Questões de Ciência da Computação da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Em um modelo de banco de dados relacional, o DDL é uma categoria de comandos utilizada para definir a estrutura do banco. São comandos dessa categoria, EXCETO:

  • A. ALTER.
  • B. GRANT.
  • C. RENAME.
  • D. TRUNCATE.

O Projeto MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro) foi iniciado a partir de dezembro de 2003, tendo como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software, serviços e práticas de gestão de RH na indústria de TIC. Foi baseado nas normas já existentes. A seguir são apresentadas as bases técnicas para o desenvolvimento do modelo MPS, segundo o guia Geral de Software – 2016. De acordo com o exposto, assinale a alternativa correta.

  • A. ISO/IEC 12207:2008, ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008 e CMMI-SVC®, ISO/IEC família 330xx, CMM® – People Capability Maturity Model®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011
  • B. ISO/IEC família 330xx ,ISO/IEC 22301:2013, ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008 e CMMI-SVC®, CMM® – People Capability Maturity Model®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade® e MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011.
  • C. ISO/IEC 20000, NBR ISO 9001:2008, CMM® – People Capability Maturity Model®, ISO/IEC família 330xx, ISO/IEC 23007:2013 e CMMI-SVC®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, MoProSoft – NMX-I-059/2-NYCE-2011 e ISO/IEC 34301:2007.
  • D. CMM® – People Capability Maturity Model®, ISO/IEC 20000, ISO/IEC família 330xx, NBR ISO 9001:2008, ISO/IEC 31000:2009 e CMMI-SVC®, PNQ® – Prêmio Nacional da Qualidade®, ISO/IEC 34301:2007 e MoProSoft – NMX-I-059/ 2-NYCE-2011.

A ITIL é um conjunto de publicações sobre as melhores práticas para o gerenciamento de serviços de TI. Considerando o ITIL V3 pode-se afirmar que são considerados livros dessa versão, EXCETO:

  • A. Estrutura de serviço.
  • B. Transição de serviço.
  • C. Operação de serviço.
  • D. Estratégia de serviço.

O CMMI (Capability Maturity Model – Integration) para Desenvolvimento tem como base as melhores práticas em relação às atividades de desenvolvimento e manutenção aplicadas a produtos e serviços. Abrangendo práticas que englobam todo o ciclo de vida de um produto, concentrando os esforços no trabalho necessário para construção e manutenção do produto em sua totalidade. O CMMI – DEV 1.2 possibilita a abordagem da melhoria e avaliação de processos utilizando duas representações diferentes: contínua e por estágios. Com relação à representação por estágios, é correto afirmar que a representação por estágios

  • A. permite visibilidade crescente da capacidade alcançada em cada área de processo.
  • B. descreve em resumidamente os resultados de melhoria de processo em uma forma simples.
  • C. admite que as organizações façam a escolha de um percurso de melhoria e sem a necessidade de teste.
  • D. tem como foco um conjunto de processos a fim de prover à organização uma capacidade específica, caracterizada por cada nível de maturidade.

Em banco de dados relacional à arquitetura mais difundida na literatura é a Arquitetura “Three-Schema” (também conhecida como arquitetura ANSI/SPARC), proposta por Tsichritzis & Klug em 1978. A arquitetura “three-schema” pode ser utilizada para explicar conceitos de independência de dados, que podem ser definidos como a capacidade de alterar o esquema de um nível sem ter que alterar o esquema no próximo nível superior. Um SGBD é uma coleção de arquivos e programas inter-relacionados permitindo a consulta e modificação de dados, no qual é possível ter uma abstração dos dados em 3 níveis; na arquitetura ANSI/SPARC são conhecidos como:

  • A. Lógico, físico e hierárquico.
  • B. Interno, conceitual e externo.
  • C. Relacional, rede e hierárquico.
  • D. Conceitual, relacional e hierárquico.

O principal objetivo da estratégia do serviço é fornecer as diretrizes para fomentar os vários estágios do ciclo de vida do serviço e transformar o Gerenciamento de Serviços em um ativo estratégico, dando o direcionamento de como projetar, desenvolver e implementá-los. Assinale a afirmativa correta acerca da estratégia de serviços do modelo ITIL v3.

