Lista completa de Questões de Direito Previdenciário do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
12 (doze) contribuições mensais, 180 (cento e oitenta) contribuições mensais e nenhuma contribuição são os períodos de carência, respectivamente, dos seguintes benefícios previdenciários:
auxílio-doença, aposentadoria por idade e pensão por morte.
auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.
auxílio-acidente, pensão por morte e serviço social.
auxílio-acidente, aposentadoria por idade e pensão por morte.
aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade.
A que percentual do salário-de-benefício correspondem, respectivamente, as rendas mensais iniciais do auxílio-doença, do auxílio-acidente e da aposentadoria por invalidez?
100%, 91% e 50%.
91%, 100% e 70%.
91%, 50% e 100%.
91%, 50% e 70%.
50%, 91% e 100%.
Assinale a opção correta, no tocante ao auxílio-doença.
Será concedido ao segurado, independentemente de carência.
Será concedido ao segurado quando ficar constatada a sua incapacidade para o seu trabalho ou para sua atividade habitual por período de até 15 (quinze) dias consecutivos.
Será concedido ao segurado quando ficar constatada a sua incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos.
Será concedido ao segurado quando ficar constatada a sua incapacidade para o seu trabalho ou para sua atividade habitual por período inferior a 15 (quinze) dias consecutivos.
Será concedido ao segurado quando ficar constatada a sua incapacidade parcial para o trabalho ou para sua atividade habitual por período de até 15 (quinze) dias consecutivos.
De acordo com a Lei n. 8.213/91, na parte relativa ao auxílio-doença, indique qual das opções está incorreta:
é concedido diante da incapacidade permanente para o trabalho.
Direito Previdenciário - Auxílio-doença - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2005
Considerando-se o auxílio-doença concedido pela Previdência Social, é CORRETO afirmar que ele é devido ao segurado que
estiver aposentado há mais de um ano, ainda que de forma proporcional.
exercer mais de uma atividade abrangida pela Previdência, mas apresentar incapacidade para apenas uma delas.
ficar incapacitado para o trabalho por, no mínimo, 30 dias, comprovado pelo exame pericial médico.
filiar-se à Previdência já portador da doença ou lesão objeto do auxílio que solicita.
Assinale o único benefício cuja percepção NÃO enseja o pagamento do abono anual.
Auxílio-doença.
Auxílio-acidente.
Auxílio-reclusão.
Salário-maternidade.
Salário-família.
Direito Previdenciário - Auxílio-maternidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações e iniciativas dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
O salário-maternidade é devido à segurada empregada durante 120 dias a partir do parto, exceto no caso de aborto espontâneo, quando será devido por 14 dias.
Direito Previdenciário - Auxílio-maternidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações e iniciativas dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
Em caso de empregos concomitantes, a segurada fará jus a salário-maternidade correspondente ao valor do maior salário percebido.
Direito Previdenciário - Auxílio-maternidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Ana, que é empregada da empresa Y Ltda. desde 1995, ficou grávida em 2003 e o nascimento do bebê estava previsto para o mês de maio de 2004. Ana pretendia aproveitar a licença-maternidade de 120 dias, após o nascimento do bebê, para poder dedicar-se à criança por mais tempo. Entretanto, Maria, colega de Ana, durante uma conversa disse que achava não ser isto possível porque, legalmente, a licença maternidade deveria ter início 28 dias antes do parto, sendo impossível o gozo dos 120 dias após o nascimento da criança.
Com base na situação hipotética acima, julgue os itens seguintes, relativos à licença-maternidade e aos encargos patronais.
Há, de fato previsão legal de que a licença-maternidade será de 120 dias, com início até 28 dias antes do parto e término 91 dias depois dele, considerando, inclusive, o dia do parto. Porém, esta regra não é rígida e Ana pode optar por continuar a trabalhar até o dia do parto e gozar os 120 dias de licença após o nascimento do seu filho, recebendo o pagamento do salário-maternidade durante todo o período.
Salário-maternidade é o benefício previdenciário pago à segurada gestante durante o período de afastamento de suas atividades. Consiste em uma renda mensal inicial igual à remuneração integral, equivalente a 01 (um) mês de trabalho, para:
todas as espécies de seguradas.
a segurada especial.
a trabalhadora avulsa.
a empregada doméstica.
a contribuinte individual.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...