Questões sobre Economia

Lista completa de Questões sobre Economia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam a realidade que o século anterior criara: a crescente importância do conhecimento científico e as incessantes inovações tecnológicas; a economia globalizada, ampliando os mercados e a circulação de capitais e de produtos; a mudança climática, negada por alguns, mas parecendo cada vez mais evidente; e as enormes desigualdades, que não dão sinal de arrefecimento. 

Considerando esse cenário da atualidade como referência inicial, julgue o item.


O agronegócio adquire crescente importância na pauta de exportações do Brasil, mesmo abrindo mão do concurso da ciência e do uso de moderna tecnologia.

As duas primeiras décadas do século XXI confirmam a realidade que o século anterior criara: a crescente importância do conhecimento científico e as incessantes inovações tecnológicas; a economia globalizada, ampliando os mercados e a circulação de capitais e de produtos; a mudança climática, negada por alguns, mas parecendo cada vez mais evidente; e as enormes desigualdades, que não dão sinal de arrefecimento. 

Considerando esse cenário da atualidade como referência inicial, julgue o item.


Uma das características do atual estágio da economia globalizada é a formação de blocos de países, de modo a oferecer aos seus integrantes melhores condições de inserção no mercado mundial.

Leia a seguinte definição de um importante conceito econômico, e marque a alternativa que indica do que se trata.
“Esse termo econômico significa o aumento do nível dos preços. Esse processo ocorre quando sobe o valor de mercado de vários itens consumidos pela população em geral. Além dessa definição clássica, pode-se entendê-la também como a perda do poder de compra”. (Capital Research, 20/05/2020, com adaptações).

    A) Deflação.

    B) Estagnação.

    C) Inflação.

    D) Recessão.

Por ser a região mais desenvolvida, é a mais representativa no PIB brasileiro, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. Destacam-se o setor industrial, financeiro e comercial. As indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas apresentam-se em grande quantidade.


A Região a que se refere o texto é:

    A) Norte.

    B) Nordeste.

    C) Sul.

    D) Sudeste.

    E) Centro-Oeste.

Leia o texto abaixo, julgue as proposições e marque a alternativa INCORRETA.


As bandeiras tarifárias são um sistema de tarifação na geração de energia elétrica, coordenadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. Nos meses de novembro e dezembro de 2019 foi à cor vermelha. As bandeiras resultam em cobranças adicionais para os consumidores quando saem do patamar verde para o amarelo ou para o vermelho. Elas são definidas conforme os custos para produção de energia para determinado mês.
Fonte: https://www.aneel.gov.br. Texto com adaptações.
A tarifa de luz BANDEIRA VERMELHA geralmente irá acontecer quando:
I. as condições de geração de energia forem ideais, ou seja, mais baratas. II. as termelétricas, energias fotovoltaicas e eólicas forem acionadas para compensar um ano de produção crescente para as hidrelétricas, principalmente anos em que chove acima da média anual. III. haja período chuvoso nas principais bacias hidrográficas do país, nesse cenário, diminui a demanda de acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de produção é mais baixo, o que incide sobre da energia.
Está (ão) incorreta (s)

    A) Apenas a afirmativa I.

    B) Apenas a afirmativa II

    C) Apenas a afirmativa III.

    D) Apenas como afirmativas II e III.

    E) As afirmativas I, II e III.

