Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às contribuições da análise sociológica do corpo, considerado objeto de disciplina e controle para discussão das questões relacionadas com a orientação sexual dos alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    A repressão sexual pode ser considerada como um conjunto de interdições, permissões, normas, valores e regras estabelecidos histórica e culturalmente para controlar o exercício da sexualidade.

  • B.

    As proibições e permissões são exercidas de forma unidirecional, de fora para dentro do indivíduo, por meio de inúmeros procedimentos sociais, entre os quais se destaca a educação.

  • C.

    O sexo é um fenômeno muito mais relacionado com a dimensão biológica, que se situa no plano da natureza, do que com a dimensão cultural.

  • D.

    Antigamente, em virtude da moral repressora, muitas práticas sexuais eram mantidas na clandestinidade, provocando o aparecimento de muitas doenças. Atualmente, com os avanços da medicina e a mudança do código moral, esses problemas foram minimizados.

No que se refere à corporalidade e à ludicidade no ambiente escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A educação para o lazer deve ser um tema de debates, de experimentações e de formação utilizado apenas nos níveis iniciais de escolaridade, principalmente na pré-escola.

  • B.

    A indústria cultural, adotando uma abordagem consumista, tende a influenciar, interferir e abarcar o tempo que os jovens disponibilizam para as práticas de atividades de lazer.

  • C.

    O principal fator limitante na viabilização dos projetos de recreação e lazer é a falta de instalações adequadas e de espaços públicos livres de barreiras arquitetônicas.

  • D.

    A informática pode ser vista como uma das principais ameaças à melhoria da qualidade dos serviços de recreação e lazer.

Assinale a opção que contém instruções corretas a um iniciante na prática da musculação.

  • A.

    Se os resultados não aparecem após as duas primeiras semanas de treinamento muscular, peça ao orientador que modifique o seu programa de exercícios, alterando um pouco a carga para estimular as modificações corporais.

  • B.

    Nunca comece seu treinamento sem, antes, se aquecer e se alongar. Esses procedimentos fazem parte da sessão de treinamento e são de suma importância para o bom desempenho. Entretanto, evite o alongamento após as sessões, pois podem provocar lesões.

  • C.

    Depois de iniciar seu programa de treinamento, respeite a ordem dos exercícios e obedeça rigorosamente o período de recuperação e descanso, pois esse período é tão importante quanto o de execução dos exercícios.

  • D.

    Caso o orientador esteja muito ocupado, peça orientações a amigos ou a outras pessoas que já pratiquem musculação há algum tempo, pois eles poderão ajudá-lo com a experiência que já adquiriram.

Com relação à análise crítica do papel político e social desempenhado pela educação física e pelo esporte na sociedade moderna, julgue os próximos itens.

I Com intuito de se coibirem os excessos provocados pela ênfase na competição, o esporte escolar deve assumir uma feição cooperativa, deixando-se a competição apenas a cargo dos clubes que se dedicam à formação de atletas.

II O cenário esportivo não tem nenhuma correlação com o mundo do trabalho.

III A crítica social ao esporte revela que a superveniência dos interesses políticos, a exploração econômica e a manipulação das massas transformaram o esporte em um fenômeno marcado pela ideologia capitalista.

IV A escolha dos conteúdos trabalhados na educação física, independentemente de possuírem um caráter eminentemente técnico e científico, têm uma ideologia inerente a ela.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. III e IV.

Observe a citação de (BRACHT, 1992): "...Entendo que, para aprender educação física enquanto fenômeno, é preciso, num primeiro momento, desvencilhar-se daquilo que desejamos que ela seja". Além disso, é importante atentar para o que nos diz (VIEIRA PINTO, 1979): "O conteúdo de todo conceito é a sua história." Acreditando estar respaldado pela história, Bracht conceitua, mesmo que descritivamente, a educação física como

  • A.

    uma disciplina curricular essencial ao desenvolvimento social, histórico, crítico e motor da criança.

  • B.

    um componente curricular atrelado ao processo de construção histórica do currículo escolar.

