Questões de Ciência Forense

Lista completa de Questões de Ciência Forense para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O corpo de um homem adulto, vítima de assalto, foi levado ao instituto médico-legal e, no exame, o perito médico legista relatou os seguintes achados: infiltração hemorrágica, coagulação do sangue, ferida de bordas afastadas no pescoço, escoriações com presença de crosta e equimoses.

Com referência a esse caso hipotético e ao diagnóstico diferencial entre lesões produzidas em vida ou depois da morte, julgue os itens seguintes.

Infere-se que o ferimento do pescoço, com as bordas afastadas, foi provocado em vida, em virtude da retração dos tecidos, uma vez que a capacidade retrátil do tecido do pescoço desaparece logo após a morte.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à perícia médico-legal, julgue os itens que se seguem.

A lesão corporal seguida de morte não se confunde com o homicídio culposo, pois, na primeira situação, chamada de homicídio preterdoloso, ocorre o dolo. Nesse caso, o autor tem a intenção de provocar a lesão corporal, mas não a morte da vítima.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos da medicina legal, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No caso de um terremoto, caso uma viga de concreto caia sobre o tórax de uma pessoa, impedindo por completo os movimentos respiratórios, ocorre asfixia direta.

  • B.

    As queimaduras de primeiro grau atingem somente a derme, preservando as camadas subjacentes.

  • C.

    A ação de ácidos fortes sobre a pele humana destrói os tecidos e, no caso do ácido clorídrico, forma lesão amolecida grave de tom esbranquiçado.

  • D.

    A presença de pele anserina no cadáver significa que ocorreu afogamento.

  • E.

    As queimaduras de terceiro grau, quando atingem a polpa digital, destroem os dermoglifos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!