Com a reestruturação do modo de produção capitalista no Século XX, o mundo do trabalho sofreu grandes alterações como a inserção de novas tecnologia e processos, sendo uma das consequências o desemprego estrutural. A associação deste fato à economia mundial, as crises financeiras globais, reflete-se no chamado desemprego conjuntural. Ambos (o estrutural e o conjuntural) trazem como consequência o crescimento de desocupados ou subocupadas. Sobre o assunto, análise o texto e o gráfico, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
(1) Pessoas desocupadas + subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas + força de trabalho potencial, dividida pela soma da força de trabalho e da força de trabalho potencial. Fonte: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; Fundação Seade.
( ) O impacto da crise econômica mundial de 2009 sobre o nível de desemprego conjuntural no Brasil foi menor do que em muitos outros países. No Brasil a taxa de desemprego foi 6% em 2012, na Espanha ela chegou a mais de 25%. Os impactos da crise econômica no Brasil foram agravados por uma crise política, fazendo com que a taxa de desocupados seja crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Com a retomada do crescimento econômico, na segunda metade da década de 2000, o emprego formal cresceu no Brasil. A complexidade da economia atual e a crise do trabalho impõe a precarização do emprego que assume formas de trabalho autônomo, informal e terceirizado, cuja taxa de subutilização da força de trabalho é crescente entre os anos de 2016 até 2019. ( ) Os cortes nas políticas sociais e de proteção ao trabalho refletem positivamente no comportamento das pessoas que buscam novas formas de trabalho, portanto a taxa de subutilização do trabalho entre os anos de 2016 a 2019 no Brasil, que é crescente, e reflete uma nova forma de trabalho com grandes benefícios para os trabalhadores. ( ) Processo reestruturativo do capitalismo global emerge uma nova morfologia social do trabalho, em que o trabalhador aceita abrir mão dos direitos trabalhistas, a fim de manter o desenvolvimento econômico e o lucro do empregador. Neste sente sentido, não existe a formalização do trabalho, fato que justifica o crescimento da taxa de desocupação.
A sequência CORRETA é:

    A) F, V, F e V.

    B) V, F, V e F.

    C) F, F, V e V.

    D) V, V, F e F.

    E) V, V, V e F.

Assinale a opção que apresenta a principal característica do comércio externo brasileiro.

    A) exportação de produtos industrializados

    B) trocas comercias de commodities com a China

    C) exportação de commodities de produtos agrícolas e minerais

    D) exportação de produtos semi-industrializados

    E) disputa comercial com a China pelo comércio com os Estados Unidos da América

O ex-presidente da Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn, viajou ao Líbano após fugir do Japão, onde é acusado de crimes:

    A) financeiros.

    B) políticos.

    C) hediondos.

    D) cibernéticos

Inflação

A inflação não é algo novo na economia brasileira. Pelo contrário, registros dos mais antigos apontam o fenômeno como crônico, pelo menos no último século. Mais ainda, o crescimento dos preços não foi estável ou oscilou entre intervalos razoáveis na economia nacional. As fases de inflação modesta foram seguidas de períodos de inflação intensa, às vezes quase atingindo a taxa de 100% ao ano, como nos anos de 1890 e 1891 e em 1963. Houve, ainda, períodos de preços estáveis e ligeiramente decrescentes, como entre 1884 até 1888, de 1908 até 1912 e de 1928 até 1933.

Os processos inflacionários são temas controvertidos e dos mais estudados na literatura, devido aos seus efeitos na economia e na qualidade de vida da população. Pode-se citar três efeitos principais de inflação: no crescimento econômico; na distribuição da renda entre regiões, setores, indivíduos e fatores de produção; e na alocação dos recursos. A bem da verdade, os efeitos da inflação são, em grande parte, provocados por mudanças não esperadas ou inevitáveis nos preços relativos dos fatores e produtos, e não pela mera existência da inflação.

Os efeitos da inflação no crescimento real da economia como um todo, e até mesmo de setores específicos, ocorrem de formas distintas no curto e no longo prazo. A curto prazo, as mudanças nos preços relativos, às vezes obscurecidas pela inflação, têm o efeito de estimular aqueles setores com relação de preços favoráveis. Evidências são abundantes a este respeito, quer sob a forma da curva de Phillips para a economia como um todo, quer sob a forma de modelos de resposta da produção, ou de utilização de fatores com respeito a mudanças nos preços. É de consenso geral que os aumentos nos preços reais, quer deflacionados pelas expectativas, quer pelos custos de produção, têm efeitos positivos, pelo menos a curto prazo, na oferta e nas decisões de produção. A longo prazo, este efeito pode desaparecer, se a inflação corroer os aumentos dos preços reais, e outros efeitos negativos tornam-se predominantes. Adaptado.

