Questões sobre PMBOK

Lista completa de Questões sobre PMBOK para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa correta. O Gerenciamento de Processos de Negócio (Business Process Management - BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio. Assim como no Gerenciamento de Projetos temos o famoso PMBOK, em Gerenciamento de Processos de Negócio temos, na sua terceira versão, o:

  • A. CMBOK
  • B. BPMBOK
  • C. CBOK BPM
  • D. BOKBPM
  • E. BPM CBOK

De acordo com o Guia PMBOK® 5, a definição de projeto é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço, ou resultado único”. O PMBOK® (Project Management Body of Knowledge) ou Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos contém todas as etapas do Gerenciamento de Projetos e, ainda, todos os processos, divididos em 10 áreas do conhecimento. Os cinco grupos de processos, listados no PMBOK® 5, são: Iniciação; Planejamento; Execução; Monitoramento e Controle; e, Encerramento. Uma das áreas de conhecimento do Gerenciamento de Projetos se refere ao Gerenciamento do Tempo, que possui 7 processos. Cada processo possui um diagrama de fluxo de dados com entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. São entradas do processo definir as atividades do Gerenciamento do Tempo:

  • A. Atributos das atividades; Registro dos riscos; e, Calendário dos recursos.
  • B. Lista de atividades; Lista dos marcos; e, Especificações de escopo do projeto.
  • C. Linha de base do escopo; Fatores ambientais da empresa; e, Ativos de processos organizacionais.
  • D. Estrutura analítica dos recursos; Requisitos dos recursos das atividades; e, Análise de rede do Cronograma.

No PMBOK 5, os ciclos de vida projetados para reagir a altos níveis de mudança, com envolvimento contínuo das partes interessadas, são denominados

  • A. projetáveis.
  • B. preditivos.
  • C. incrementais.
  • D. adaptativos.
  • E. produtivos.

Segundo o PMBOK, uma fase de um projeto é uma coleção de atividades logicamente relacionadas que culminam com a conclusão de um ou mais entregáveis. Em relação à estrutura de fases do ciclo de vida de um projeto, devese considerar o seguinte:

  • A. a estrutura de fases de um projeto identifica fases que se aplicam a todos os projetos. Essas fases envolvem, respectivamente, o planejamento e o monitoramento do projeto.
  • B. a estrutura de fases de um projeto impõe restrições sobre a execução de atividades. Uma restrição para a gestão do ciclo de vida do projeto determina que o início de uma fase deve ocorrer após a conclusão das fases predecessoras.
  • C. o trabalho em cada fase de um projeto com ciclo de vida adaptativo é de natureza diferente daquela envolvida nos trabalhos de fases precedentes e subsequentes.
  • D. a sobreposição de fases pode exigir recursos adicionais para permitir o paralelismo do trabalho e pode aumentar o risco de retrabalho se uma fase subsequente progredir antes que informações precisas das fases anteriores estejam disponíveis.

O PMBOK organiza a gestão de projetos em cinco grupos de processos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; e encerramento. Segundo o PMBOK, em quais grupos de processos a área de conhecimento de Gestão de Recursos Humanos do Projeto é aplicada?

  • A. Iniciação e planejamento.
  • B. Planejamento e execução.
  • C. Execução e monitoramento e controle.
  • D. Monitoramento e controle e encerramento.

De acordo com o

  • A. PMBOK 5ª edição, a governança do projeto é uma função de supervisão que está alinhada com o modelo de governança da organização e que engloba o ciclo de vida do projeto.
  • B. PMBOK 5ª edição, a governança do projeto é uma função de supervisão que está alinhada com o modelo de governança da organização e que engloba o ciclo de vida do projeto.
  • C. COBIT 5, na maioria das organizações, a gestão é de responsabilidade do conselho de administração sob a liderança do presidente e a governança é de responsabilidade da diretoria executiva sob a liderança do diretor executivo (CIO).
  • D. COBIT 5, a governança do projeto garante que as necessidades do gerente do projeto e das partes interessadas sejam avaliadas a fim de determinar objetivos corporativos acordados e equilibrados.
  • E. COBIT 5 e com o PMBOK 5ª edição, a governança corporativa e a governança do projeto definem a gestão através de priorizações e tomadas de decisão e monitoram a conformidade com os objetivos estabelecidos.

Em uma situação hipotética, um Analista do TRE-SP está encarregado de checar as entradas do processo “Verificar o Escopo” de um projeto que utiliza o PMBOK 5a Edição. Dentre as entradas, ele deverá checar

  • A. a estrutura analítica do projeto, que é uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto.
  • B. o registro das partes interessadas, que é usado para identificar as partes que podem fornecer informações sobre os requisitos.
  • C. o termo de abertura do projeto, que é usado para fornecer o contexto do projeto necessário para planejar os processos de gerenciamento do escopo.
  • D. a matriz de rastreabilidade dos requisitos, que liga os requisitos às sua origens e os acompanha ao longo do ciclo de vida do projeto.
  • E. os ativos de processos organizacionais, que incluem políticas, procedimentos e normas relacionadas ao escopo.

Conforme é estabelecido no PMBOK® (5ª edição), o Gerenciamento do Tempo do Projeto é composto por todos os processos necessários à gerência do término pontual do Projeto. Dentre tais processos, destaca-se o Processo “Desenvolver o Cronograma”, composto por entradas, ferramentas e técnicas, e saídas. NÃO é considerada uma ferramenta ou uma técnica relacionada ao processo Desenvolver Cronograma

  • A. corrente crítica.
  • B. caminho crítico.
  • C. registro dos riscos.
  • D. criação de modelos.
  • E. otimização de recursos.

Na 5ª Edição do PMBOK, o processo de Gerenciamento de Projetos é definido como a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de cumprir seus requisitos. Os processos de gerenciamento de projetos são agrupados nas seguintes categorias:

  • A. concepção, elaboração, planejamento, construção, transição.
  • B. lançamento, requisitos, construção, validação, implantação.
  • C. ativação, planejamento, construção, controle, post-mortem.
  • D. concepção, planejamento, elaboração, implementação, verificação e validação.
  • E. iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, encerramento.

Em gerenciamento de projetos, segundo o PMBOK, criar uma Estrutura Analítica de Projeto (EAP) é um processo

  • A. necessário para criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto, que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado, e como a estrutura analítica do projeto será criada e definida.
  • B. necessário para identificar as atividades específicas que precisam ser realizadas para produzir as várias entregas do projeto.
  • C. necessário para subdividir as principais entregas do projeto e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis.
  • D. desenvolvido durante a iniciação do projeto e visa à definição do respectivo escopo.
  • E. necessário para desenvolver uma declaração do escopo detalhada do projeto como base para futuras decisões deste.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...