Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Trata-se de um exemplo de jornalismo de precisão, em que o jornalista usa métodos científicos de pesquisa social para prestar declarações comprovadas sobre o tema social e recorre a fontes diversificadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.

Nas redações, existia a figura do copidesque, que hoje está ultrapassada. A função de copidescagem não é mais usada no jornalismo impresso.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.

O uso de efemérides nos jornais e revistas foi duramente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.

Técnica de redação jornalística cada vez mais usada pelos meios de comunicação, em especial pelos jornais de circulação nacional, o nariz-de-cera é grande auxiliar do lead para dar ao texto maior síntese e clareza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes.

O jornalismo impresso usa a chamada como recurso técnico para atrair a atenção do leitor para a primeira página. Por isso, as chamadas são textos curtos que trazem as principais informações sobre a matéria e remete à página em que ela se encontra no jornal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.

Uma reportagem tem de parecer verdadeira, ser verossímil, e o redator deve controlar a verossimilhança conservando no texto as qualidades de tensão e condensação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da elaboração dos textos jornalísticos, julgue os itens a seguir.

Os parágrafos no texto jornalístico são produzidos por critérios diferentes daqueles da língua culta. Os parágrafos são determinados por critérios de número de linhas em função da diagramação e da facilidade de leitura, pois blocos grandes de texto são indesejáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.

O tempo do texto não deve ser confundido com o tempo da história. O tempo da história diz respeito às referências temporais que estão no texto. O tempo do texto pressupõe uma sucessão de fatos, um desenrolar de ações situado em determinado momento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.

A reconstituição das ações e a presentificação dos fatos como se estivessem ocorrendo são recursos do discurso narrativo e se apóiam na ação e no detalhamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subqüentes, a partir dos critérios jornalísticos de seleção e redação.

As formas da enunciação jornalística são marcadas por processos de raciocínio ou cadeias de razões que visam a determinados efeitos de reconhecimento (apreensão, compreensão pela audiência) e podem restringir-se ao anúncio, à descrição, à argumentação, à demonstração e à persuasão.

  • C. Certo
  • E. Errado
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