Questões sobre Biologia Animal

Lista completa de Questões sobre Biologia Animal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Durante uma expedição para levantamento da fauna de anuros (sapos, rãs e pererecas) de determinada região de mata atlântica no Parque Estadual Carlos Botelho em São Paulo, um pesquisador coletou vários indivíduos apresentados na tabela seguinte, que lista as espécies e o número de indivíduos de anuros encontrados no referido local, entre agosto de 1999 e julho de 2000.

Considerando os dados apresentados na tabela, a classificação dos seres vivos e as regras adotadas para sua nomenclatura, julgue os itens seguintes.

Os anuros são classificados na ordem Anura e na classe Amphibia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos. O fato de a água ser uma substância apolar sem carga elétrica explica o porquê de ela ser chamada de solvente universal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos. No citosol de uma célula do corpo humano, as proteínas e os aminoácidos são considerados soluto, ao passo que a água é considerada solvente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à água e aos múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens subsecutivos. A água também pode ser considerada como uma substância multifuncional, por participar de reações de hidrólise e de condensação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há animais que apresentam estruturas especializadas na inoculação de seus venenos, como dentes, ferrões e espinhos, sendo denominados de peçonhentos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Além das cobras, também podem ser considerados animais peçonhentos abelhas, alguns peixes e lagartas.

II. As cobras consideradas venenosas ou peçonhentas possuem glândulas de veneno localizadas de cada lado da cabeça, recobertas por músculos compressores, conectadas, por ductos, às presas inoculadoras.

III. As cascavéis e jararacas são exemplos de serpentes peçonhentas que possuem a fosseta loreal, orifício localizado entre a narina e o olho.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III.

O Aedes aegypti no Brasil tem como criadouros preferenciais os mais variados recipientes de água domiciliares e peridomiciliares: pneus sem uso, latas, pratos de vasos de plantas, caixas d’água descobertas, piscinas sem uso, etc. Sobre este vetor, transmissor da dengue. Assinale a alternativa correta:

  • A. O Aedes aegypti pratica a hematofagia tanto dentro como fora das casas, principalmente entre 7 e 10 horas e depois entre 16 e 19 horas. Sua cópula e oviposição são diurnas e vivem de 15-20 dias.
  • B. O Aedes aegypti pratica a hematofagia fora das casas, principalmente, entre 7 e 10 horas. Sua cópula e oviposição são diurnas e vivem de 10-15 dias.
  • C. O Aedes aegypti pratica a hematofagia dentro das casas, principalmente, entre 16 e 19 horas. Sua cópula e oviposição são diurnas e vivem de 25-30 dias.
  • D. O Aedes aegypti pratica a hematofagia tanto dentro como fora das casas, principalmente, entre 16 e 19 horas. Sua cópula e oviposição são diurnas e vivem de 20-30 dias.

As leveduras são grupos de fungos heterogíneos que, superficialmente, aparentam ser homogíneos. A identificação desses fungos é baseada nas suas características morfofisiológicas e bioquímicas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. A identificação morfológica do fungo é usada secundariamente para estabelecer as espécies de fungos.

II. As provas bioquímicas, de assimilação, de fermentação e de açúcares são usadas para diferenciar os gêneros de fungos.

III. O ciclo de vida dos fungos compreende duas fases: uma somática, caracterizada por atividades alimentares, e outra reprodutiva, onde os fungos podem realizar reprodução sexuada ou assexuada.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. II e III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A classe holoturoides, do filo dos equinodermos, pode ser representada pela alternativa:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

Um aluno levou para a sala de aula a charge abaixo para compartilhar com seus colegas de turma. Apesar de trazer a tona um tema muito relevante para as aulas de Ciências e Biologia, a charge apresenta um equívoco conceitual.

O equívoco conceitual refere-se ao fato

  • A. das infecções virais citadas não serem transmitidas pelo mesmo mosquito.
  • B. das três doenças serem manifestações do mesmo vírus, determinadas pelo organismo do hospedeiro.
  • C. do mosquito não ser as doenças citadas, e sim atuar como hospedeiro dos vírus.
  • D. dos agentes de saúde não precisarem temer o mosquito, pois já foram vacinados contra as viroses.
  • E. de uma mesma infecção viral possuir nomes diferentes dependendo da região do país.

Tendo o texto apresentado como referência, assinale a opção correta.

  • A. A CITES veda a utilização de animais selvagens constantes de seus anexos em estabelecimentos que visem ao entretenimento, como, por exemplo, circos, coleções e exibições ambulantes.
  • B. Para espécimes de uma espécie animal incluída no Anexo I da CITES e criadas em cativeiro para fins comerciais, a convenção prevê regulamentação menos rigorosa comparando-se à exigida para os capturados em seu hábitat natural.
  • C. É vedado o intercâmbio de espécimes de espécies constantes do Anexo I da CITES, em qualquer hipótese, e o intercâmbio de amostras de espécies constantes no Anexo II para fins comerciais, admitindo-se, excepcionalmente, o intercâmbio destinado à pesquisa científica em instituições registradas junto à autoridade administrativa de seu estado.
  • D. Os Anexos II e III da CITES incluem todas as espécies ameaçadas de extinção que são ou possam ser afetadas pelo comércio.
  • E. A proposição de emendas aos Anexos I e II da CITES, com inclusão de espécies, só pode ser feita pela parte em cujo território a espécie esteja presente.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...