Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: Para responder às questões de números 33 e 34, considere as informações abaixo.

A regulamentação das cooperativas de trabalho, por E. Gonçalves. Diss. Mestrado, UFPR. Resumo: Aborda a regulamentação das cooperativas de trabalho no Brasil a partir da precarização das relações de trabalho com início em 1990. Assuntos: Relações econômicas. Economia solidária. Terceirização. Trabalho informal. Capitalismo. Marxismo.

Ao indexar o documento, o bibliotecário deixou de selecionar o termo “precarização das relações de trabalho”, quando este deveria ter sido selecionado. Nesse caso, ocorrerão falhas na

  • A. linguagem documentária.
  • B. precisão.
  • C. tradução.
  • D. revocação.
  • E. estratégia de busca.

Quanto mais específico o vocabulário usado na indexação, mais minuciosos serão os matizes de significado que permite expressar. E quanto mais minuciosos os matizes de significado, mais difícil será estabelecer diferenças entre termos muito afins e empregar estes termos de modo coerente.

A afirmativa está

  • A. incorreta; definir o contexto adequado ou notas explicativas para termos ambíguos ou imprecisos favorece a coerência da indexação.
  • B. correta; para tornar a indexação mais precisa e coerente, é preciso reduzir o número de termos afins, usando termos genéricos e remissivas.
  • C. correta; elementos sintáticos adicionais, como subcabeçalhos ou indicadores de função, aumentam a especificidade e complicam a indexação.
  • D. incorreta; quanto mais específico o vocabulário, mais fácil será distinguir termos semelhantes e usá-los com precisão e coerência.
  • E. incorreta; a coerência na indexação não depende da especificidade do vocabulário e sim do conhecimento do indexador na sua aplicação.

Usando a Classificação Decimal de Dewey para classificar uma obra sobre “estresse no trabalho”, do ponto de vista de mais de uma disciplina, o bibliotecário do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região deve escolher, preferencialmente,

  • A. o assunto que recebe o tratamento mais completo na obra.
  • B. a classe pertinente que aparecer primeiro nas tabelas.
  • C. o número hierarquicamente superior que inclua to dos os pontos de vista.
  • D. o número interdisciplinar indicado no esquema ou no Índice Relativo.
  • E. o assunto que sofre influência dos demais.

Ao construir uma notação usando a Classificação Decimal de Dewey, uma bibliotecária acrescentou ao número principal três diferentes subdivisões padrão, que ela considerou pertinentes à obra, seguindo a ordem em que elas aparecem na tabela. O procedimento da profissional está

  • A. incorreto; não se deve adicionar múltiplas subdivisões padrão ao mesmo número, exceto quando hou ver indicação específica no sistema.
  • B. incorreto; as subdivisões padrão não devem seguir a ordem da sua apresentação, mas sim a determinada pela ordem de citação.
  • C. incorreto; não se deve usar as subdivisões padrão em qualquer número das tabelas, mas onde expres samente indicado pelo esquema.
  • D. correto; as subdivisões padrão não podem ser usadas sozinhas, mas podem ser aplicadas em qual quer número, quando necessárias.
  • E. correto; as subdivisões padrão devem ser aplicadas apenas quando a obra cobrir todo, ou aproximadamente todo, o assunto do número nas tabelas.

Na Classificação Decimal Universal, os auxiliares comuns dividem-se em três grupos:

I. Auxiliares de relação, que tornam mais específico e limitado o significado de um número; incluem: coordenação, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento e ordenação.

II. Auxiliares independentes, que têm como função tornar mais genérico e abrangente o significado de um número; incluem: língua, forma, lugar, raça e tempo.

III. Auxiliares dependentes, que indicam características que se aplicam apenas a determinadas classes das tabelas principais; incluem: propriedade, materiais, pessoas, asterisco e extensões alfabéticas.

