Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a Ciência da Motricidade Humana, que tem como objeto de estudo as manifestações do homem movimentando-se intencionalmente, é correto afirmar:

  • A.

    as teorias mecanicistas são adotadas como fundamentos para a compreensão do homem que se movimenta.

  • B.

    o homem aprende a dar significado aos movimentos, graças às ações das capacidades de raciocínio, inteligência, criatividade e afetividade.

  • C.

    o dualismo cartesiano defende a compreensão do homem na sua complexidade, totalidade e unidade.

  • D.

    o reducionismo adotado pela Educação Física considera a conduta humana envolvida em um contexto de amplo sentido.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Hoje, a Educação e a Educação Física, considerados seus pressupostos epistemológicos, fundamentam-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin, a partir da qual é correto afirmar:

  • A.

    pelo princípio hologramático, a teoria preconiza a compreensão do homem reafirmando a fragmentação do corpo humano entre o ser e o pensar, entre o corpo e a mente.

  • B.

    educação e Educação Física são áreas de conhecimento que promovem a atual proposta de compreensão do homem associada à manutenção do paradigma cartesiano.

  • C.

    a teoria vem conceber os aspectos de compreensão do homem enquanto ser complexo, ao mesmo tempo físico, social, cultural, psíquico e espiritual.

  • D.

    a compreensão do homem é de cunho biológico e individual, no entanto processo social interrompe-se a cada inferência.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando o desenvolvimento dos conteúdos das atividades rítmicas e expressivas, nas aulas de Educação Física, nos diferentes níveis do ensino fundamental e médio, deve(m)-se priorizar:

  • A.

    as formas de dança que impõem símbolos próprios das suas culturas.

  • B.

    a compreensão das relações entre corpo, dança e sociedade.

  • C.

    os conteúdos de interesse da escola.

  • D.

    o conhecimento técnico do aluno, o que significa exigir dele níveis de execução de alta qualidade técnica.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as características da identidade pedagógica da Educação Física escolar brasileira, nas quatro primeiras décadas do século XX, é correto afirmar que:

  • A.

    a ênfase estava na valorização de princípios filosóficos em torno do ser humano, respeitados os seus limites e interesses.

  • B.

    as atividades eram exclusivamente práticas, por isso diferenciadas da instrução física militar.

  • C.

    as ações desenvolvidas priorizavam as cadências rítmicas, com exploração espacial enquanto formas e trajetos, e movimentos de relaxamento, tensão e explosão.

  • D.

    os instrutores físicos do exército ministravam as aulas de Educação Física nas escolas, enfatizando as normas e os valores próprios da instituição militar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O lúdico é sinônimo de liberdade, desejo, participação e bem-estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo.

  • B.

    brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de modo competitivo, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer.

  • C.

    a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência.

  • D.

    a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando as tendências pedagógicas concebidas no ensino da Educação Física Escolar, é correto afirmar que a proposta metodológica da concepção crítico-superadora:

  • A.

    contempla e prioriza todas as formas da chamada cultura corporal – jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas.

  • B.

    concentra-se no ensino dos esportes.

  • C.

    propõe a relevância social dos conteúdos, quanto à contemporaneidade e adequação às características sócio-históricas dos alunos.

  • D.

    preconiza a construção do sujeito pela sua própria aquisição do conhecimento de mundo ao longo da vida.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e importante conteúdo para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Assim, é correto afirmar:

  • A.

    as habilidades esportivas, quando adequadamente orientadas, desenvolvem, exclusivamente, o aspecto afetivo-social.

  • B.

    o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das quatro primeiras séries do ensino fundamental.

  • C.

    os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são os talentos esportivos.

  • D.

    a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando os instrumentos avaliativos da aprendizagem e do ensino recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é correto afirmar que a avaliação na Educação Física deve ser efetuada através de :

  • A.

    fichas de observação e auto-avaliação sobre a participação dos alunos em eventos diversos, como os escolares ou da comunidade, e também de desenvolvimento individual.

  • B.

    fichas de classificação de alunos para a verificação dos mais e dos menos capazes para a realização das atividades.

  • C.

    relatórios de execução de gestos técnicos, destrezas motoras e qualidades físicas do aluno.

  • D.

    relatórios que atendam às exigências conservadoras expressas em normas da escola.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a diversidade como uma característica de todos e não somente de alunos portadores de necessidades especiais, é correto afirmar que, nas aulas de Educação Física, o professor deve:

  • A.

    dedicar um tempo específico para atender às necessidades específicas de quem tem deficiência, quando necessário.

  • B.

    selecionar conteúdos distintos dos demais, considerando as dificuldades de acompanhamento da aula pelo aluno com necessidades especiais.

  • C.

    evitar a participação do aluno nas aulas, de modo preventivo contra possíveis acidentes.

  • D.

    conduzir o aluno para atividades específicas de responsabilidade de profissional de outra área de conhecimento.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a interdisciplinaridade necessária à inclusão de temas transversais, é correto afirmar que, nas aulas de Educação Física, deve-se:

  • A.

    considerar que o respeito, a justiça e a solidariedade fazem parte do conteúdo das disciplinas teóricas.

  • B.

    explorar e estimular a reflexão e, assim, contribuir para uma visão crítica do aluno em relação à prática e aos valores inseridos na disciplina e no meio social.

  • C.

    estimular idéias, em assuntos pertinentes à orientação sexual, como a de que futebol é esporte "para homem"e ginástica é "coisa de menina".

  • D.

    abordar o tema "meio ambiente", valorizando o espaço físico interno da própria escola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...