Questões sobre Área: Pavimentação

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Considere o ambiente de uma cozinha, onde é aquecido um sistema composto por um bule de chá com água, até atingir 100 °C. Após o sistema atingir esta temperatura, apaga-se imediatamente a chama que o aquece e o deixa esfriando. Desta forma, a energia livre que estava concentrada no sistema, se dissipará para o ambiente até atingir o equilíbrio no universo bule-cozinha. Considerando o conceito de entropia e a 2a Lei da Termodinâmica, é correto afirmar que a entropia no universo bule-cozinha

  • A. aumentou.
  • B. diminuiu.
  • C. permaneceu constante.
  • D. diminuiu e depois aumentou.
  • E. aumentou e depois diminuiu.

O sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local) é o sistema de projeção utilizado nos levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais. Neste sistema, a superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao datum vertical brasileiro. De maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 na dimensão máxima e 1/15000 nas imediações da extremidade da dimensão máxima, o plano de projeção tem a sua dimensão máxima, a partir da origem, limitada a

  • A. 80 km.
  • B. 8 ha.
  • C. 18 km.
  • D. 1.800 m.
  • E. 8.000 km.

Pavimento asfáltico com revestimento asfáltico, base granular e sub-base cimentada sobre subleito denomina-se pavimento

  • A. rígido.
  • B. semirrígido convencional.
  • C. flexível.
  • D. semirrígido invertido.
  • E. intertravado.

Para a caracterização do solo local, que será utilizado como camada de subleito na implantação de pavimento rodoviário, utiliza-se o ensaio de

  • A. resistência à compressão.
  • B. Índice de Suporte Califórnia − ISC.
  • C. permeabilidade.
  • D. Moisture Condition Value − MCV.
  • E. adensamento.

Um pavimento asfáltico flexível, segundo o método de dimensionamento do DNER, para suportar um número N igual a 8,9 × 106, deverá possuir espessura de revestimento betuminoso, em cm, no mínimo, igual a

  • A. 10,0.
  • B. 5,0.
  • C. 15,0.
  • D. 7,5.
  • E. 12,5.

Em relação à caracterização do tráfego solicitante para o dimensionamento d e pavimentos asfálticos, considere: I. O fator de eixos é um número que multiplicado pelo número de eixos que operam dá o número de eixos equivalentes ao eixo padrão. II. Fator de Equivalência de Operações − FEO indica a relação entre agressividade de um eixo com um carregamento qualquer e vazio. III. O fator de veículo representa um número que multiplicado pelo número de veículos que operam, dá, diretamente, o número de eixos equivalentes ao eixo padrão. IV. O fator de veículos para automóveis, embora calcu lável, é desprezível na determinação do Número N. Está correto o que se afirma em

  • A. III e IV, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Veículos comerciais são compostos de diversos tipos de eixos: Eixo Simples de Roda Simples − ESRS, Eixo Simples de Rodas Duplas − ESRD, Eixo Tandem Duplo − ETD e Eixo Tandem Triplo − ETT. O veículo tipo semirreboque, denominado 3S3, possui

  • A. 2 ETD e 1 ETT.
  • B. 1 ESRS e 3 ESRD.
  • C. 3 ESRS, 3 ETD e 3 ETT.
  • D. 1 ESRD e 2 ETT.
  • E. 1 ESRS, 1 ETD e 1 ETT.

O método de dimensionamento do DNER visa a proteção do subleito contra a geração de deformações plásticas excessivas durante o período de projeto. Para um melhor desempenho da estrutura, o dimensionamento de um pavimento flexível pode ser completado por análise mecanicis ta, onde o principal mecanismo de ruptura analisado é o

  • A. afundamento por deformação plástica da base.
  • B. trincamento por fadiga da camada granular.
  • C. trincamento por fadiga da camada asfáltica.
  • D. trincamento por reflexão da camada asfáltica.
  • E. trincamento por fadiga da camada cimentada.

Em relação ao pavimento de concreto, considere: I. Pavimentos de concreto com armadura distribuída contínua não possuem juntas transversais de retra ção. II. O concreto deve ser dosado de acordo com a resistência característica à compressão estabelecida em projeto. III. Barras de transferência são utilizadas para a transferência de carga entre placas, e devem ser instala das à meia altura, nas juntas transversais. IV. A caracterização do suporte da placa independe da capacidade de suporte do subleito. Está correto o que se afirma em

  • A. I e III, apenas.
  • B. II e IV, apenas.
  • C. I, III e IV, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II, III e IV.

Um pavimento asfáltico flexível, composto de revestimento asfáltico, base granular e sub-base granular, sobre subleito, foi dimensionado segundo o método do DNER. Para um tráfego caracterizado por Número N igual a 4 x 106, obteve-se Ht igual a 47 cm e H20 igual a 27 cm. Sabendo que foi utilizado revestimento em concreto asfáltico com 6 cm de espessura, as espessuras mínimas das camadas de base e sub-base são, em cm, respectivamente:

Dado:

Considere k do concreto asfáltico igual a 2,0 e das camadas granulares igual a 1,0.

  • A. 20 e 21.
  • B. 10 e 10.
  • C. 10 e 15.
  • D. 27 e 20.
  • E. 15 e 20.
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