Questões de Contabilidade Pública da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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A respeito da reavaliação, redução a valores recuperáveis, depreciação, exaustão e amortização de ativos das entidades públicas, é correto afirmar, exceto:

  • A. uma comissão de servidores pode proceder à reavaliação de ativo mediante a emissão de laudo técnico ou relatório de avaliação.
  • B. quando não for possível estabelecer o valor de mercado do ativo, pode-se defini-lo com base em parâmetros de referência que consideram bens com características semelhantes.
  • C. ativos intangíveis não são passíveis de reavaliação em razão da sua natureza imaterial.
  • D. a reavaliação de um item do ativo imobilizado implica na eliminação da depreciação acumulada daquele item contra o valor contábil bruto do ativo.
  • E. as empresas estatais dependentes seguem normas específicas quanto à reavaliação dos seus ativos.

Quando a entidade observar que um item tratado como passivo contingente indicar uma provável saída de recursos com benefícios econômicos ou potencial de serviços, ela deve:

  • A. baixar o passivo contingente e constituir provisão no exercício seguinte.
  • B. liquidar o passivo contingente e constituir provisão no mesmo exercício.
  • C. dar ciência do ocorrido nas notas explicativas ao balanço da entidade.
  • D. constitui provisão no exercício em que houver a probabilidade da saída de recursos.
  • E. constituir uma provisão no exercício contábil em que for observada a probabilidade.

Assinale a opção que indica os fatores que levam ao declínio do potencial de geração de serviços por ativos de longa duração e que devem ser reconhecidos na forma de depreciação.

  • A. Deterioração física, obsolescência e perda de objeto.
  • B. Desgaste com o uso, desgaste natural e desgaste acelerado.
  • C. Geração de benefício insuficiente e obsolescência.
  • D. Deterioração física, desgaste com o uso e obsolescência.
  • E. Perda de utilidade, desgaste natural e consumo pelo uso.

Segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, as contas contábeis, quanto à natureza da variação do seu saldo, podem ser classificadas em:

  • A. Estável ou instável.
  • B. Unilateral ou bilateral.
  • C. Estática ou dinâmica.
  • D. Devedora, credora ou híbrida.
  • E. Sintética ou analítica.

Sobre o campo de aplicação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, é correto afirmar:

  • A. é de aplicação obrigatória pela administração direta e autarquias e facultativo para as demais entidades.
  • B. é de uso obrigatório pelas unidades gestoras da administração direta e facultativo para as demais unidades.
  • C. sua aplicação é obrigatória para as entidades do âmbito federal e opcional para os demais entes federados.
  • D. seu uso é facultativo por qualquer entidade desde que sigam as normas estabelecidas pela Lei n. 4.320/1964.
  • E. é aplicável obrigatoriamente por todas as entidades governamentais, sendo facultativo para as estatais independentes.

Segundo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público – PCASP, são os seguintes os subsistemas de informações contábeis, exceto:

  • A. Compensação
  • B. Custos.
  • C. Contas a pagar e a receber.
  • D. Patrimoniais.
  • E. Orçamentárias.

A respeito do registro contábil de transações realizadas em moeda estrangeira, é correto afirmar:

  • A. registra-se a transação em moeda nacional convertida pela taxa média do câmbio oficial do mês em que ocorrer a transação.
  • B. registra-se a transação em moeda nacional convertida pela taxa média de câmbio oficial anualizada.
  • C. registra-se a operação em moeda nacional convertida pela taxa de câmbio oficial da data da transação ajustando-se ao final do exercício pela taxa média anual.
  • D. registra-se a operação na moeda de origem, e, além disso, ela deve ser convertida em moeda nacional aplicando-se a taxa de câmbio ofi cial e vigente na data da transação.
  • E. registra-se a transação na moeda de origem e em moeda nacional convertendo-se seu valor pela taxa de câmbio média mensal ou pela taxa da data da transação, valendo a que produzir menor valor para o ativo e menor para o passivo.

As alterações do patrimônio de uma entidade entre as datas de duas demonstrações financeiras consecutivas evidenciam:

  • A. a saída ou a entrada de recursos no caixa da entidade.
  • B. o aumento ou a diminuição da riqueza durante o período.
  • C. aumento ou a diminuição do fluxo de investimentos no período.
  • D. redução ou aumento no fluxo de caixa da entidade.
  • E. aumento ou diminuição nas atividades fim da entidade.

As obrigações financeiras do governo quanto à possibilidade de ocorrência classificam-se em:

  • A. Públicas, diretas e privadas.
  • B. Sigilosas, públicas e contingentes.
  • C. Diretas e contingentes.
  • D. Explícitas e diretas.
  • E. Contingentes e implícitas.

Assinale a opção que indica um dos aspectos importantes a ser observado na aplicação do princípio contábil da oportunidade nas entidades do setor público.

  • A. A contabilidade do setor público não pode se limitar ao registro dos fatos decorrentes da execução orçamentária, mas também levar em conta todos os demais que alteram a composição do patrimônio.
  • B. É importante que os elementos patrimoniais sejam avaliados com suficiente regularidade, de maneira que seu valor registrado não difira significativamente daquele que pode ser determinado utilizando-se os critérios pertinentes para cada elemento patrimonial no encerramento do balanço.
  • C. É relevante estimar os passivos contingentes que representam obrigações possíveis, bem como ativos contingentes que são possíveis ativos, que dependem de decisão que não estão sob o controle da entidade.
  • D. É necessário que se reconheça as transações e os eventos nos períodos a que se referem, independentemente do seu pagamento ou recebimento.
  • E. O cumprimento da destinação social do patrimônio da entidade deve ser observado, ou seja, deve continuar existindo enquanto perdurar a sua finalidade.
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