Questões sobre Genética

Lista completa de Questões sobre Genética para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. O conhecimento do genoma humano ajudou a consolidar a ideia da importância das mutações gênicas, que é a origem dos alelos, na promoção de variações genéticas entre indivíduos de uma mesma espécie e na busca de homologias entre o genoma humano e os de outros organismos.

• E. Errado

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. A síndrome de Down é um exemplo de doença humana contemplada pelas metodologias surgidas a partir do projeto genoma humano, pois os resultados desse projeto permitiram que se realizasse o diagnóstico laboratorial dessa síndrome.

• E. Errado

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Os estudos na ciência forense evoluíram com o incremento do conhecimento do genoma humano e da tecnologia, frequentemente utilizados nas investigações de paternidade, cuja base teórica é o sequenciamento de genes, em especial os produtores de proteína.

• E. Errado

O projeto genoma, que tratou do sequenciamento das bases que compõem o genoma humano e da variação entre os indivíduos da espécie, trouxe benefícios diretos à saúde humana e de outros organismos vivos, além de melhorias na agropecuária, indústria farmacêutica, ciência forense, metodologia científica e no desenvolvimento de instrumentos de análise laboratorial e computacional, entre outros. Portanto, o projeto genoma humano não se restringiu apenas ao genoma humano. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes. Os benefícios obtidos a partir do conhecimento do funcionamento do material genético incluem o desenvolvimento de organismos transgênicos, que são organismos selecionados artificialmente ao longo das gerações, visando aumentar a transcrição de proteínas de interesse da indústria agropecuária.

• E. Errado

Após a finalização do Projeto Genoma Humano (PGH), no início dos anos 2000, a comunidade científica acreditava que haveria uma revolução em áreas como a medicina, a farmacologia e a biomedicina, impulsionadas pelas novas ferramentas moleculares e pelas descobertas em relação à sequência de nucleotídeos do genoma e localização dos genes. Algumas dessas previsões se confirmaram, enquanto outras permanecem um desafio até os dias de hoje. Nesse contexto, qual a alternativa INCORRETA em relação aos avanços relacionados ao PGH?

• A. A Genética Forense foi uma das áreas de maior desenvolvimento nas últimas décadas.
  • B. Somente o sequenciamento do Genoma não permite a compreensão da expressão gênica em heranças multifatoriais.
  • C. Após o sequenciamento do Genoma estrutural, novos desafios surgiram, tais como a Genômica funcional ou transcriptoma (toda gama de transcritos produzidos por um organismo) ou o Proteoma (toda gama de proteínas codificadas).
  • D. Uma das técnicas mais bem-sucedidas, impulsionada pelo PGH, foi a terapia gênica.
  • E. Com o PGH, muitas doenças genéticas foram associadas a mutações gênicas ou a alterações cromossômicas estruturais.

A maior parte do genoma humano é idêntica entre os indivíduos, porém existem regiões que podem variar de pessoa para pessoa (polimorfismos). Essas regiões polimórficas, dependendo de suas características, podem apresentar aplicações diferentes nos exames forenses. Após os trabalhos pioneiros de Alec Jeffrey, os _____ foram os primeiros polimorfismos moleculares utilizados em investigações criminais, sendo atualmente amplamente substituídos pelos ______. Outra classe de polimorfismos moleculares, os _______ têm sido aplicados na identificação humana em casos de amostras degradadas ou com reduzidas concentrações de DNA, devido aos pequenos amplicons produzidos. Alguns polimorfismos podem ser empregados como AIMs, a exemplo de alguns _____ e _____, podendo fornecer informações sobre ancestralidade dos indivíduos ou mesmo serem utilizados para predição de características físicas.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

• A. RFLPs – SNPs – STRs – VNTRs – INDELs
  • B. SNPs – RFLPs – STRs – INDELs – mini-STRs
  • C. RFLPs – VNTRs – INDEs – INDELs – SNPs
  • D. VNTRs – STRs – RFLPs – SNPs – INDELs
  • E. VNTRs – STRs – SNPs – SNPs – INDELs

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, geralmente é causada pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 21, a pessoa tem três. Acerca dessa síndrome, analise as afirmativas.

I - A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose pelo processo de não disjunção meiótica.

II - Essa síndrome pode ocorrer também devido a translocações envolvendo os cromossomos 14 e 21.

III - O cariótipo de uma pessoa com a Síndrome de Down pode ser representado por: 47, XX ou XY, +21.

Está correto o que se afirma em

• A. II e III, apenas.
  • B. I, apenas.
  • C. I, II e III.
  • D. III, apenas.

A respeito do desenvolvimento embrionário, assinale a assertiva correta.

• A. As divisões que ocorrem durante a segmentação denominam-se clivagens, e as células que se formam são chamadas pronúcleos.
  • B. Ao longo do desenvolvimento embrionário, as células passam por um processo de diferenciação celular em que alguns genes são "ativados". Surgem dessa maneira os tipos celulares, que se organizam em tecidos.
  • C. Na gastrulação, forma-se o blastóporo. Os animais em que o blastóporo dá origem ao ânus são chamados de protostômios, e os animais em que o blastóporo dá origem à boca são chamados de deuterostômios.
  • D. A placenta é considerada um anexo embrionário, por ser um órgão formado por tecidos de origem materna.

De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:

• A. Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 3 tipos de gametas diferentes.
  • B. Um indivíduo com genótipo AaBb produz os gametas a e b.
  • C. Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 8 tipos de gametas diferentes.
  • D. Um indivíduo com genótipo AABB produz 2 tipos de gametas diferentes.

Os heredogramas são representações que permitem estabelecer os padrões de herança de determinada característica ou doença pela observação da relação de parentesco entre os indivíduos.

Sobre a doença em questão, analise as afirmativas abaixo.

I - Trata-se de uma doença ligada ao cromossomo X.

II - Trata-se de uma doença autossômica recessiva.

III - A mãe do indivíduo c-2 é homozigota dominante.

Está correto o que se afirma em