Verifica-se que

  • A. I, II e III estão corretos; as tabelas auxiliares comuns indicam características repetitivas, aplicáveis aos números principais, porém, não são de uso obrigatório.
  • B. I, II e III estão incorretos; os auxiliares de relação ampliam o significado, os independentes o limitam e os dependentes aplicam-se a todas as classes.
  • C. I está correto; os auxiliares de relação devem ser ordenados após um número simples, seguido pelos sinais de adição, barra e dois pontos.
  • D. II está correto; os auxiliares independentes podem ser utilizados sozinhos ou em qualquer posição da notação: como prefixo, infixo e sufixo.
  • E. III está correto; os auxiliares dependentes, devido à sua natureza, devem ser acrescentados aos números principais sempre como sufixos.

Considere os dois agrupamentos abaixo referentes à Classificação Decimal Universal:

I. 340[331].11

II. 340.11[331+336]

III. 340[331]

a. Colchetes usados como símbolo subagrupador.

b. Colchetes usados no lugar dos dois pontos.

c. Colchetes usados como sinal de intercalação.

A correlação correta entre os agrupamentos é:

  • A. Ic; IIb; IIIa.
  • B. Ib; IIc; IIIa.
  • C. Ib; IIa; IIIc.
  • D. Ia; IIc; IIIb.
  • E. Ic; IIa; IIIb.

Na elaboração da Recursos: Descrição e Acesso − RDA, instruções derivadas do AACR foram reformuladas para produzir uma norma que será mais fácil de usar. Por exemplo, no AACR2,

  • A. uma obra com mais de três autores tem entrada pelo título; agora na RDA, o ponto de acesso principal é o primeiro autor.
  • B. utiliza-se uma série de elementos essenciais de descrição, enquanto na RDA, existe a opção por diferentes níveis de descrição.
  • C. não se deve corrigir imprecisões ou erros encontrados na fonte, mas na RDA, as incorreções devem ser transcritas e corrigidas.
  • D. o uso de abreviaturas deve ser evitado; no entanto, na RDA, existe a preferência para usá-las sempre que possível.
  • E. as regras foram estipuladas para facilitar as atividades do usuário; já na RDA, as regras são estipuladas para facilitar o trabalho do bibliotecário.

Uma política de desenvolvimento de coleções descreve a coleção (local e de acesso remoto) como ela está e estabelece um plano de como será desenvolvida, definindo também as diretrizes que nortearão tal desenvolvimento. Essas diretrizes são dinâmicas, na medida em que sua preparação, reavaliação e revisão são processos contínuos, que respondem a mudanças

  • A. nos materiais armazenados, no mercado de trabalho e na clientela de usuários.
  • B. na tecnologia, nos fornecedores de materiais informacionais e nos processos de trabalho.
  • C. na comunidade servida, nos recursos financeiros e nos recursos informacionais.
  • D. no ambiente informacional, na disponibilidade de títulos e na conjuntura econômica.
  • E. nas modalidades de pesquisa bibliográfica, na demanda por informação e nos provedores de recursos.

A definição:

É a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atingir seus objetivos.

Refere-se a

  • A. padrão.
  • B. gerência de projetos.
  • C. análise de conjuntura.
  • D. planejamento de risco.
  • E. plano.

Considere os dois agrupamentos abaixo, referentes a termos correntemente utilizados em planejamento.

I. Stakeholder.

II. Patrocinador.

III. Gerente de programas.

a. Pessoa ou grupo que proporciona os recursos financeiros para o projeto.

b. Responsável pela gestão de projetos relacionados de forma coordenada para obter benefícios e controle que não podem ser obtidos por sua gestão individual.

c. Pessoa ou organização ativamente envolvida no projeto ou cujo interesse pode ser positivamente ou negativamente afetado pelo seu término.

A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • A. Ib; IIa; IIIc.
  • B. Ia; IIb; IIIc.
  • C. Ib; IIc; IIIa.
  • D. Ic; IIb; IIIa.
  • E. Ic; IIa; IIIb.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...