Por Cláudio R. Contador. Disponível em: https://bit.ly/3gXWceh. 
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. É de consenso geral que os aumentos nos preços reais, quer deflacionados pelas expectativas, quer pelos custos de produção, têm efeitos positivos, pelo menos a curto prazo, na oferta e nas decisões de produção, de acordo com o texto.
II. A curto prazo, de acordo com o texto, as mudanças nos preços relativos, às vezes obscurecidas pela inflação, têm o efeito de estimular aqueles setores com relação de preços favoráveis.
III. Historicamente, os preços dos produtos agrícolas no Brasil sempre se mantiveram estáveis ou oscilaram entre intervalos razoáveis, ou seja, abaixo do piso da inflação oficial, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta

    B) Apenas uma afirmativa está correta

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Inflação

A inflação não é algo novo na economia brasileira. Pelo contrário, registros dos mais antigos apontam o fenômeno como crônico, pelo menos no último século. Mais ainda, o crescimento dos preços não foi estável ou oscilou entre intervalos razoáveis na economia nacional. As fases de inflação modesta foram seguidas de períodos de inflação intensa, às vezes quase atingindo a taxa de 100% ao ano, como nos anos de 1890 e 1891 e em 1963. Houve, ainda, períodos de preços estáveis e ligeiramente decrescentes, como entre 1884 até 1888, de 1908 até 1912 e de 1928 até 1933.

Os processos inflacionários são temas controvertidos e dos mais estudados na literatura, devido aos seus efeitos na economia e na qualidade de vida da população. Pode-se citar três efeitos principais de inflação: no crescimento econômico; na distribuição da renda entre regiões, setores, indivíduos e fatores de produção; e na alocação dos recursos. A bem da verdade, os efeitos da inflação são, em grande parte, provocados por mudanças não esperadas ou inevitáveis nos preços relativos dos fatores e produtos, e não pela mera existência da inflação.

Os efeitos da inflação no crescimento real da economia como um todo, e até mesmo de setores específicos, ocorrem de formas distintas no curto e no longo prazo. A curto prazo, as mudanças nos preços relativos, às vezes obscurecidas pela inflação, têm o efeito de estimular aqueles setores com relação de preços favoráveis. Evidências são abundantes a este respeito, quer sob a forma da curva de Phillips para a economia como um todo, quer sob a forma de modelos de resposta da produção, ou de utilização de fatores com respeito a mudanças nos preços. É de consenso geral que os aumentos nos preços reais, quer deflacionados pelas expectativas, quer pelos custos de produção, têm efeitos positivos, pelo menos a curto prazo, na oferta e nas decisões de produção. A longo prazo, este efeito pode desaparecer, se a inflação corroer os aumentos dos preços reais, e outros efeitos negativos tornam-se predominantes. Adaptado.

Por Cláudio R. Contador. Disponível em: https://bit.ly/3gXWceh. 
Leia o texto 'Inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Em grande parte, afirma o texto, os efeitos da inflação são provocados por mudanças não esperadas ou inevitáveis nos preços relativos aos fatores e produtos, e não pela mera existência da inflação.
II. De acordo com o texto, os efeitos da inflação no crescimento real da economia como um todo, e até mesmo de setores específicos, ocorrem de acordo com um padrão facilmente identificável, seja no curto ou no longo prazo.
III. O texto afirma que, no curto prazo, alguns setores da economia podem ser estimulados por mudanças de preços favoráveis. Evidências são abundantes a esse respeito, quer sob a forma da curva de Phillips para a economia como um todo, quer sob a forma de modelos de resposta da produção, ou de utilização de fatores com respeito a mudanças nos preços.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...