Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Conhecimentos Técnicos de um determinado Cargo/Área da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa INCORRETA com relação às ações necessárias para a promoção do Desenvolvimento Rural, entendido como superação do paradigma da modernização da agricultura.

  • A. Aumentar a conexão da sociedade com a agricultura.
  • B. Assumir um novo modelo agrícola, que valorize a diversidade de atividades e possibilite sinergias.
  • C. Promover a especialização dos agricultores, valorizando a padronização dos produtos agrícolas e permitindo o acesso desses aos mercados internacionais.
  • D. Recuperar as relações entre os diferentes atores locais, redefinindo o sentido da comunidade rural.
  • E. Considerar os diferentes aspectos ambientais, promovendo o uso sustentável e o manejo adequado do meio ambiente.

Assinale a alternativa INCORRETA com relação à modernização da agricultura no Brasil, iniciada nas décadas de 1950 e 1960.

  • A. A modernização da agricultura baseou-se na dinamização dos setores improdutivos sem alterar a estrutura fundiária vigente e, por esse motivo, é conhecida como “modernização conservadora”.
  • B. Para atingir um aumento de produtividade da terra, promoveu-se uma conversão da matriz tecnológica da agricultura brasileira, a partir de políticas direcionadas à pesquisa agrícola, à extensão rural e ao crédito subsidiado.
  • C. Para a modernização da agricultura, foram incentivadas práticas produtivas e tecnologias ditas “modernas”, de maneira geral, apropriadas pelos setores industriais, como máquinas, fertilizantes químicos e agrotóxicos.
  • D. A abertura ao comércio internacional deu-se concentrando os instrumentos de modernização da agricultura a favor de produtos para a exportação com grande demanda internacional, focando os esforços em produtores e regiões com melhores condições de um rápido retorno produtivo e financeiro.
  • E. Para contrabalançar os efeitos do processo de modernização, nos agricultores sem condições ideais para a adoção dos pacotes tecnológicos, foram criados mecanismos de proteção, evitandose a liberalização de mercado total e possíveis problemas com o aumento dos custos de produção e dificuldade de acesso à terra.

Entre as abordagens de estudos sobre o desenvolvimento rural está o enfoque agroalimentar, que, em geral, analisa um tipo de agricultura familiar mais “capitalizada”, com acesso aos mercados e às tecnologias mais modernas, não raro, localizadas nas regiões mais dinâmicas das economias rurais. Essa abordagem procura compreender as condições e possibilidades da agricultura familiar na produção agroalimentar em um regime de produção e consumo mais flexíveis, em que a “vontade do consumidor” orienta a organização dos processos de produção e o tipo de produto a ser produzido. Com relação aos desafios que o enfoque agroalimentar lança sobre a temática do Desenvolvimento Rural, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, e F, se falsas.

( ) Os novos desafios da produção agroalimentar se voltam para a segurança dos alimentos (sanidade) e a busca de formas sustentáveis (impactos ambientais) e socialmente justas de produção (observância às questões éticas, morais e humanitárias).

( ) O desafio para a agricultura familiar consiste na melhoria de sua capacidade de interação social e inserção em mercados locais ou institucionais (merenda escolar e programas sociais) em um contexto de “economia da qualidade”.

( ) Os agricultores familiares precisam desenvolver habilidades para construirem os novos mercados, compreendendo as tendências e preferências dos consumidores, organizando redes sociotécnicas (de tipo fair trade ou solidárias) e cadeias curtas de produção que permitam atender a demanda.

( ) A agricultura familiar, nessa perspectiva, deve adotar sistemas de produção mais intensivos, com base nos insumos modernos, possibilitando a redução de preços dos produtos agrícolas e ampliando a possibilidade de atender a demanda das grandes redes de distribuição, como as cadeias de supermercados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. V – V – V – F.
  • B. V – F – F – V.
  • C. V – V – F – F.
  • D. F – F – F – V.
  • E. F – V – V – F.

Assinale a alternativa INCORRETA com relação às funções do meio rural.

  • A. Propiciar lazer nos feriados e fins de semana.
  • B. Dar moradia a um segmento crescente da classe média alta.
  • C. Desenvolver atividades de preservação e conservação que propiciem o surgimento do ecoturismo, além da criação de parques estaduais e estações ecológicas.
  • D. Abrigar um conjunto de profissões tipicamente urbanas que estão se proliferando no meio rural em função da urbanização do trabalho rural.
  • E. Receber as indústrias em geral, permitindo o melhor destino dos espaços urbanos para residências.

Para fabricar o cabo de tesouras em plástico é utilizada a tecnologia de

  • A.

    Anti-fusão.

  • B.

    Prospecção.

  • C.

    Injeção.

  • D.

    Termo-erosão.

  • E.

    Extrusão.

No programa de desenho AutoCAD, da Autodesk, as ferramentas com função de aparar, faca ou Cortar e Strech, alongar ou estender

  • A.

    só existiram a partir da versão 2012.

  • B.

    existem desde a versão R11.

  • C.

    são denominações para um comando só.

  • D.

    são denominações para dois comandos diferentes.

  • E.

    são comandos que não existem no Autocad.

Há uma categoria de resíduos que, embora possam ser reaproveitados, não devem ir para a reciclagem comum. Um exemplo desses resíduos é o

  • A.

    papel.

  • B.

    vidro.

  • C.

    metal.

  • D.

    plástico.

  • E.

    óleo de cozinha.

Metais, vidros, papéis e plásticos são materiais recicláveis que devem ser colocados em lixeiras específicas, cada uma representada por uma cor. Assim, os materiais plásticos devem ser depositados em lixeiras de cor

  • A.

    azul.

  • B.

    amarela.

  • C.

    verde.

  • D.

    laranja.

  • E.

    vermelha.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...