na utilização das ferramentas apropriadas.

( ) É função do Serviço de Referência realizar pesquisas de informação na presença do usuário ou em seu lugar.

( ) É função do Serviço de Referência confeccionar fichas catalográficas de teses e dissertações dos usuários.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V V F
  • C. V V V F
  • D. V V F F

Julgue os itens seguintes, a respeito do atendimento a usuários da informação. Na entrevista de referência mediada por tecnologias síncronas, como o Skype, é inteiramente suprimida a comunicação não verbal, que envolve expressão facial, olhar, gesto, postura, resmungos, suspiros, tom de voz e pausas silenciosas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização do Serviço de Referência implica no reagrupamento de atividades relacionadas com a mediação, como auxiliar e orientar o usuário na busca da informação pertinente.

Sobre o Serviço de Referência, é incorreto afirmar:

  • A. A mediação se amplia com a oferta de uma organização temática das coleções.
  • B. O acesso à informação é feito segundo o suporte de informação (livros, periódicos, recursos audiovisuais, bancos de dados, etc.).
  • C. Uma orientação individualizada aos usuários prestada por um Serviço de Referência representa, certamente, um caminho futuro para as profissões da informação.
  • D. A função de mediação visando aos novos serviços de informação implica na aquisição de saberes e competências suplementares.

A política de referência é um dos elementos da política de informação, determinada a partir dos objetivos e missões da instituição.

No que tange aos objetivos gerais de um Serviço de Referência, é incorreto afirmar que esse serviço:

  • A. representa a imagem da instituição.
  • B. é agente de captação de recursos humanos e financeiros da instituição.
  • C. intermedia uma necessidade de informação e as fontes de informação.
  • D. é polo de excelência para a recepção, a orientação e a pesquisa de informação.

A respeito de recursos informacionais, julgue os itens seguintes. O serviço de referência, o plano de marketing e a orientação ao usuário auxiliam o serviço de disseminação seletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na LILACS é possível criar expressões de busca avançadas utilizando o código do campo antes da palavra ou termo de pesquisa. O quadro a seguir apresenta um exemplo dessa estratégia; analise-o.

No exemplo apresentado, o símbolo $ indica um recurso de busca denominado

  • A. combinação.
  • B. ponderação.
  • C. proximidade.
  • D. truncamento.

A LILACS – Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde –, coordenada pela BIREME, é um índice regional da literatura científica e técnica em saúde, produzida e publicada nos países da região da América Latina e Caribe, a partir de 1982, que desempenha atividades de

  • A. referência virtual.
  • B. aquisição planificada.
  • C. controle bibliográfico.
  • D. catalogação centralizada.

Sobre o DeCS, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Abrange, além de termos médicos originais do Medical Subject Headings, terminologia da área de saúde pública, homeopatia, ciência e saúde e vigilância sanitária.

( ) É um vocabulário estruturado, trilíngue, criado pela BIREME para servir como uma linguagem única na indexação de fontes de informação, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica.

( ) Organiza os conceitos em uma estrutura hierárquica que permite a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F.
  • B. F, F, V.
  • C. V, V, F.
  • D. V, V, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...