Questões sobre Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa

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Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue os seguintes itens. Eventualmente, a empresa paga pela divulgação de nota oficial, documento que contém declaração, posicionamento oficial ou esclarecimento acerca de assunto de interesse público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue os seguintes itens. O release caracteriza-se como material noticioso produzido por uma organização para ser veiculado integralmente pela imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de release, presskit, organização de entrevistas coletivas, notas oficiais e clipping, julgue os seguintes itens. O presskit constitui um conjunto de materiais entregue aos jornalistas durante um evento promovido por uma organização, com a finalidade de fornecer subsídios para ajudar o profissional da imprensa a entender uma situação ou evento específico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a organização de eventos e a cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens. Na organização de um evento, o profissional de relações públicas deve concentrar seus esforços na concepção geral do evento, deixando os detalhes operacionais com outros profissionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a organização de eventos e a cerimonial e protocolo, julgue os próximos itens. O protocolo determina as normas e regras de comportamento a serem seguidas pelos representantes governamentais em ocasiões oficiais; o cerimonial, por sua vez, determina a sequência a ser seguida em um evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre o papel da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Uma boa assessoria de imprensa é aquela que toma iniciativas, que tem no seu DNA um olhar preventivo e mostra-se capaz de reagir rapidamente sempre que as circunstâncias assim o determinarem.
  • B. Ao organizar as atividades, cabe à assessoria de imprensa formalizar o planejamento das políticas, planos, programas e projetos, bem como as estratégias de atuação.
  • C. Em situações de emergência, como um acidente, a decretação de uma greve, uma invasão, nas quais prevalece o elemento-surpresa, cabe à assessoria de imprensa, ante a possibilidade de ver a versão prevalecer sobre o fato, agir rapidamente.
  • D. No caso de notícias triviais, comuns, o press release deve ser enviado para toda a redação, de preferência genericamente.

Sobre a relação entre assessor de imprensa e jornalista, assinale V as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O acessor de imprensa deve ser proativo, ter iniciativa e ser estratégico na busca de soluções.

( ) O acessor de imprensa deve entrar em contato com o jornalista duas ou três vezes ao dia.

( ) O acessor de imprensa deve pedir para ler o texto do jornalista antes da publicação.

( ) O acessor de imprensa deve conquistar credibilidade e respeitabilidade técnica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V F F V.
  • B. F F F V.
  • C. V V F V.
  • D. F V V F.

Com relação aos valores-notícia, ou seja, a critérios de relevância e atualidade de uma notícia, é INCORRETO afirmar que

  • A. o fator tempo é um valor-notícia na medida em que a existência de um acontecimento atual, já transformado em notícia, pode servir de gancho para outro acontecimento ligado a esse assunto.
  • B. os valores-notícia são imutáveis, não variando de uma empresa jornalística para outra.
  • C. quanto maior for a relevância do fato, maior é a chance de a notícia ser notada. Cabe ao jornalista saber identificar essa relevância e mostrá-la ao leitor.
  • D. a direção da organização jornalística (ou seus donos) podem influenciar o peso dos valores-notícia com sua política editorial, às vezes por razões pessoais, dando prioridade a certo assunto ou tema.

O assessor de imprensa de uma instituição pública reuniu os jornalistas da equipe para apresentar orientações sobre redação e edição para mídias digitais.

A primeira instrução foi a de se evitarem textos longos, porque são inadequados para as novas mídias. Essa afirmação está:

  • A. correta, porque a eficácia de um texto nas mídias sociais é diretamente proporcional ao seu menor tamanho;
  • B. correta, porque as mídias sociais têm como receptores os jovens (millennials) que estão desacostumados a textos longos;
  • C. incorreta, porque o texto longo pode ser veiculado adequadamente, desde que fracionado em textos menores;
  • D. incorreta, porque as mídias sociais mantêm os mesmos padrões de recepção das mídias impressa e eletrônica;
  • E. incorreta, porque a linguagem utilizada é mais importante do que o tamanho do texto que é veiculado.

A assessoria de imprensa de um órgão público desenvolveu uma política de comunicação que enfatizou a veiculação de informações para os cidadãos através de comunicados da direção do órgão, minimizando entrevistas dos ocupantes dos cargos públicos, apenas para atender demandas específicas.

Essa política teve como foco aplicar o princípio da comunicação pública da:

  • A. transparência;
  • B. interatividade;
  • C. legalidade;
  • D. legitimidade;
  • E. impessoalidade.
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