Questões de Dança da Universidade Federal do Goiás (UFGO)

Lista completa de Questões de Dança da Universidade Federal do Goiás (UFGO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na perspectiva de uma educação crítica na área de dança, não se pode deixar de considerar e analisar as múltiplas relações com a sociedade. Nesse sentido, é necessário incorporar no ensino da dança

  • A. modelos de ensino que reforcem a dimensão reprodutivista dos conteúdos e que priorizem a competição e os produtos artísticos.
  • B. o diálogo crítico com a realidade em que conceitos como gênero, etnia, classe social e pluralidade são fundamentais nos projetos artísticos-pedagógicos.
  • C. técnicas de dança determinadas por organismos externos, que apontem para conquistas centradas na homogeneidade dos grupos.
  • D. a representação do corpo social dotado de técnicas que reproduzem as relações com o mundo, na tentativa de garantir uma hegemonia de movimentos e de comportamentos.

Sabe-se que a cultura grega foi impregnada de dança. Imagens e documentos antigos mostram a sua presença em diversos ambientes e contextos. Nessa perspectiva, a história revela que a dança neste período histórico

  • A. foi utilizada em festas profanas, nas praças, ritos religiosos, tradições pagãs e oferendas para deuses. Acreditava-se em Shiva, deus da dança e da criação do mundo.
  • B. esteve presente em ritos religiosos, festas cívicas, treinamentos militares e na educação das crianças. Acreditava-se no poder das danças mágicas e dançavam para deuses, entre eles: Dionísio, o deus da orquestra (representação que incluía música e dança).
  • C. fez parte da cultura grega celebrando com as danças guerreiras e as pírricas sua visão de mundo. Acreditava- se nas forças mágicas da natureza e cultuavam Zeus, deus da dança e do teatro clássico.
  • D. aparece nas festas cívicas, praças, tradições pagãs e na educação dos jovens. Acreditava-se no poder místico e sensorial, para tal dançavam para deuses, entre eles: Poesis, deusa da poesia (representação que incluía dança e teatro).

“Vivemos atualmente em uma cultura de redes comunicacionais que vêm alterando não somente as relações sujeito/ sujeito, mas também as relações sujeito/conhecimento que nos obrigam a rever e ampliar este constructo de realidade social.” (MARQUES, 1999 p. 92). Com base nessa colocação, a autora propõe, para o ensino da dança no contexto escolar, discutir elementos que permitam pensar e desenvolver um trabalho voltado para a experiência estética, a expressão do ser humano e a educação social do indivíduo. Em situações educacionais, espera-se que

  • A. sejam desenvolvidos os aspectos técnicos da dança, para que os conteúdos sejam criados com base nas experiências da performance corporal.
  • B. sejam contemplados os aspectos estéticos e físicos, para que os estudantes possam reproduzir com perfeição os movimentos na dança aprendida.
  • C. sejam valorizados e explorados os contextos dos estudantes, permitindo que na ação educativa em dança se possa problematizar, transformar e reconstruir.
  • D. sejam valorizadas as vivências corporais dos estudantes, principalmente as suas habilidades e competências físicas e performáticas.

Segundo Isabel Marques (2007), Rudolf Laban, coreógrafo e dançarino, dedicou-se a estudar estruturas para análise do movimento humano e criou o que chamou de Dança Educativa Moderna, o que possibilitou o surgimento de uma nova dança e, consequentemente, uma outra educação. Laban propôs

  • A. uma técnica livre de modelos e estilos rígidos, com a qual a expressão e emoção humanas edificam a criação artística. Para ele crianças e jovens deveriam ter possibilidade de expressar sua subjetividade com autonomia.
  • B. uma forma clara e sistemática de avaliar a execução técnica dos movimentos em relação à coreografia, a fim de trazer ao bailarino uma interpretação fiel e perfeita da composição cênica e a relação com a música.
  • C. uma técnica para instrumentalizar os professores e corégrafos nas reproduções fiéis dos repertórios clássicos a fim de oferecer a educação de uma dança disciplinada, codificada e homogenia.
  • D. um entendimento rigoroso da inter-relação entre os aspectos corporais, intelectuais e técnicos nos diferentes estilos de dança, baseados nas relações com a fisiologia e anatomia do movimentos humano.

No Brasil, a dança contemporânea desenvolveu-se com alta qualidade crítico-reflexiva, estética e propositiva. Alguns nomes são referências predominantes na história e na constituição da dança contemporânea brasileira. São eles:

  • A. Angel Vianna, Maria Duschenes, Tatiana Leskova e Márika Gidali.
  • B. Maurice Bejart, Ana Botaforgo, Fernando Bujones e Ivaldo Bertazzo.
  • C. Ismael Ivo, Angel Vianna, Décio Otero e Jorge de Lima.
  • D. Renée Gumiel, Klauss Vianna, Angel Vianna e Maria Duschenes.

De acordo com Regina Miranda (1979), no sistema Esforço/ Forma criado por Rudolf Laban, para análise do movimento humano, existem princípios básicos que foram divididos em quatro categorias. São eles:

  • A. que parte do corpo se move, em que direção se move e qual gasto energético do movimento se move.
  • B. o que se move, como nos movemos, onde nos movemos e com quem nos movemos.
  • C. com quem se move, em que direção se move e qual a mecânica do movimento se move.
  • D. que força da gravidade se move, por que se move, como se move e em que lugar se move.

Segundo Sandra Meyer Nunes (2002), os referenciais da dança contemporânea, apresentam alguns pressupostos importantes, como a ideia de multiplicidade e diferentes linguagens estéticas, ou seja, a diversidade corporal está imbricada no ensinar, fazer e criar danças. Esses pressupostos podem ser observados também na concepção coreográfica, tendo em vista a nova postura do criador-intérprete, que tem como papel

  • A. criar e recriar, valendo-se da experiência corporal individual e coletiva em um processo investigativo e singular, estabelecendo novas hipóteses para interpretação.
  • B. centralizar a criação da obra no coreógrafo, na qual o processo criativo reproduz ou rearranja modelos e padrões estéticos já existentes.
  • C. propor a hierarquização nas tarefas, ou seja, o papel do coreógrafo será da criação e produção da coreografia e do intérprete a execução da obra artística.
  • D. a construção de coreografias com base em repertórios já constituídos e registrados pelos acervos artísticos disponíveis nos centros de pesquisa coreográficas brasileiros.

A partir do século XIX, especialmente na Europa, aconteceram grandes mudanças que colaboraram para o surgimento da dança moderna. Dentre as modificações cita-se o rompimento com vários códigos presentes no balé clássico até então. A dança moderna tem como características:

  • A. pés descalços, movimentos de flexibilidade e agilidade das pernas, preocupações estéticas e arrojadas que retratam nas coreografias as linhas em equilíbrio.
  • B. pés descalços, movimentos agressivos centrados nos pés, coreografias políticas, questionando a ordem vigente e boa aceitação pelo público em geral.
  • C. pés descalços, movimentos flexíveis do tronco, descoberta do nível do solo, preocupações sociais, politicas e sentimentos humanos expressos nas coreografias.
  • D. pés descalços, movimentos flexíveis dos braços e descoberta do nível médio, preocupações morais e estéticas e sentimentos humanos ausentes nas coreografias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...