  • A. O Gerenciamento de demanda, o Gerenciamento de portfólio e o Gerenciamento de disponibilidade compõem os processos da estratégia de serviços.
  • B. O portfólio de serviços gerencia um conjunto de serviços para manter e aumentar a entrega dos serviços dentro da organização ao longo do ciclo de vida do serviço.
  • C. A finalidade da estratégia de serviços é mapear e manter os níveis de entrega de serviços requisitados a um custo aceitável. Os requisitos e necessidades são acordados e documentados em um pacote de nível de serviços.
  • D. Na estratégia de serviços as decisões são realizadas levando em consideração apenas três elementos: processos adaptáveis para os clientes e estratégias; gerenciamento das incertezas e complexidades; e, aumento da vida econômica dos serviços.

O cubo de uma estrutura OLAP (Online Analytical Processing) armazena diversas informações, permitindo várias combinações entre elas. Esse tipo de organização da informação permite ao usuário uma flexibilidade em observar os dados a partir de diferentes perspectivas e em diferentes níveis de detalhe, resultando na extração de várias formas de visões sobre o mesmo tema. Os dados são organizados em múltiplas dimensões e cada uma contém múltiplos níveis de abstração. Esses níveis são, ainda, definidos pelo conceito de hierarquia. As ferramentas OLAP podem ser implementadas de diversas formas, como em um Data Warehouse implementado com banco de dados relacional ou um banco de dados multidimensional especializado em Sistema de Informações Geográficas. Nessas abordagens nos referimos às arquiteturas:

  • A. HOLAP e DOLAP.
  • B. MOLAP e SOLAP.
  • C. HOLAP e WOLAP.
  • D. DOLAP e WOLAP.

OLAP (Online Analytical Processing) é um conceito de interface com o usuário, que disponibiliza uma estrutura multidimensional, permitindo analisá-lo profundamente em diversos ângulos. As funções básicas do OLAP são: visualização multidimensional dos dados, exploração, rotação, entre outros. Com relação às operações OLAP, analise as afirmativas a seguir.

I. Pivot – executa uma operação de visualização rotacional dos eixos de um determinado cubo, mudando o eixo de visualização.

II. Dice – executa uma operação de seleção em duas ou mais dimensões.

III. Drill Across – visualização múltipla em uma única tela, alternar linhas e colunas, sendo que todos os valores totalizados serão recalculados.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. I e II.
  • C. I e III.
  • D. II e III.

A ITIL formou-se no final da década de 1980 pela CCTA (Central Communications and Telecom Agency), atual OGC (Office of Government Commerce), como um esforço para disciplinar e permitir a comparação entre as propostas dos diversos prestadores de serviços de TI para o governo britânico, objetivando garantir um mínimo de padronização de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custo. A biblioteca ITIL V3 está agrupada em cinco volumes: Estratégia de Serviços, Projeto de Serviços, Transação de Serviço, Operação de Serviço e Melhoria Contínua de Serviço, dos quais são compostos em sua totalidade por 26 processos e quatro funções. Dentre os processos, é INCORRETO afirmar que:

  • A. Os seguintes processos fazem parte da operação de serviços: gerenciamento de eventos, gerenciamento de acidentes, execução de requisição e gerenciamento de acesso.
  • B. Os processos que fazem parte da estratégia de serviço são: gerenciamento de demanda, gerenciamento de portfólio, gerenciamento financeiro e gerenciamento de transição.
  • C. Os seguintes processos fazem parte do projeto de serviços: gerenciamento de nível de serviço, gerenciamento de disponibilidade, gerenciamento de fornecedores, gerenciamento de capacidade e gerenciamento da continuidade dos serviços.
  • D. Os seguintes processos fazem parte da transação de serviços: planejamento e suporte à transação, gerenciamento de mudança, gerenciamento de ativos de serviços e configuração, gerenciamento de liberação e distribuição, validação e testes do serviço e avaliação.

A UML (Unified Modeling Language) classifica seus diagramas em duas categorias: diagramas estruturais e diagramas comportamentais. Os diagramas comportamentais realizam o acompanhamento dinâmico dos objetos em um sistema, que pode ser descrito como uma série de mudanças no sistema ao longo do tempo. Já os diagramas estruturais descrevem a formação estática do sistema e suas partes em diferentes níveis de abstração. Assinale a alternativa que apresenta corretamente os diagramas comportamentais, segundo a UML 2.5.

  • A. Comunicação, Objeto, Interação, Classe, Máquina de Estados, Sequência, Tempo e Componente.
  • B. Classe, Caso de Uso, Implantação, Máquina de Estado, Tempo, Comunicação, Componente e Atividade.
  • C. Máquina de Estados, Sequência, Visão Geral de Interação, Tempo, Componente, Atividade, Caso de Uso e Objeto.
  • D. Atividades, Caso de Uso, Interação, Comunicação, Máquina de Estados, Sequência, Visão Geral de Interação e Tempo.
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