Questões de Biologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma empresa de mineração foi autuada por descartar rejeitos perigosos em um lixão clandestino. Considere as afirmações abaixo.

I. Não houve disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deveriam ter sido distribuídos de maneira ordenada em aterro adequado.

II. Os rejeitos deveriam ter sido sujeitos a destinação final ambientalmente adequada, o que inclui o processo de reciclagem.

III. A empresa está sujeita às penas previstas na Lei de Crimes Ambientais por dar disposição final ambientalmente inadequada a resíduos perigosos.

As afirmações que podem ser utilizadas para a aplicação da autuação são:

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I e III, apenas.

Um aluno levou para a sala de aula a charge abaixo para compartilhar com seus colegas de turma. Apesar de trazer a tona um tema muito relevante para as aulas de Ciências e Biologia, a charge apresenta um equívoco conceitual.

O equívoco conceitual refere-se ao fato

  • A. das infecções virais citadas não serem transmitidas pelo mesmo mosquito.
  • B. das três doenças serem manifestações do mesmo vírus, determinadas pelo organismo do hospedeiro.
  • C. do mosquito não ser as doenças citadas, e sim atuar como hospedeiro dos vírus.
  • D. dos agentes de saúde não precisarem temer o mosquito, pois já foram vacinados contra as viroses.
  • E. de uma mesma infecção viral possuir nomes diferentes dependendo da região do país.

Analise a figura abaixo.

Desconsiderando a possibilidade de recombinação genética (crossing over), os possíveis genótipos dos gametas que podem ser formados pelas células diploides representadas acima são, respectivamente, para as células I e II

  • A. G, g, F e f; Dd e Mm.
  • B. GF e gf; Dd e Mm.
  • C. G, g, F e f; DM e dm ou Dm e dM.
  • D. GF e gf; D, d, M e m.
  • E. GF e gf; DM e dm ou Dm e dM.

O movimento pedagógico que aborda a relação entre o desenvolvimento científico com o desenvolvimento tecnológico e seus impactos na sociedade é conhecido como

  • A. educação ambiental.
  • B. ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.
  • C. alfabetização científica.
  • D. ensino por argumentação.
  • E. ensino baseado em projetos.

Os estuários e mangues possuem solos com baixa quantidade de gás oxigênio e por isso a vegetação apresenta adaptações que permitem sua sobrevivência. Os manguezais apresentam características muito específicas que condicionam a presença de um pequeno número de espécies de vegetais. Um estudante fez as afirmações abaixo sobre as adaptações presentes em plantas dos manguezais.

I. As chamadas raízes suporte são projeções do caule que ampliam a área de sustentação das plantas permitindo a fixação em solos lamacentos.

II. Os pneumatóforos são estruturas do sistema radicular que crescem para fora do solo permitindo uma aeração adequada das raízes.

III. As raízes suporte e pneumatóforos contribuem para o aumento dos sedimentos que chegam aos rios e canais dos estuários

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

O metabolismo de proteínas e ácidos nucleicos gera produtos nitrogenados excretados de diferentes maneiras pelos animais. A forma de excreção se relaciona mais aos hábitos e habitats dos animais que ao grupo taxonômico a que pertencem.

A descrição dessa relação está correta em:

  • A. Os seres humanos excretam a amônia, pouco solúvel em água, o que é vantajoso para conservação do recurso no ambiente terrestre.
  • B. A amônia é muito solúvel na água e difunde-se rapidamente, sendo uma forma comum de excreta nitrogenada em animais aquáticos como peixes ósseos.
  • C. Para os animais ovíparos, como muitos répteis, a excreção de ureia é uma vantagem durante o desenvolvimento embrionário pela baixa toxicidade.
  • D. A excreção de amônia pelas aves confere vantagem no voo, pois minimiza a quantidade de água carregada durante a locomoção.
  • E. A transformação dos grupos −NH2 em ácido úrico, a mais complexa das excretas nitrogenadas, envolve grande gasto energético, sendo mais compatível com animais endotérmicos.

O gráfico abaixo mostra a variação hormonal relacionada ao ciclo menstrual numa mulher com ciclo regular de 28 dias.

Após identificar os hormônios hipofisários e ovarianos no gráfico, sobre o controle exercido por eles é correto afirmar:

  • A. A fase folicular do endométrio pode ser caracterizada pelo comportamento das curvas hormonais 1 e 4.
  • B. Caso uma mulher fizesse uso de contraceptivos orais, as curvas 1 e 2 permaneceriam inalteradas após a ovulação.
  • C. Caso ocorresse gravidez após a ovulação, os hormônios das curvas 3 e 4 permaneceriam em níveis elevados.
  • D. As alterações de humor que muitas mulheres sentem no período conhecido como TPM dependem da curva 3.
  • E. A amenorreia lactacional decorre da inibição do hipotálamo provocada pela prolactina, o que inibe a liberação de gonadotrofinas, representadas nas curvas 1 e 2.

A tabela abaixo resume características anatômicas e fisiológicas de quatro filos.

São representantes dos filos I, II, III e IV, respectivamente,

  • A. anêmona, tênia, ascaris e poliqueta.
  • B. água-viva, ascaris, planária e minhoca.
  • C. estrela-do-mar, ascaris, tênia e poliqueta.
  • D. estrela-do-mar, ascaris, tênia e poliqueta.
  • E. anêmona, tênia, planária e filária.

As metas citadas no texto só poderão ser atingidas se

  • A. todos os países emergentes deixarem de usar equipamentos que liberem gases destruidores da camada de ozônio.
  • B. todos os países signatários do acordo reduzirem as emissões de gases que enfraquecem o efeito estufa.
  • C. os países desenvolvidos patrocinarem ações de sequestro de carbono em áreas localizadas em países como Índia, China e Brasil.
  • D. os países signatários do acordo reduzirem o consumo de combustíveis fósseis e promoverem ações de sequestro de carbono.
  • E. os 195 países participantes da Cúpula de Paris reduzirem o uso de gases de efeito estufa e intensificarem o plantio de árvores.

Um indivíduo ingeriu um sanduíche de peito de peru contendo 15 g de proteínas. A digestão química das proteínas começa

  • A. no estômago e tem sequência no duodeno, onde ocorre a digestão total até aminoácidos.
  • B. no estômago e tem sequência no duodeno, onde ocorre a digestão total até nucleotídeos.
  • C. no estômago, tem sequência no duodeno e termina no intestino grosso onde ocorre a digestão total até ácidos graxos e glicerol.
  • D. na boca, tem sequência no duodeno, onde ocorre a digestão total até aminoácidos.
  • E. na boca, tem sequência no duodeno, onde ocorre a digestão total até monossacarídeos.
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