Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O professor de Educação Física, ao adotar a concepção crítico-emancipatória para alcançar a libertação de falsas ilusões, interesses e desejos dos alunos no esporte, deve ter, a princípio, a atitude de ser:

  • A.

    coercitivo, para se contrapor à coerção originada nos meios de comunicação de massa, que é auto-imposta e deve ser combatida.

  • B.

    mediador, para negociar os conflitos entre alunos, auxiliando- os em sua formação integral.

  • C.

    democrático, para eleger com os alunos conteúdos e estratégias de ensino a serem adotados.

  • D.

    facilitador, para estimular o autoconhecimento do aluno e de si próprio.

  • E.

    observador, para identificar o repertório motor de cada aluno e melhor instruí-lo.

A prática de atividade física, na forma de treinamento, para diabéticos do tipo II é indicada por que:

  • A.

    É capaz de aumentar a produção de insulina.

  • B.

    É capaz de diminuir a produção de insulina.

  • C.

    É capaz de aumentar a sensibilidade à insulina.

  • D.

    É capaz de diminuir a sensibilidade à insulina.

A partir do conceito da alteridade que Daólio (1995) toma emprestado da Antropologia e de sua visão de uma humanidade plural, os professores de Educação Física devem ter como princípio:

  • A.

    classificar os movimentos de cada aluno pelo grau de desempenho motor.

  • B.

    sistematizar o conhecimento da modalidade esportiva a partir do conhecimento corporal popular.

  • C.

    reconhecer o repertório motor de cada aluno, para encontrar a melhor técnica corporal de cada um e em cada situação.

  • D.

    estabelecer o melhor padrão corporal para cada aluno, a partir do conhecimento corporal que adquiriram na sua formação acadêmica.

  • E.

    desenvolver as habilidades básicas do movimento esportivo para que os alunos alcancem o gesto motor ideal de cada esporte.

Qual das atividades relacionadas abaixo é mais indicada para idosos, na prevenção à osteoporose:

  • A.

    Caminhada.

  • B.

    Hidroginástica.

  • C.

    Musculação.

  • D.

    Alongamento.

Daólio (1995) denuncia a existência da imposição de técnicas sobre o corpo, o que elimina a possibilidade de valorização de movimentos construídos na cultura dos alunos. Seu principal argumento para essa afirmação é o(a):

  • A.

    excesso de coerções disciplinares da escola que impedem os alunos de se movimentarem livremente.

  • B.

    incapacidade dos professores de Educação Física de criar alternativas para o movimento dos alunos.

  • C.

    obrigatoriedade do ensino dos esportes formais nos programas de Educação Física escolar.

  • D.

    falta de criatividade dos alunos, que têm como modelo apenas os esportes apresentados na mídia televisiva.

  • E.

    tradição do ensino da Educação Física de utilizar as técnicas esportivas como modelo do movimento ideal.

Pressão, dor, aperto ou queimação na parte média do esterno, ombro esquerdo e braço; náuseas; vômito; transpiração. Estes são sintomas típicos do (a):

  • A.

    Hipertensão arterial.

  • B.

    Infarto do miocárdio.

  • C.

    Arritmia cardíaca.

  • D.

    Prolapso de valva mitral.

Assinale a afirmativa ERRADA sobre o ensino da dança, segundo Soares et al. (1992).

  • A.

    A formalidade da técnica se confronta, necessariamente, com o aspecto expressivo para sua execução.

  • B.

    As habilidades corporais, obtidas com o treinamento, são determinantes para aquisição das possibilidades expressivas.

  • C.

    Sensações corporais, o mundo do trabalho e os problemas sociopolíticos atuais são exemplos de temas a serem abordados no conteúdo expressivo.

  • D.

    No desenvolvimento técnico, ritmo, espaço e energia são fundamentos a serem trabalhados.

  • E.

    Devem ser ensinadas apenas as formas expressivas, evitando-se a formalidade da técnica para não eliminar o verdadeiro sentido do movimento.

Segundo Dumazedier, as características que são atribuídas ao lazer, fazem com que ele passe a preencher as funções de:

  • A.

    Descanso, distração e alegria.

  • B.

    Desenvolvimento, socialização e saúde.

  • C.

    Divertimento, saúde e alegria.

  • D.

    Descanso, divertimento e desenvolvimento.

Em uma aula de Educação Física do 2º ciclo do Ensino Fundamental, em que o professor propôs uma série de jogos pré-desportivos, com objetivos de aplicação de movimentos fundamentais, um grupo de alunos mais habilidosos reage negativamente à participação de um outro aluno menos habilidoso em sua equipe. O professor intervém, contextualizando o problema, e solicita sugestões da turma com vistas à participação de todos. Esta situação representa a preocupação do professor com:

  • A. o respeito ao conceito de cultura corporal.
  • B. o método global.
  • C. os modelos de competição.
  • D. a atenção à diversidade.
  • E. as diferenças entre meninos e meninas.

Segundo resolução do CONFEF (2.000), na Educação Física há uma dimensão ética integradora de duas dimensões, que define a condição de unicidade e indissociabilidade do conhecimento e habilidades na competência profissional. Estas dimensões são:

  • A.

    Dimensão política e dimensão técnica.

  • B.

    Dimensão tática e dimensão técnica.

  • C.

    Dimensão didática e dimensão biológica.

  • D.

    Dimensão didática e dimensão técnica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...