  • C.

    uma área de estudo construída historicamente, presente dentro e fora da escola.

  • D.

    uma prática didático-pedagógica, construída historicamente pelos homens.

  • E.

    a prática pedagógica que tem tematizado elementos da esfera da cultura corporal / movimento.

Os conteúdos ligam, de forma indissociável, a sua significação humana e social (LIBÂNEO, 1985). Qual das alternativas só exprime princípios para a seleção dos conteúdos?

  • A.

    Realidade social, nível de informação dos alunos a respeito do esporte, necessidade e interesse dos alunos, aptidão físico- esportiva.

  • B.

    História de vida dos alunos, preparação profissional do professor, manifestações da cultura da região.

  • C.

    Relevância social, necessidades e interesses dos alunos, história de vida dos alunos, respeito à faixa etária.

  • D.

    Relevância social, contemporaneidade, adequação sócio-cognitivista do aluno, simultaneidade dos conteúdos.

  • E.

    Realidade e relevância social, nível de conhecimento dos alunos, necessidade e interesse dos alunos.

O Coletivo de Autores (1992) propõe a superação do sistema seriação e estabelece o sistema de ciclos de escolarização composto de:

  • A.

    1º. Ciclo - Educação Infantil; 2º. Ciclo - 1ª. a 4ª. série do Ensino Fundamental; 3º. Ciclo – 5ª. a 8ª. série do Ensino Fundamental e 4º. Ciclo – Ensino Médio.

  • B.

    1º. Ciclo - Educação Infantil e 1ª. a 3ª. série do Ensino Fundamental; 2º. Ciclo - 4ª. a 6ª. série do Ensino fundamental; 3º. Ciclo – 7ª. e 8ª. série do Ensino Fundamental; 4º. Ciclo – Ensino Médio e 5º. Ciclo - Ensino Superior.

  • C.

    1º. Ciclo - organização da identidade dos dados da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à sistematização do conhecimento, 3º. Ciclo - ampliação da sistematização do conhecimento e 4º. Ciclo - aprofundamento da sistematização do conhecimento.

  • D.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação ao conhecimento da cultura corporal; 3º. Ciclo - ampliação do conhecimento da cultura corporal e 4º. Ciclo - especialização do conhecimento da cultura corporal.

  • E.

    1º. Ciclo - Identificação da realidade; 2º. Ciclo - iniciação à cultura de movimento; 3º. Ciclo - ampliação da cultura de movimento e 4º. Ciclo - especialização da cultura de movimento.

Sendo o jogo um dos conhecimentos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física, o que deve ser considerado para sua utilização, enquanto conteúdo?

  • A.

    A memória lúdica do entorno, em que o aluno vive e a oferta de jogos de outras regiões e países.

  • B.

    Os jogos praticados na região.

  • C.

    Os jogos e as brincadeiras nacionais e internacionais.

  • D.

    A realidade social e cultural dos alunos, as manifestações lúdicas da região e os jogos e brincadeiras de outros países.

  • E.

    Os jogos regionais, a memória lúdica e as brincadeiras populares.

Em uma aula de educação física de jogo, o conteúdo é desenvolvido tecnicamente e emprega-se o pensamento tático. Esta aula é indicada para que ciclo de escolarização, segundo o coletivo de autores?

  • A.

    1º.

  • B.

    2º.

  • C.

    3º.

  • D.

    4º.

  • E.

    Para todos os ciclos.

O professor, baseando-se na concepção crítico-emancipatória, com a intenção de levar os alunos a vivenciarem possibilidades de imprimir o máximo de velocidade numa corrida, sem ter que se comparar com um companheiro ou mesmo com o cronômetro desafiar os alunos a

  • A.

    chegarem por último na corrida.

  • B.

    chegarem primeiro na corrida.

  • C.

    marcharem todos juntos.

  • D.

    não deixarem a fita longa presa ao boné tocar no chão.

  • E.

    não se deixarem ultrapassar na corrida.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...