Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

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A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

Ao redigir uma reportagem, o jornalista não precisa se preocupar com a ordenação dos fatos: eles são muitos e não precisam ser agrupados por blocos de texto nem em parágrafos que demonstrem a relação entre cada um deles.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

As editorias de política, de economia e de esportes são seções dos jornais que usam freqüentemente a coluna, gênero em que o autor trata de assuntos cotidianos e passados, sem se importar com a novidade ou a atualidade, em texto que fica entre o literário e o jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

Na redação jornalística, a reprodução de declarações textuais entre aspas é importante e valoriza o texto. No entanto, é um recurso que não deve ser usado em excesso, nem mesmo para se transcrever discursos, pronunciamentos ou documentos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

É considerado erro pela maioria das regras de redação e estilo dos jornais dar a notícia explicando o que não aconteceu. As notícias devem ser dadas de maneira positiva no título e no lide.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atividade do jornalismo impresso envolve muitas etapas que devem ser conhecidas pelo profissional de comunicação. De acordo com os gêneros e técnicas de redação jornalística e seus critérios de seleção, bem como de editoração e edição, julgue os itens a seguir.

Legenda e texto-legenda, em jornalismo impresso, são rigorosamente a mesma coisa: texto de uma linha que descreve uma foto e refere-se à notícia que ela ilustra.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.

O jornalismo impresso conta com a possibilidade de usar o segundo clichê, que permite fazer nova prova de uma edição do jornal para corrigir possíveis erros de diagramação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.

A diagramação das edições dos jornais diários é facilitada pelo uso de tabelas, que se apresentam de diversas formas, como a que se baseia na lauda-padrão, que tem 20 linhas com 70 toques cada uma.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o jargão da linguagem jornalística e gráfica, julgue os itens subseqüentes.

Em geral, as editorias de economia, mundo ou política usam as charges como ilustração: são desenhos que representam uma cena ou fato e devem ser fiéis ao objeto ou pessoa representados, ao contrário das caricaturas, que podem acentuar características de objetos ou pessoas e são humorísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre alguns sites que se notabilizaram por atuar na área de fact-checking, pode-se citar o norte-americano Snopes. Boatos na internet, notícias publicadas em jornais menos conhecidos do público ou até mesmo lendas urbanas, por exemplo, são apurados à exaustão para que seja verificada a sua veracidade. No Brasil, algumas empresas de comunicação também encamparam a ideia da checagem de fatos em prol de uma prática jornalística que preze pelo conteúdo com credibilidade. No entanto, pode haver risco quando a autonomia dos grupos de comunicação que possuem fact-checkers está comprometida por interesses ideológicos e mercadológicos.

Assim, para manter a independência editorial, Snopes considera peremptório que:

  • A. as chamadas notícias virais sejam devidamente desmentidas, pois não se baseiam na plausabilidade;
  • B. existam apenas duas possibilidades de categorização de notícias, isto é, “verdadeiras” ou “falsas”;
  • C. não seja recebida ajuda ou recurso financeiro de nenhum patrocinador, grupo religioso, partido político ou governo;
  • D. os operadores do fact-checking sejam colaboradores externos da empresa de comunicação;
  • E. as pautas das áreas “política” e “internacional” sejam o critério para seleção dos acontecimentos a serem checados.

Prática recorrente dos jornais nacionais de grande circulação e prestígio era preservar a capa impressa de anúncios publicitários. A chamada página branca era concebida como exclusivo espaço editorial a fim de evidenciar para os leitores a demarcação entre jornalismo e publicidade. Entretanto, com o passar dos anos, as capas passaram também a ostentar anúncios, sejam do ramo automobilístico, farmacêutico ou imobiliário, dentre outros.

Com relação a esse espaço editorial, é correto inferir que:

  • A. o contrato firmado entre leitores e empresa jornalística é tácito, de modo a permitir o consumo de publicidade travestida de notícia;
  • B. as capas de jornais e revistas atuam tal qual vitrines nas quais os anúncios publicitários, assim como fotografias e ilustrações, melhoraram o design da página;
  • C. o logotipo do jornal, acompanhado do fio-data, nada mais é do que publicidade institucional gratuita;
  • D. é necessário conjugar informação e estética, pois o layout da capa é o elemento que garante o interesse do leitor pela publicação;
  • E. os critérios de seleção e hierarquização do noticiário ficam evidenciados, uma vez que a escolha das manchetes, chamadas e fotos, por exemplo, atendem ditames mercadológicos e ideológicos.
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